Coluna SocialDelson CarlosEntrevistasNotícias

Entrevista por Delson Carlos 08/10/2023

Class News`

Foto: : Andre Cywinski

Uma mulher de fibra que faz da nobreza da advocacia sua luta, sendo a voz dos direitos legais, com ética e profissionalismo: Cléria Pimenta Garcia

DC – Qual a sua formação profissional?

CP – Advogada, formada pela Universidade Católica Goiás -UCG, em 1986. Posteriormente, especializei-me em Direito das Famílias, Direito Civil e Direito Constitucional.

DC – Faça um breve resumo sobre a sua trajetória profissional.

CP – Depois de formada me tornei sócia do escritório Defesa Advogados e comecei a atuar na área do Direito, como tal fui advogada do Sindicato de Odontologia do Estado de Goiás e logo me tornei conhecida por defender a classe, quando o então Governador Iris Rezende baixou um decreto demitindo funcionários concursado. Como advogada me destaquei nas causas ganhas envolvendo consórcios na época do Plano Collor. Desde então foram inúmeros trabalhos realizados no campo de indenizações. Inclusive Ocasião, que fui uma das idealizadora e fundadora da Associação do Consorciados de Goiás (ASCON) e autora da apostila sobre consórcios de veículos publicada pela Escola Superior de Advocacia. Também, como advogada propus a primeira ação de reconhecimento por parte do judiciário de uma união estável homoafetiva como entidade familiar, no estado de Goiás. Ainda, como advogada fui integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Diretora Social e Conselheira da entidade. Fiz parte da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, atuei como representante da OAB-GO na Junta de Recursos Fiscais da Prefeitura de Goiânia, Assessora da Senadora Iris Rezende Machado (2006), mas tive que diminuir minhas tarefas pelo nascimento da minha filha Sarah. Hoje, sigo atuando com seu escritório, voltado principalmente a causas de família, inventário e cível, colaborando com artigos em revistas, jornais e outros.

DC – Por que escolheu a advocacia? Alguém te inspirou?

CP – Na verdade a escolha foi por influência do ex-marido, que era advogado.

DC – O que mais te realiza e o que mais te decepciona na profissão?

CP – Durante a minha atuação tive dois momentos que me trouxe grande emoção: 1º-A ação de indenização proposta contra o Judiciário Goiano; 2º- A ação de união estável homoafetiva, ambas ações me renderam entrevista para o Programa Fantástico. O que mais me decepciona na profissão é a morosidade do judiciário na solução das lides.

DC– Escolheria novamente a mesma profissão e a mesma área de atuação?

CP – Amo a minha profissão, certamente escolheria novamente a mesma área de atuação, me sinto confortável para atuar nos conflitos que envolvem as famílias, seja no divórcio, no inventário e nos demais litígios familiares.

DC – Como anda o mercado de trabalho para o advogado?

CP – O mercado de trabalho apesar da crise que assola o país é tranquilo. Em época de crise como a que estamos vivendo é normal o crescimento de demanda judiciais e com isso aumenta a procura por advogado, mas vivo exclusivamente da advocacia.

DC – Fale sobre a sua família. Como concilia trabalho com casa?

CP – Sou casada com Alex Franco, mãe de 4 filhos: Breno, Ismara, Ludimila e Sarah. O fato de nascer mulher desde cedo nos é cobrado a tarefa de mãe, de esposa e de profissional. Portanto, é necessário ter equilíbrio para administrar todas elas, pois todas elas merecem atenção, dedicação e muita sabedoria.

DC – Sei que sempre está presente nas altas rodas da sociedade goianiense, encara como satisfação ou obrigação de prestigiar a todos?

CP – Sempre gostei de estar nos acontecimentos de nossa cidade, acredito que devemos participar seja por satisfação e por obrigação, pois existe um ditado que diz: quem não é visto não é lembrado.

DC – Por fim, deixe uma mensagem, como uma profissional de sucesso para as jovens que estão começando na carreira ou para quem está interessada na carreira.

CP – Em qualquer profissão é preciso ser dedicado, e o advogado para triunfar e aprimorar a sua arte, deve ter, além da vocação, do talento e da cultura jurídica, deve ter uma compreensão profunda da natureza humana, pois sempre terá em suas mãos a liberdade do homem, o futuro de uma família e o destino de uma vida.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo