CelebridadesNotícias

Morre na Escócia, a rainha Elizabeth II, aos 96 anos

Class News

Foto: Ian Leslie Macdonald

A monarca mais longeva da história do Reino Unido faleceu hoje, (08/09), após uma deterioração rápida em seu estado de saúde que a deixou sob observação médica

A rainha Elizabeth II, dona do segundo reinado mais longo da história, faleceu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos.

O príncipe Charles, herdeiro do trono desde os 3 anos de idade, agora é rei e será oficialmente proclamado no Palácio de St. James, em Londres, o mais rápido possível.

Bandeiras em edifícios de referência na Grã-Bretanha e em toda a Commonwealth estavam sendo abaixadas a meio mastro quando um período de luto oficial foi anunciado.

A rainha Elizabeth Alexandra Mary do Reino Unido e dos 14 reinos da Commonwealth, governou como chefe de Estado durante 70 anos, tendo comemorado seu Jubileu de Platina em junho de 2022. No entanto, a…

Em maio, o príncipe Charles substituiu a rainha fazendo, pela primeira vez, o discurso do monarca diante do Parlamento britânico. Durante sete décadas de seu reinado, a monarca só perdeu a ocasião dua…

Ela esteve ausente de quase todos os eventos públicos de alto escalão nos últimos meses, inclusive de algumas aparições da comemoração de seu longevo reinado no Jubileu, já indicando sinais de um poss…

Embora tenha sido popularmente conhecida como “a rainha imortal”, seu estado de saúde despertava preocupações desde que ela precisou ser levada ao hospital em outubro de 2021 — sua primeira internação desde 2013.

Ascensão ao trono
A rainha subiu ao trono após a morte de seu pai, o rei George VI, que faleceu em 6 de fevereiro de 1952. Ela tinha apenas 25 anos na época.

Demorou pouco mais um ano até que ela fosse coroada, em 2 de junho de 1953, seguindo o costume de esperar vários meses após a morte do ex-soberano por conta de longos preparativos para a cerimônia e um período apropriado de luto.

Elizabeth, no entanto, não nasceu para ser rainha. Na verdade, seu pai, o rei George VI, cujo nome de batismo era Albert, tornou-se rei somente depois que seu irmão mais velho, o rei Edward VIII, abdicou para se casar com uma americana divorciada, Wallis Simpson. Depois que seu tio abdicou do trono, Elizabeth começou a se preparar para suceder a seu pai.

Embora tenha passado grande parte de sua infância com babás, ela foi muito influenciada por sua mãe, que incutiu nela uma fé cristã devota, bem como um profundo entendimento das exigências da vida real. Sua avó, a rainha Mary, consorte do rei George V, também instruiu Elizabeth e sua irmã mais nova Margaret nos pontos mais delicados da etiqueta real.

Educada por professores particulares, com ênfase em história e direito britânicos, a princesa também estudou música e aprendeu a falar francês fluentemente.

Ela treinou como Girl Guide (o equivalente britânico das pequenas escoteiras dos Estados Unidos) e desenvolveu uma paixão por cavalos (seu famoso apego aos corais, uma raça de cachorro, também começou na infância, e ela veio a possuir mais de 30 corgis ao longo de seu reinado).

Na primeira década de seu reinado, Elizabeth se estabeleceu em seu papel de rainha, desenvolvendo um vínculo estreito com o primeiro-ministro Winston Churchill (o primeiro dos 15 primeiros-ministros com quem ela trabalharia durante seu reinado), resistindo a um desastre de relações exteriores na crise de Suez de 1956 e fazendo inúmeras viagens de Estado ao exterior – ela ficou conhecida por sua assiduidade nas relações internacionais.

Em resposta às críticas da imprensa, a rainha adotou medidas para modernizar sua própria imagem e a da monarquia, incluindo o início da transmissão anual do Natal da família real pela primeira vez em 1957. Extremamente popular por quase todo o seu longo reinado, a rainha foi creditada por modernizar muitos aspectos da monarquia.

Um dos marcos do reinado de Elizabeth II foi seu Jubileu de Prata, em 1977, marcando 25 anos no trono durante um período de dificuldades econômicas. Sempre uma viajante vigorosa, ela construiu uma agenda intensa para marcar a ocasião, viajando cerca de 90.000 quilômetros ao redor da Commonwealth, incluindo as nações insulares Fiji e Tonga, Nova Zelândia, Austrália, Papua Nova Guiné, Índias Ocidentais Britânicas e Canadá.

Ultimo Ato

Na terça-feira 6, ela recebeu Liz Truss para torná-la a 15ª premiê de seu reinado, e a terceira mulher a governar o país. Em um sinal de que ela já estava com a saúde debilitada, o encontro foi feito em Balmoral, na Escócia, pela primeira vez, já que não havia como fazer a viagem de mais de 1.600 quilômetros até Londres. De acordo com fontes da realeza, que falaram com a rede CNN, a decisão foi tomada para evitar quaisquer problemas repentinos caso a rainha tivesse algum problema de locomoção.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo