NotíciasSaúde

O que acontece com as mulheres na menopausa

Class News

Médico nutrólogo, Arthur Rocha explica os impactos causados no corpo feminino, porém destaca que é possível mitigar esses sintomas por meio da reposição hormonal

A menopausa é um estágio natural na vida de uma mulher, que ocorre quando ela não tem um período menstrual por pelo menos 12 meses consecutivos. O médico nutrólogo Arthur Rocha atende mulheres nessa fase todos os dias e explica que os sintomas dessa fase da vida podem atrapalhar muito a saúde das mulheres.

“São sintomas latentes, que impossibilitam ou dificultam as mulheres de realizarem algumas atividades diárias, como trabalhar, se relacionar com a família, sair para se divertir e etc”, explica Arthur Rocha.

Segundo o médico, durante a menopausa, o corpo da mulher passa por várias mudanças hormonais e físicas, incluindo a diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona. Esses hormônios sexuais femininos ajudam a regular o ciclo menstrual e a manter a saúde dos órgãos reprodutivos.

“Com a menopausa, os níveis desses hormônios diminuem significativamente, o que pode causar sintomas como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e alterações de humor”, aponta o médico nutrólogo.

A diminuição dos níveis de estrogênio também pode levar à perda óssea, o que aumenta o risco de osteoporose e fraturas ósseas. A pele também pode ser afetada pela menopausa, ficando mais seca e perdendo elasticidade. Já os cabelos podem ficar mais finos e fracos.

A menopausa está associada a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral. Também ocorrem alterações no metabolismo, por isso as mulheres tendem a ganhar peso, especialmente na região abdominal. Isso ocorre por conta da diminuição da taxa metabólica basal.

A vida sexual também pode ser impactada por causa das mudanças na libido. A diminuição dos níveis hormonais pode afetar a libido e a função sexual, embora nem todas as mulheres experimentem esses sintomas.

O médico destaca que é importante lembrar que os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher e que nem todas as mulheres experimentam os mesmos sintomas ou a mesma gravidade de sintomas. Entretanto, Arthur Rocha informa que é possível mitigar esses sintomas por meio da reposição hormonal.

Reposição hormonal

A reposição hormonal é uma opção de tratamento para mulheres que estão passando pela menopausa e estão sofrendo com sintomas. A reposição hormonal envolve a administração de hormônios que diminuem durante a menopausa.

“Mulheres, conversem com seu médico sobre a terapia de reposição hormonal e discutam seus riscos e benefícios, bem como outras opções de tratamento, como mudanças no estilo de vida e medicamentos não hormonais. Cada mulher é única e a escolha de usar ou não a terapia de reposição hormonal deve ser individualizada, considerando seus sintomas, histórico médico e preferências pessoais”, esclarece Arthur Rocha.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo