Beleza

Oftalmologista alerta sobre Cuidados com os Olhos neste Carnaval

Class News

Uso indiscriminado de produtos pode provocar inflamações e até doenças oculares. Orientações ajudam a evitar contratempos durante a folia

Com a chegada do Carnaval, já começaram os preparativos das fantasias e adereços para os dias de folia. E quem não gosta de dar aquela caprichada na maquiagem, com uso de purpurina, glitter ou uma maquiagem mais forte? Mas, para que tudo ocorra bem, é preciso ficar atento e seguir alguns cuidados para evitar problemas de saúde, principalmente nos olhos, como inflamação e conjuntivite.

A oftalmologista do Hospital de Olhos de Goiânia, Tatiana Brito, afirma que algumas precauções podem evitar lembranças desagradáveis do período de festa. “A região dos olhos é uma área muito sensível, com pele mais fina e delicada, por isso, requer mais da nossa atenção”, ressalta. Em caso de qualquer sintoma ou desconforto na região ocular, é fundamental procurar um especialista o quanto antes.

Dra. Tatiana Brito explica que a aplicação de glitter ou purpurina, por exemplo, pode causar arranhões na córnea, sem contar na possibilidade de atrair vírus e bactérias provocando desde uma irritação ocular até problemas mais sérios. O mesmo vale para o uso de tintas para pele. “As tintas precisam ser antialérgicas ou à base de água, específicas para esse uso. Outro cuidado é não aplicar a tinta na região dos olhos para evitar qualquer malefício”, informa.

Mas os cuidados vão além do uso de produtos próximo aos olhos. Outras precauções são importantes. “É comum nessa época de Carnaval a brincadeira com espuma em spray. Esse produto em contato direto com os olhos pode causar irritação, alergia e até mesmo lesão mais séria na córnea. Então é melhor tomar cuidado e ficar longe. O mesmo vale para os confetes”, alerta.

Para os dias de muita exposição ao sol, a recomendação é o uso de óculos escuros de boa qualidade com filtros UVA e UVB. Eles protegem do vento e da poluição, evitando o risco de desenvolver infecções e doenças como a conjuntivite.

Dicas e cuidados

Para garantir que os dias de folia sejam somente de alegria e descontração, a oftalmologista Tatiana Brito preparou uma lista com os cuidados que se deve ter com alguns produtos e dicas para proteger os olhos.

·         Lentes de contato coloridas: precisam ser prescritas por um oftalmologista e é importante não usar além do tempo recomendado. Siga as instruções de higienização e sempre as retire antes de dormir.

·         Sombra e lápis: evite o excesso desses produtos, pois podem cair no olho e provocar irritação.

·         Rímel: cuidado na hora na aplicação para que o produto não entre no olho. Escolha aqueles que são a base d’água e hipoalergênico.

·         Cílios postiços: lave bem as mãos antes de colocá-los e tenha cuidado para que a cola não entre em contato direto com os olhos. Não os reutilize.

·         Maquiagem das crianças: é importante fazer o uso de pinturas somente em crianças acima de três anos, para evitar o risco de alergia. Não exagere na quantidade de produtos, principalmente, na região dos olhos.

·         Colírio: um colírio lubrificante (com prescrição médica) pode ajudar no caso de algo estranho no olho. Em situações de olho irritado, vermelho, com secreção, não se automedique, procure um oftalmologista.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo