Política

Em Jataí, governador Ronaldo Caiado celebra, junto a produtores de soja de todo o País, os resultados positivos da safra 2019/2020

Class News
Foto: Lucas Diener

A cidade goiana foi escolhida para a solenidade de Abertura Nacional da Colheita do grão. Durante evento, Caiado destacou que agronegócio é o setor mais pujante da economia e que continuará trabalhando para garantir infraestrutura e competitividade ao segmento

Tradição, sustentabilidade e novas tecnologias são pilares do crescimento do agronegócio em Goiás. Durante a Abertura Nacional da Colheita da Soja – safra 2019/2020, realizada nesta quinta-feira (23/01) no município de Jataí, o governador Ronaldo Caiado enalteceu a grande capacidade produtiva do Estado, cuja qualidade dos grãos é reconhecida internacionalmente. “Hoje o mundo se curva à produtividade brasileira. Todos respeitem o setor que sustenta esse País de ponta a ponta”, declarou.
Em todo País, especialmente em Goiás, o agronegócio se firma como um grande impulsionador da economia. “O agronegócio é o setor da economia mais pujante, o que mais emprega e, ao mesmo tempo, é o setor que passa a ser referência mundial. Então, é o motivo de muito orgulho para nós”, avaliou o governador, diante de produtores rurais goianos e de várias regiões do País.
Caiado destacou que o setor ainda enfrenta gargalos em relação à infraestrutura, mas que o governo tem trabalhado fortemente para solucionar essas demandas. “Primeiro, precisamos avançar em infraestrutura. Em segundo lugar, continuarmos com o trabalho para garantir o fornecimento de energia a todos os produtores rurais com qualidade, e também a todo o setor industrial e setor urbano. Terceiro ponto é avançar, porque Goiás infelizmente ainda não tem fibra ótica em todos os municípios para poder dar acesso aos produtores à inovação existente hoje no mercado”, explicou.
Vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o deputado federal José Mário Schreiner, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o conselho administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), corrobora a análise do governador. Schreiner afirmou que o Congresso tem atuado fortemente para avançar em matérias relacionadas à infraestrutura em todo País, com o total apoio do Governo Federal. “Temos uma política alicerçada no tripé: crédito, seguro e apoio à comercialização. Nós observamos que no seguro, a gente ainda precisa avançar, outro gargalo é a estrutura. Temos de ampliar a nossa infraestrutura, fazendo parcerias público-privadas para duplicação de rodovias, ferrovias, hidrovias para darmos competitividade, cada vez mais, ao setor agro brasileiro”, observou.
Reconhecimento
Representando Jair Bolsonaro, o deputado federal Major Vitor Hugo ressaltou a admiração que o presidente dedica ao produtor rural e a admiração que nutre pelo setor. O parlamentar parabenizou os produtores pela perspectiva de uma safra recorde em 2020.
Para o vice-ministro e secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Antônio Nabhan Garcia, que no ato representou a ministra Tereza Cristina, o diferencial goiano é resultado da gestão do governador Ronaldo Caiado e do seu respeito e luta pelo segmento rural durante toda a sua vida pública. “Um governo sério é aquele que respeita a vocação do seu Estado e a vocação do Brasil, que, indiscutivelmente, é o agronegócio. É produzir alimento para o Brasil e o mundo”, ressaltou.
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados, Alceu Moreira considerou que a abertura nacional da colheita da soja não poderia ter sido realizada em um lugar melhor. “Jataí merece isso, Goiás merece isto, sem sombra de dúvidas. E ter um governador como Caiado, completamente comprometido com o setor, profundo conhecedor, produtor rural é certamente outro motivo que eleva ainda mais este ato solene”, afirmou.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Lissauer Vieira pontuou “a força, a fé e a coragem dos produtores” na construção de um País cada vez melhor. Falou ainda da integração dos Poderes em Goiás, que trabalham juntos pelo desenvolvimento do Estado e na construção de “políticas públicas que vêm ao interesse das necessidades de 7 milhões e 200 mil goianos que dependem do setor produtivo e do agronegócio para sobreviver”.
Expectativas
Com o tema “Rumo à maior safra de soja do mundo: os desafios de mercado, política e tecnologia para a agricultura brasileira”, foi realizado o primeiro painel do evento, transmitido pelo Canal Rural para todo o Brasil. O painel trouxe um panorama da produção de soja no Brasil, com perspectivas de crescimento da exportação, principalmente para o mercado chinês, superando os Estados Unidos.
Segundo os representantes do setor, a meta para 2020 já está definida: posicionar o Estado de Goiás como o maior produtor de soja mundial. Para isso, a estimativa é de uma produção de mais de 12 milhões de toneladas. “É o reconhecimento de um Estado que, cada vez mais, aumenta sua capacidade de produzir, implanta as mais novas tecnologias e, ao mesmo tempo, respeita o meio ambiente”, ressaltou Caiado, que, ao final do evento, conduziu uma colheitadeira de última geração, abrindo simbolicamente a colheita deste ano.
Ainda estiveram presentes o prefeito de Jataí, Vinícius Luz; o deputado federal José Silva (Minas Gerais); o deputado estadual Chico KGL; o superintendente federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França; os secretários de Estado Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Wilder Morais (Indústria, Comércio e Serviços); presidente da Agrodefesa, José Essado Neto; os superintendentes Derly Cunha Fialho (Sebrae-GO) e Dirceu Borges (Senar); os comandantes tenente coronel Castro (14º CRPM) e tenente coronel Hélio Cristiano (13º BBM); a presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereadora Kátia Carvalho; os presidentes da Aprosoja, sindicatos e cooperativas, além de prefeitos de cidades da região, ex-deputados e outras lideranças.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo