Deprecated: Optional parameter $search_by declared before required parameter $search_value is implicitly treated as a required parameter in /home1/classnew/public_html/wp-content/plugins/10web-manager/manager.php on line 1066
O que pode ser cansaço crônico e como combatê-lo – Class News
NotíciasSaúde

O que pode ser cansaço crônico e como combatê-lo

Class News

É essencial investigar a possibilidade de desequilíbrio hormonal como uma causa do cansaço, segundo o nutrólogo Dr. Arthur Rocha

Você sente que está sempre cansado? Tem dificuldade para ficar acordado durante um filme ou até mesmo em um passeio de carro? A maioria de nós sabe como é estar cansado, especialmente quando temos um resfriado, gripe ou alguma outra infecção viral, mas quando você sofre de uma constante falta de energia e cansaço crônico, talvez seja sinal de que há algum problema com sua saúde.

O cansaço excessivo crônico é uma queixa muito comum que, por si só, é um sintoma, e não uma doença. Apesar disso, muitas enfermidades físicas e/ou psicológicas podem resultar na exaustão.

Segundo o nutrólogo Arthur Rocha, “quando estamos constantemente cansados, nosso rendimento diminui, nossa concentração fica comprometida e a sensação de esgotamento pode dificultar até mesmo as tarefas mais simples”.

Ele ressalta que, por isso, os hormônios desempenham um papel crucial em nosso bem-estar físico e mental. Quando há um desequilíbrio hormonal, como a deficiência de hormônios tireoidianos ou alterações nos níveis de cortisol, podemos experimentar fadiga crônica.

“É essencial investigar a possibilidade de desequilíbrio hormonal como uma causa do cansaço. Se necessário, exames laboratoriais específicos podem ser solicitados para identificar os níveis hormonais e, a partir disso, ser indicado um tratamento adequado”.

“O estresse crônico pode levar a alterações hormonais, como a elevação do cortisol, o hormônio do estresse, o que pode agravar ainda mais o cansaço”, complementa Arthur.

Cansaço crônico

O cansaço pode ser uma resposta a atividades físicas e mentais, como praticar um esporte ou estudar, sendo completamente normal nesses casos. O problema surge quando ele ocorre na maior parte do tempo, ou seja, é crônico.

A sensação pode ser descrita como falta de energia física, mental ou uma combinação das duas.

O cansaço excessivo ou fadiga é comum.  Estima-se que uma causa física seja responsável 20% a 60% do tempo, enquanto causas emocionais ou mentais compreendem os outros 40% a 80% dos casos de fadiga.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo