CulturaModa

Nara Manriquez: Cicatrizes de uma Vida de Sofrimento por ser mulher

Class News

A produtora de moda chilena Nara Manriquez, conhecida como Valkiria, é uma mulher independente e engajada em causas sociais, que se tornou não apenas uma referência de estilo e no mundo fashion, mas de superação e luta por igualdade social

Nara Manriquez teve uma infância difícil, e foi muito reprimida até a adolescência simplesmente por ser mulher: “o desejo de liberdade foi o motivador de tudo que realizei até aqui. Meu pai era uma pessoa difícil, que me obrigava a ficar em silêncio, a guardar minhas idéias para mim mesma, e me proibia de vestir com roupas femininas, e não aceitava o fato de eu não ser homem. Meu maior sonho era poder me vestir como menina, usar coisas de menina, e daí nasceu minha fascinação por moda”.
Hoje a produtora busca empoderar mulheres através da moda e de suas criações, e deixou para trás uma história de repressão: “repudio quando a sociedade tenta me oprimir, quando tentam me calar, por qualquer motivo que seja. Independente das diferenças de opinião e posicionamento, todos devem ter o direito a se expressar. Descobri na a moda um poderoso meio para se impor, marcar posição e até mesmo protestar contra o preconceito e a injustiça social”.
Apesar de tudo que sofreu e de sofrer repressão de sua feminilidade, Nara transformou todas as suas experiências em combustível para viver o seu sonho e se tornar uma produtora e desenhista de moda. No entanto, Nara evita associar-se ao chamado ‘vitimismo’: “apesar de toda a minha história, não quero ser vista como vítima ou coitada. Infelizmente, coisas que aconteceram comigo acontecem o tempo todo com outras mulheres ao redor do mundo. Decidi ver  as coisas de outro ângulo e usar minha história como superação, para evolução e aceitação da minha pessoa, aceitar que sou mulher, que tenho curvas, aceitar minha beleza, minha inteligência, meu espírito que habita dentro desse corpo”.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo