Mabel apresenta inovações do Novo Plano de Mobilidade em encontro sobre governança metropolitana, em Brasília
Em palestra durante conferência latino-americana sobre governança metropolitana, o prefeito destacou diretrizes para integração do trânsito e transporte coletivo, e ainda medidas já implementadas, a exemplo da implantação da metronização do sistema, desobstrução de vias, direita livre e modernização semafórica

Ações implementadas pela gestão municipal, com o lançamento do Plano Nova Mobilidade, foram apresentadas pelo prefeito Sandro Mabel nesta quarta-feira (21/5), em Brasília, durante o Encontro Latino sobre Governança Metropolitana promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP).
No painel, que teve como enfoque o trânsito e transporte público, Mabel, que preside a Comissão de Mobilidade da FNP, discorreu sobre os efeitos positivos que já vêm impactando positivamente no trânsito da capital, com resultados já constatados na melhoria da fluidez nos principais corredores, incluindo o sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), com aumento da velocidade média para 21 km/h e ganho de tempo de viagem em até 30%.
“Estamos dando soluções definitivas para a mobilidade urbana da nossa cidade. Goiânia tem pressa, e o transporte coletivo também”, afirmou Mabel, ao citar que a otimização da gestão, no setor, é premissa do Plano Nova Mobilidade, que estabelece diretrizes para a integração do trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa na cidade, prevendo a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica.
A implementação dessas medidas, segundo o prefeito, Goiânia será uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana. Para Mabel, as ações da prefeitura, de incremento da melhoria na mobilidade, têm como foco oferecer um transporte público de qualidade, como opção viável para quem deseja se locomover de forma mais rápida, confortável, segura e econômica pela cidade, optando por deixar sue veículo na garagem.
Mabel afirmou que o aumento da fluidez no trânsito Goiânia é resultado da implementação de ações, a exemplo da desobstrução de vias arteriais, criação da terceira faixa, modernização e sincronização semafórica, conversão livre à direita, entre outras medidas, como a metronização do transporte. O prefeito destacou a liberação das faixas exclusivas dos ônibus para motociclistas.
Às autoridades presentes no Encontro Latino sobre Governança Metropolitana, Sandro Mabel expôs as vantagens e os benefícios já constatados com a implantação do primeiro trecho da metronização no Eixo Anhanguera, entre o Terminal Novo Mundo e o Terminal Praça da Bíblia. A velocidade média passa de 16 km/h para 21 km/h, fator que reduz o tempo de viagem, beneficiando o deslocamento de usuários em suas necessidades de locomoção pela cidade.
“A eficiência já comprovada desse tipo de modal fará com que a prefeitura estenda o sistema de metronização por cerca de 340 quilômetros, com velocidade média entre de 21 km/h e 25 km/h.
Governança
O encontro realizado em Brasília, que segue até sexta-feira (23/5), na sede da Federação Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), é uma etapa do projeto governança federativa metropolitana, que tem como objetivo fortalecer a gestão integrada das áreas metropolitanas brasileiras, promovendo a articulação entre os entes federativos e impulsionando o desenvolvimento urbano sustentável.
A iniciativa reúne encontros, estudos técnicos e a mobilização de atores locais e regionais, criando um espaço de troca de experiências e construção conjunta de soluções para os desafios metropolitanos.
Ao final do evento, será elaborado um documento com uma perspectiva regional sobre áreas metropolitanas de forma a contribuir para uma proposta de agenda sobre as áreas metropolitanas, com o intuito de convidar diferentes países a apresentarem uma resolução na Assembleia das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

Fotos: Alex Malheiros