BelezaSaúde

Mercado da estética cresce em 2021

Class News

Até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5%. Levando uma vida saudável, o consumo de produtos e procedimentos estéticos também aumentará para poder atender o envelhecimento da população

O crescimento da estética no Brasil mostra que é possível vencer e crescer mesmo na crise. Apesar das turbulências na economia, a venda de produtos cosméticos coloca o país no terceiro lugar no mercado mundial, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.

Isso porque as pessoas nunca deixam de se preocupar com a aparência. Os cuidados com a beleza deixaram de ser vaidade há muito tempo, fazendo com que o mercado de estética seja um bom investimento.

Indo contra a maré do crescimento econômico brasileiro, que se recupera de forma lenta e gradativa, o mercado de estética e cosméticos se sobressai e foi apontado como um dos mais promissores ano passado, com perspectiva de 14% de crescimento. Segundo a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o crescimento deste mercado nos últimos 5 anos foi de 567%, o que fez crescer em quase oito vezes o número de profissionais que atuam nesta área (de 72 mil para 480 mil).

Só em 2018, o setor movimentou R$ 47,5 bilhões. A perspectiva é que até o final deste ano esse número cresça de 2%. Com a regulamentação da profissão de esteticista e cosmetólogo, em 2018 (Lei 13.643, 3 de abril de 2018), a procura por profissionalização cresceu na mesma proporção que o mercado.

Na contramão da crise pandêmica

A enfermeira esteta Nathane Stival inaugurou recentemente seu primeiro negócio, a clínica Stival Estética, localizada no Setor Oeste (Avenida T-7, nº 129). Ela se dedicou por anos na graduação de enfermagem e pós-graduação em estética, e para custear seus estudos trabalhava como manicure e pedicure, profissão pela qual Nathane tem muito orgulho.

“Para mim foi um grande desafio sair da minha zona de conforto e resolver abrir minha primeira empresa no meio de uma crise econômica provocada por esse novo coronavírus. Mas estava muito confiante que tudo ia dar certo e havia me preparado psicologicamente também”, relembra Nathane.

A Stival Estética oferece tratamentos corporais e faciais como; limpeza de pele, botox, lipo de papada, aplicação de varizes, remoção de tatuagem e micropgmentação de sobrancelha, massagens corporais, podologia e muito mais. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h e aos sábados das 09h até às 12h.

O crescimento da estética no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5%. Levando uma vida saudável, o consumo de produtos e procedimentos estéticos também aumentará para poder atender o envelhecimento da população.

Mas não fique pensando que estética e beleza é coisa apenas de mulher. O segmento masculino praticamente dobrou nos últimos 5 anos.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo