Saúde

O paradigma do Crossfit X Sedentarismo

Class News

O medo da prática dessa modalidade esportiva e o perigo do sofá e da má alimentação explicado por um educador físico

O educador físico Paulo Henrique Menezes, que é um dos sócios da academia Big Box Crossfit, sempre escuta a pergunta: Sou sedentário, posso dar início as atividades do Crossfit? “Precisamos desmistificar toda a história contada na mesa de bar ou em uma conversa com o colega que se machucou, fez uma aula mal direciona e/ou passou mal na aula experimental”, afirma.

O sedentarismo é definido como a falta ou diminuição de atividades físicas. Considerada a “doença do século”, que é associado ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. “Quando uma pessoa leva uma vida sedentária o ideal é que comece qualquer tipo de atividade física de forma cautelar, com autorização médica e sob orientação de um profissional”, explicou Paulo Henrique.

Falando em Crossfit, que é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia a dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Como os movimentos são variados e realizados em alta intensidade, a prática de Crossfit promove melhora do condicionamento físico, ganho de massa muscular e garante mais força, resistência e definição muscular, além de também promover a saúde do corpo e da mente, já que há constante produção e liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.

É importante que o Crossfit seja realizado sob orientação de um profissional devidamente qualificado, pois assim é possível que sejam percebidas as limitações do praticante de modo a evitar movimentações erradas e que possam resultar em lesões. Além disso, como se trata de um exame de alta intensidade, é importante que seja realizada uma avaliação médica antes de iniciar a prática para que seja avaliado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, possa ser verificado se a pessoa está apta ou não para praticar o Crossfit..

Benefícios do Crossfit

Os benefícios do Crossfit são devido aos exercícios realizados em alta intensidade sob orientação de um instrutor de Crossfit qualificado, sendo os principais:

• Melhora do condicionamento físico;

• Maior capacidade cardiorrespiratória;

• Diminuição do estresse e/ou ansiedade, promovendo sensação de bem-estar e aumento da auto-estima;

• Fortalecimento e resistência muscular;

• Tonificação dos músculos,

• Ganho de massa magra e perda de gordura;

• Previne lesões devido ao aumento da massa muscular;

• Estimula o espírito de equipe, já que os treinos são realizados em grupo, permitindo o estímulo e incentivo entre as pessoas que realizam o mesmo treino.

Cuidados necessários na retomada da atividade física

“Em primeiro lugar, não podemos esquecer que continuaremos convivendo com a Covid-19, suscetível à fácil contaminação, então, o uso de máscaras durante a atividade física, seja em ambiente fechado ou ao ar livre, é fundamental. Além disso, o reforço constante de higiene das mãos e dos equipamentos utilizados, garrafa de água individual para hidratação e manter o distanciamento adequado são fatores que contribuem para um retorno mais seguro”, reforça o educador físico.

Para os que pretendem iniciar uma atividade física o primeiro passo é realizar uma avaliação médica e ser orientado e acompanhado por um educador físico. A mesma orientação serve para o retorno de pessoas que foram acometidas pelo Coronavírus, independente do nível de atividade.

Benefícios da atividade física

Para o educador físico Paulo Henrique, a prática de exercício físico é benéfico ao corpo e a mente, especialmente em momentos de estresse como o que estamos enfrentando neste momento. A prática de atividade física ajuda no combate do sobrepeso e da obesidade, melhora os níveis de ansiedade e a qualidade do sono, fatores importantes para uma boa saúde.

“A conquista dos benefícios só vai ocorrer com a manutenção e regularidade da atividade física. Vamos voltar aos esportes e exercícios com todos os cuidados, respeitando as regras e mantendo a saúde em dias”, disse Paulo Henrique.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo