Política

Missão Comercial Aproxima Goiás da China

Class News

País asiático é o maior importador de produtos goianos; missão visa ampliar negociações e aumentar a receita estadual com investimentos diretos e arrecadação de impostos

Missão comercial liderada pelo vice-governador Lincoln Tejota acertou nesta quarta-feira (29) o estreitamento dos laços comerciais entre Goiás e a província de Hebei, na China. A vice-governadora da província, Xia Yanjun, recepcionou a comitiva comandada por Lincoln e externou o desejo de fortalecer a troca de experiências no campo do agronegócio.

“Goiás e Hebei têm relação de amizade há 20 anos mas recentemente houve um distanciamento. Estamos restabelecendo o canal e garantido que ele permanecerá aberto para incrementar as finanças do nosso Estado”, afirma Lincoln. A China é o maior importador dos produtos Goianos. Até abril deste ano nosso Estado exportou para lá US$ 845 milhões (R$ 3,3 bilhões).

A comitiva também se reuniu com a diretoria da China Minmetals Corporation, a empresa estatal de mineração, interessada em realizar investimentos no Estado. “Goiás é um grande produtor mineral e a China, como potência mundial que é, está ciente disso. Estamos aqui para avaliar o interesse deles em investir no Estado e a segurança das operações, que é nossa prioridade”, afirma Lincoln Tejota.

O vice-governador já havia tratado do tema no dia anterior, durante reunião no Institute of Mineral Resources da Chinese Academy of Geological Sciences – a faculdade de estudos em mineração. “Temos deixado claro nossa preocupação com segurança do trabalho e as reuniões têm servido para nos inteirarmos sobre tecnologias para aprimorar a extração e os barramentos de rejeitos”, diz Lincoln.

Durante a quarta-feira, o vice-governador também se reuniu com o diretor da produtora cinematográfica Jiabo Culture Development, Xianqiang Song, que manifestou interesse em produzir um filme sobre o Brasil para veiculação na China. As gravações, ainda sem data marcada, devem começar por Goiás. “Isso vai ajudar na divulgação do nosso Estado na China”, afirma Lincoln. A comitiva se reuniu também com empresários interessados em importação de carnes. Segundo o vice-governador, “nossa pecuária é pujante e temos todos os atestados sanitários que garantem a qualidade de nossa carne”.

Segundo Lincoln, uma das atribuições do Programa Goiás de Resultados, coordenado pelo vice-governador, é incentivar a busca de recursos financeiros extras. “Estamos aqui para divulgar nossas potencialidades, mostrar a força do nosso Estado e atrair novos investimentos”, afirmou o vice-governador, ao pontuar que a missão é fruto do convite do governo chinês e de um grupo de investidores daquele país. “Portanto, não haverá custo para o Governo do Estado”, conclui Tejota.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo