GastronomiaNotícias

Dia dos Pais: dicas e receitas para um churrasco saboroso

Class News

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina formas saudáveis de preparo da carne e acompanhamentos nutritivos

Fazer um bom churrasco é uma ótima pedida para reunir a família e comemorar o Dia dos Pais. A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, ensina maneiras saudáveis de preparo para deixar as carnes mais macias e suculentas, além de receitas de acompanhamentos para uma refeição saborosa e nutritiva. 

“Preparo assado em forno elétrico ou a gás, grelhados, cozidos ou feitos na air fryer são formas saudáveis de se preparar as carnes. O ideal é evitar preparações que envolvam fritura por imersão, que é quando a carne precisa ser mergulhada no óleo quente para ser frita”, ensina a nutricionista.

Do ponto de vista nutricional, como os itens tradicionais do churrasco envolvem fontes de proteínas e gorduras, é importante agregar outros nutrientes para que a refeição fique completa. Uma opção de carboidrato sempre cai bem: arroz, mandioca cozida, batata assada na churrasqueira ou mesmo na salada de maionese, feijão tropeiro e as farofas são ótimos exemplos. 

“Acrescentar vegetais faz toda a diferença. Saladas como a de rúcula ou de alface, vinagretes que podem ter componentes além dos tradicionais cebola e tomate costumam agradar bastante”, diz Renata.

Outra opção muito nutritiva é preparar vegetais na churrasqueira. Pimentões, berinjela, abobrinha, tomate, cenoura, aspargos, cebolas em pétalas e até cogumelos ficam muito saborosos. Frutas, como o abacaxi com canela e a banana, ficam mais suculentas quando assadas na grelha e enriquecem a refeição. 

As frutas ácidas, como laranja, mexerica e principalmente o abacaxi, devem fazer parte do cardápio, pois, por serem fontes de vitamina C, favorecem melhor absorção de ferro e ajudam na digestão.

A cerveja é um item sempre presente nos churrascos, seja para ingestão ou no preparo das carnes. “Quando utilizada como parte da preparação, o álcool evapora quando o alimento estiver exposto ao calor, e o prato fica seguro inclusive para as crianças. No entanto, vale lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas sempre deve ocorrer com moderação”, alerta a especialista.  

Renata ensina 8 receitas para deixar o churrasco ainda mais gostoso.

Costela assada ao molho barbecue caseiro 

1 peça de costela pequena  

1 cebola ralada 

2 dentes de alho ralados 

2 colheres de sopa de açúcar mascavo  

Azeite para refogar  

100ml de vinagre de arroz  

100ml de água  

2 colheres de sopa de molho inglês  

2 xícaras de chá de catchup  

1 colher de sopa de mostarda amarela  

2 colheres de sopa de mel 

1 pitada de páprica picante   

1 colher de café de sal  

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o vinagre, o catchup, o açúcar, a água, a mostarda, o mel e o molho inglês. Misture bem até que tudo incorpore. Tempere com o sal e a páprica. Misture novamente. Deixe o molho apurar por cerca de 20 minutos em fogo baixo.

Asse a peça de costela na churrasqueira e passe o molho na carne ainda bem quente. 

Fraldinha na cerveja

1 peça de fraldinha com cerca de 1kg

1 lata de cerveja preta

3 dentes de alho amassados

2 colheres de sopa de extrato concentrado de tomate

Tomilho a gosto

1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto

4 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Para a marinada: Separe uma vasilha grande e misture o alho, o azeite, o extrato de tomate, o vinagre, o sal, a pimenta e a cerveja. Adicione a carne à marinada, junto com o tomilho. Deixe na geladeira por 2 horas. Após esse tempo, leve a carne para assar, sem a marinada, ou na churrasqueira ou no forno pré-aquecido a 200 graus até que a carne fique ao ponto.

Pão de queijos para churrasco 

5 pães de leite  

1 pote de requeijão  

150g de parmesão 

150g de muçarela  

100g de gorgonzola 

2 colheres de sopa de manteiga  

Modo de preparo:

Derreta a manteiga, rale os queijos e misture tudo. Faça cortes nos pães para rechear com o creme de queijos. Asse na churrasqueira até que os queijos derretam e o pão fique gratinado.  

Espetinho de vegetais

1 pimentão amarelo cortado em cubos 

1 cenoura média cortada em fatias finas

1 batata-doce roxa cortada em cubos de 1cm de espessura 

2 cebolas médias cortadas em 4 partes 

Espetinhos de churrasco

Modo de preparo:

Monte os espetinhos colocando o pimentão amarelo, a cenoura, a batata-doce e finalize com a cebola. Tempere com azeite e sal e leve para a churrasqueira até que os vegetais fiquem bem dourados. Sirva acompanhado de carnes fatiadas e arroz branco. 

Arroz colorido 

1 xícara de chá de arroz branco 

½ xícara de chá de pimentão vermelho em cubinhos

½ xícara de chá de ervilha congelada

½ xícara de chá de milho congelado

½ xícara de chá de cenoura cortada em cubinhos  

Alho, cebola, azeite e sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, bem picadinhos. Acrescente o arroz e refogue bem. Adicione 2 e ½ xícaras de chá de água e em seguida, adicione a cenoura e o pimentão. Acerte o sal, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Assim que a água começar a secar, acrescente o milho e a ervilha e misture delicadamente com os demais ingredientes. Deixe no fogo até que o arroz fique bem cozido.

Molho chimichurri caseiro para salada

10g de salsinha desidratada 

10g de alho e cebola desidratados 

5g de pimenta calabresa desidratada  

200ml de azeite 

100ml de vinagre de vinho branco 

5g de cebolinha desidratada 

5g de louro em pó  

5g de orégano desidratado 

Modo de preparo:

Misture tudo e deixe descansar de um dia para o outro na geladeira antes de servir. 

Cogumelos grelhados

5 cogumelos portobelo 

1 dente de alho amassado 

2 colheres de sopa de azeite 

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Faça uma pasta com o azeite, o sal, a pimenta e o alho amassado. Tempere os cogumelos, deixando o caule para cima, e leve para a churrasqueira até que fiquem dourados. Sirva com arroz temperado e carnes fatiadas.  

Vinagrete de rúcula

1 xícara de chá de cebola cortada em cubos 

1 xícara de chá de tomate cortado em cubos 

1/2 xícara de chá de folhas de rúcula cortadas ao meio

2 colheres de sopa de cheiro verde fresco picado 

2 colheres de sopa de azeite 

50ml de suco de limão 

50ml de água 

1 colher de chá de sal 

Modo de preparo:

Misture delicadamente todos os ingredientes. O ideal é que esta receita seja preparada pelo menos uma hora antes de servir e que fique armazenada em geladeira. Sirva com salada de folhas, linguiça assada, pães ou torradas. 

Receita especial

Para o Dia dos Pais, o chef Benedito Tersi preparou uma receita especial. Para a criação do prato foi pensada a combinação da refrescância da cerveja Dusza Witbier, com notas de casca de laranja e coentro, para a elaboração do molho da carne. A carne escolhida é o Ancho Oba Reserve, um corte nobre e com gordura entremeada, que será suavizada com o frescor da cerveja e as especiarias usadas no purê de abóbora.

Ancho com molho de cerveja Witbier acompanhado de purê de abóbora e especiarias

Carne

500g de Ancho Oba Reserve

Sal rosa do Himalaia Oba

Mix de pimentas

Azeite

Manteiga

Molho

600ml de cerveja Dusza Witbier

100g de passata de tomate

2 dentes de alho picados

1/2 cebola picada

40g de manteiga gelada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Purê de abóbora:

400g de abóbora cabotiá descascada

200g de creme de leite fresco

100g de manteiga

1/2 cebola

2 dentes de alho

Noz-moscada Oba

Cominho Oba

Gengibre em pó Oba

Mix de pimentas

Cravo em pó

Modo de preparo:

Purê de Abóbora:

Comece preparando o purê, pois será a base do prato. Cozinhe a abóbora até que fique totalmente cozida. Bata a abóbora no processador junto ao creme de leite fresco e as especiarias em pó até obter um creme homogêneo e reserve. Em uma panela esquente a manteiga e refogue a cebola e o alho até que fiquem levemente dourados. Junte o creme batido à panela e cozinhe por 10 minutos. Acerte o sal e as especiarias adicionadas e reserve.

Carne

Tempere bem o ancho dos dois lados com o mix de pimentas e o sal rosa. Em uma frigideira bem quente sele a carne deixando 3 minutos de cada lado. Deixe a carne descansar por 1 minuto antes de fatiá-la.

Molho

Na frigideira em que a carne foi preparada, coloque um pouco de manteiga e refogue a cebola e o alho. Quando estiverem levemente dourados, coloque a cerveja e a passata de tomate. Deixe em fogo médio para reduzir o molho. Tempere com sal, pimenta-do-reino e finalize com o restante da manteiga gelada.

Monte posicionando o purê como base, a carne disposta sobre e o molho.

Dica: Utilize cogumelos eryngui selados na manteiga para acompanhar.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo