Saúde

Cicatriz da abdominoplastia ainda é uma preocupação

Class News

Cirurgião plástico Fernando de Nápole revela pontos determinantes para obter-se um bom resultado após uma cirurgia estética

A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres, principalmente, após a gestação ou perda substancial de peso. Ela tem como principal objetivo, a remoção de excessos de pele e gordura da região abdominal, médio e baixo-ventre, pode remover também, estrias localizadas nesta região. Afinal, toda mulher quer se sentir livre e empoderada por meio da sua autoestima. Mas o médico cirurgião plástico Fernando de Nápole destaca a importância do cuidado com a cicatriz no pós-operatório.

O Brasil é o País que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. De acordo com levantamento recente divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, organização global que congrega cirurgiões estéticos de 110 nações, se não fosse a pandemia de Covid-19, manteríamos esta performance ascendente também em 2020. Já no início de 2021, no entanto, os sinais de recuperação são perceptíveis, com um aumento de quase 50% na procura por procedimentos estéticos, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esses índices refletem a necessidade das pessoas de se auto afirmarem, por meio da estética, em mundo onde a imagem comanda as relações. O médico Fernando de Nápole explica que toda intervenção estética é bem-vinda desde que feita com responsabilidade e prezando pelo natural. Assim, ele confirma que uma das maiores preocupações na hora de indicar aos seus pacientes a abdominoplastia é a cicatriz. Já que ela, se mal feita, pode por todo o sentido da cirurgia a perder.

“É comum que os pacientes tenham dúvida em relação à cicatriz da abdominoplastia. Por se tratar de um procedimento de remoção de pele excedente, sua cicatriz é substancial, podendo ficar de uma ponta a outra do quadril do paciente”, revela o médico. A cicatriz da abdominoplastia pode ser ainda maior, em especial se a remoção de pele for necessária também nas costas do paciente, situação comum aos que foram submetidos a uma bariátrica e que tiveram perda excessiva de peso.

Fernando lembra que independentemente do que levou o paciente a se submeter a uma cirurgia plástica, é importante salientar que qualquer procedimento resultará em uma marca definitiva. “Mas tranquilize-se, hoje já existem técnicas que amenizam a estética da cicatriz, e vai além, propõe uma recuperação saudável do paciente”. Existem três tipos de procedimentos diferentes: a convencional ou clássica, a mini abdominoplastia, e a circunferencial também conhecida como belt.

Técnicas da cirurgia

Cada uma das metodologias, resulta em uma cicatriz de abdominoplastia, o que reverbera em tamanho e até posições diferentes da marca. Outro fator que incide diretamente no tipo de cicatriz é a complexidade do caso do paciente. “Quanto maior a necessidade de retirada de pele excedente, maior será a cicatriz da cirurgia. Por isso, é importante tirar todas as suas dúvidas sobre a marca antes de entrar no centro cirúrgico, pois elas vão acompanhar o paciente pelo resto de sua vida”, enfatiza o médico.

A cicatriz da abdominoplastia de menor porte é a da mini abdominoplastia. Essa cirurgia é indicada a pacientes com pouca pele excedente e flácida, sendo que a cicatriz fica do tamanho da marca de uma cesariana. “A região em que ela se localiza é na pélvis, sendo facilmente escondida por lingeries e trajes de banho”, conta Fernando. Na tradicional, a incisão fica na região da púbica e vai de uma ponta a outra do quadril. Ela também é disfarçada pelas roupas íntimas e quando cuidada de forma correta, se torna uma linha fina na região.

Já a abdominoplastia em âncora é a que tem a maior cicatriz de abdominoplastia. O paciente terá um T invertido em seu abdômen e esse tipo de cicatriz ocorre em pacientes com diástase muscular e necessidade de muita manipulação de pele flácida. “A duração da cirurgia e o tamanho do corte, podem variar, de acordo com o tipo de abdominoplastia que será realizada. Por isso, fazer um acompanhamento com um bom profissional faz toda diferença no resultado. Ele indicará o melhor procedimento para cada caso”.

O paciente também deve ter ciência de que os cuidados no pós-operatório é que vão garantir uma marca de qualidade ou resultar em uma cicatriz hipertrófica e no surgimento de queloides. O médico cirurgião plástico Fernando de Nápole finaliza com algumas dicas: Faça o repouso; não se exponha ao sol; use a cinta modeladora conforme orientação médica; não faça esforço físico ou carregue peso por no mínimo 30 dias; durma de barriga para cima; higienize corretamente o local da incisão; e realize as sessões de drenagem linfática seguindo a orientação médica.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo