Notícias

Cerveja, vinhos ou destilados: como escolher bebidas menos calóricas?

Class News

O que determina a quantidade de calorias de um drink é seu teor alcoólico e se há carboidratos, proteínas e gorduras. Nutricionista dá dicas de como escolher de forma consciente

Na hora de escolher a bebida alcoólica, você já pensou na quantidade de calorias e optou por um destilado ao invés de um copo de cerveja? Basicamente, o que determina a quantidade de calorias de um drink é seu teor alcoólico aliado aos carboidratos (açúcar, por exemplo), proteínas e gorduras. Puros, gim, uísque e vodca não possuem carboidratos, talvez por isso muitos acreditem que eles “não engordam”. Apesar disso, possuem maior teor de álcool que vinho e cerveja e, consequentemente são mais calóricos.

A nutricionista Pollyane Reis explica que um dos segredos está no acompanhamento da bebida. “Na hora de escolher gim, prefira uma fatia de limão fresco, ao invés de água tônica que possui açúcar. As batidas de frutas também são muito calóricas porque possuem leite condensado, xarope de glicose, sucos de frutas. As caipirinhas cheias de açúcar também são vilãs para quem está de dieta de emagrecimento”, completa.

Para vodca e rum, uma boa estratégia é optar pelo básico. No caso da vodca, misturar com um refrigerante não calórico e uma fatia de fruta. Para o rum, uma possibilidade é adicionar um refrigerante diet. Se tomar uísque puro não é uma opção, que tal misturar com vermute, aquela bebida doce feita à base de vinho? Pollyane explica que essa mistura faz com que os níveis de açúcar e carboidrato permaneçam aceitáveis.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da Universidade de São Paulo (USP), enquanto 100 ml de um gim ou uma vodca com teor alcoólico de 42% possuem 295 kcal, a mesma quantidade de cerveja tem 40 kcal. “Se pensarmos em ingestão calórica, talvez você possa beber mais da sua bebida favorita se fizer isso de uma forma consciente e, claro, sem exagerar na dose. Mas lembre-se: seja do gim, cerveja, vodca ou vinho, o álcool é uma fonte de calorias vazias. Isso é: não contém nutrientes, que possam acrescentar benefício algum ao organismo. E não se esqueça de beber muita água e consumir alimentos saudáveis ao longo do dia para reduzir os efeitos prejudiciais do álcool”, finaliza.

Calorias em 100 ml e bebida

Cerveja – 40 kcal

Vinho tinto seco – 87 kcal

Vinho branco seco – 87 kcal

Espumante – 98 kcal

Vodca – 295 kcal

Gim – 295 kcal

Uísque – 295 kcal

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo