GovernoNotícias

“Iris foi um homem que fez escola política”, diz Caiado em missa em memória ao ex-governador

Class News

Foto: André Saddi

Em solenidade no Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Matriz de Campinas, governador ressaltou legado e trajetória de uma das principais lideranças políticas do Estado

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, participou na última quarta-feira (09/11) da missa em ação de graças em memória ao ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado, que faleceu há um ano, em 9 de novembro de 2021.

Durante a solenidade, no Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Matriz de Campinas, em Goiânia, o governador ressaltou o legado e a trajetória de uma das principais lideranças políticas do Estado. “Ele mesmo definia que a vida política dele só tinha explicação no campo espiritual. Ele dizia: Caiado, nunca tive parente político, minha família nunca teve um político, porque a mim essa vocação de acreditar em continuar levando essa luta e cada vez mais me aproximar das pessoas?”, contou o governador.

Com essa postura, “Iris foi um homem que fez escola política”, afirmou Caiado. “Foi uma verdadeira enciclopédia. Você aprendia cada dia e minuto ao lado dele”, continuou. Ainda segundo o governador, a atuação partidária de Iris foi fundamental na estruturação do MDB e para colocar Goiás nas discussões nacionais. “Ele dizia: ‘Não podemos ficar apenas tratando dos assuntos aqui, temos que levar nossa voz nas decisões nacionais. Esse era o Iris Rezende”, destacou.

A celebração, realizada pelo reitor do Santuário-Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Abdon Dias Guimarães, contou com a participação da Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico de Goiânia. Bastante emocionada, Ana Paula Rezende, filha do ex-goverbador, disse que ainda é difícil acreditar que está há um ano sem o pai. “Sua presença é forte demais para ser esquecida. Sua vida é grandiosa demais para não ser lembrada”, frisou ela, que estava acompanhada dos irmãos Adriana e Cristiano Rezende. “Meu pai fez da sua vida uma missão, entendeu que a política era sua vocação e escolheu dedicar sua vida e sua trajetória em prol do outro”.

Ana Paula também fez questão de agradecer Caiado e a família. “A política nos deu um amigo. O senhor foi muito leal, companheiro do meu pai. Sua presença como médico, atento a tudo, como amigo, fez tudo ficar mais leve. A minha gratidão será eterna”, sublinhou. Viúva de Iris Rezende, Íris de Araújo afirmou que o legado dele está escrito e no coração das pessoas. “Está na história que ele mesmo escreveu ao fazer a escolha, porque foi uma decisão dele, de ser político, trabalhar e ajudar aqueles menos favorecidos”, lembrou.

Biografia
Iris Rezende nasceu em Cristianópolis (GO), em 22 de dezembro de 1933. No final da década de 1940 mudou-se com a família para Goiânia. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e ingressou na política nos anos 1950. Ocupou cargos de vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador. Também foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney (de 1986 a 1990) e da Justiça durante o de Fernando Henrique Cardoso (entre 1997 e 1998). O político goiano morreu aos 87 anos, em São Paulo, após complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), menos de um ano após encerrar a carreira de 62 anos de vida pública.

Também participaram da missa os prefeitos Rogério Cruz (Goiânia), Adib Elias (Catalão) e Marden Júnior (Trindade); o deputado estadual Bruno Peixoto, a deputada federal eleita Marussa Boldrin, o deputado estadual eleito Renato de Castro; os vereadores por Goiânia Anselmo Pereira, Henrique Alves, Clécio Alves e Dr. Gian; o ex-senador Mauro Miranda; o ex-deputado federal Leandro Vilela; a presidente do PT, Kátia Maria; o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Castro Filho; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Welington Luis Peixoto; e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo