Viagem

O município de Niterói está localizado a 13 km da capital fluminense e possui diversos atrativos que encantam turistas e cariocas

Class News

Segundo lugar do mundo com o maior número de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular, composta por sete construções, com o objetivo de promover a arte e a cultura que juntas com o MAC – Museu de Arte Contemporânea formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. O MAC ‘nasce’ do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio, ancorado numa sapata gigante. Seu visual completa-se com um espelho d’água que confere leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante, através de curvas livres, às entradas dos pavimentos superiores.

Foto: Diogo Baravelli

A Fortaleza de Santa Cruz, situada no bairro de Jurujuba, possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII. A fortaleza está localizada ao lado do canal de entrada da baia de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam ao porto do Rio de janeiro. Com uma visão privilegiada das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, é um local para se admirar as belezas naturais de nossa região.

O Parque da Cidade é uma área de preservação ambiental do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90m². Possui um mirante com visão panorâmica das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói em toda a sua extensão, e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar. O Parque conta com duas rampas para a prática de voo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes desse esporte.

Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, a Praia de Icaraí é a mais conhecida da cidade. Mantém espaço para diversos esportes e um calçadão que permite jogging e caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade como shows e o réveillon. Dela, avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o MAC, além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

Já a Praia de Itacoatiara possui 700m de extensão em meio a uma vegetação exuberante. Suas águas são transparentes e azuladas. Paraíso dos surfistas, serve como palco para diversas competições, é pequena e uma das mais frequentadas pela juventude. No recanto direito, fica a ”Prainha”, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia completamente protegida das ondas.

Situada na Região Oceânica entre as praias de Itaipu e Piratininga, a Praia de Camboinhas se destaca por uma orla belíssima, com quiosques muito bem estruturados, calçadão e até uma aldeia indígena no seu canto esquerdo. O bairro é considerado de alto luxo e tem apenas uma entrada e uma saída principal, onde fica um DPO, e uma pequena estrada secundária que dá acesso a iratininga. O transporte público não entra no bairro, basicamente residencial. Lá há um apenas um pequeno shopping e pouquíssimos bares mais antigos, anteriores à legislação atual que restringe o comércio. A Praia de Camboinhas não costuma apresentar ondas altas, exceto em épocas de ressaca. As águas são limpas e verdes claras, transparentes. À tarde o calçadão fica repleto de pessoas caminhando, correndo ou pedalando na ciclovia. Assim como Itaipu, fica a menos de 1 hora do Rio e a cerca de meia hora do Centro de Niterói.

Onde se hospedar :

Niterói Pálace Hotel

Hotel Cantareira

Mercure Niterói Orizzonte

Tower Icaraí Hotel

Hotel Solar do Amanhecer

Quality Hotel Neteròi

Onde Comer :

Siri Niterói

Gruta de Santo Antônio

Caneco Gelado do Mário

María da Toca

Paludo Gourmet

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo