NotíciasVariedades

Mercado imobiliário de Goiânia e Aparecida de Goiânia continua em alta, pelo sexto ano consecutivo

Class News

Em 2022, a venda de imóveis cresceu 9% e valorizou 23%, comparado a 2021, segundo dados da Ademi Goiás

Mesmo com a alta na taxa Selic, a venda de imóveis em Goiânia e Aparecida de Goiânia segue em crescimento. Em 2022, o mercado imobiliário conquistou o sexto ano consecutivo de crescimento de vendas de imóveis em 9% e a valorização de imóveis subiu 23% em comparação a 2021. Os dados integram a pesquisa do mercado imobiliário referente ao ano passado, divulgada na última terça-feira (14), pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

Foram 11.474 unidades lançadas no ano, alta de 7,5% em comparação com 2021. Em reais R$ 6,3 bilhões, 30% maior que 2021, e o maior número de lançamentos desde 2011. Destas unidades, 10.441 foram vendidas, o que representou R$ 5,179 bilhões em vendas, valor 9% maior que em 2021.

Segundo Diego Amaral, advogado especialista em direito imobiliário, e diretor da Comissão de Direito Imobiliário do Conselho Federal da OAB, o que impactou o crescimento das vendas de imóveis foi que em 2020 a Taxa Básica de Juros (Selic) estava muito baixa, na casa de 2%, naturalmente foi aumentando e hoje está em 13,75%.

“O que ainda assim demonstra uma vantagem para se comprar um imóvel hoje, porque mesmo com o juros mais caro, os juros de financiamentos imobiliários ainda estão abaixo da Selic. Além desses fatores muitos lançamentos surgiram, o efeito da pandemia e também as pessoas poderem morar mais próximas aos seus familiares, o que contribuiu para o crescimento imobiliário”, continua.

Expectativas para 2023

Para 2023, o segmento mantém as expectativas em alta. “Existe uma expectativa de crescimento, mas ponderada se comparado a 2021 e início de 2022, mas continua com uma tendência natural de crescimento, basta ver os novos lançamentos na cidade, muitas coisas vindo na área comercial e muitos residenciais sendo lançados”, destaca o advogado.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo