Saúde

Lifting facial: o que é, quando é indicado e como é feito

Class News

Cirurgião plástico fala sobre o momento que é indicado, a realização, a recuperação e a cicatrização. Recomenda-se fazer a partir dos 45 anos e deve ser feito por um profissional capacitado

O cirurgião plástico Fernando de Nápole, explica que o lifting facial, também chamado de ritidoplastia, é um procedimento estético que pode ser realizado com o objetivo de diminuir as rugas do rosto e pescoço, além de reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, dando um aspecto mais jovem e bonito.

Como se trata de um procedimento que demanda cuidado e atenção, o lifting facial pode demorar cerca de cinco horas. O lifting facial deve ser feito sob anestesia geral e é necessária a internação por um dia. Em alguns casos, pode-se optar por também realizar outras cirurgias, como blefaroplastia, para corrigir as pálpebras. Tratamento cosmiátricos como o peeling ou laser ablativo complementam o resultado da cirurgia, deixando a pele como melhor qualidade e mais vistosa.

Quando é indicado o lifting facial

O lifting facial é feito com o objetivo de diminuir os sinais de envelhecimento, apesar de não retardar ou parar o processo de envelhecimento. Por isso, o lifting é realizado quando a pessoa deseja corrigir:

• Rugas profundas, dobras e marcas de expressão;

• Pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço;

• Rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço com pele caída;

• Papada e pele frouxa sob a mandíbula;

“O lifting facial é uma cirurgia plástica estética que torna o rosto mais jovem, com pele mais esticada e bonita, provocando bem-estar e aumentando a autoestima. A ritidoplastia corresponde a um processo complexo e, por isso, o seu custo é um dos mais elevados dentre as cirurgias plásticas, detalhou drº Fernando.

Como é feito o lifting

A cirurgia é realizada no bloco operatório pelo cirurgião, sendo necessário tomar anestesia geral ou sedação, tomando remédios para dormir profundamente e diminuir a sensação de dor. Antes de realizar o lifting facial é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde, realizado exame de sangue e eletrocardiograma. O médico questiona sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação.

Além disso, geralmente, o médico recomenda evitar remédios como AAS, Melhoral, Doril ou Coristina; cigarro pelo menos um mês antes da cirurgia; cremes faciais nos dois dias antes da cirurgia. Também é fundamental fazer jejum de pelo menos 8 a 10 horas antes da cirurgia ou de acordo com a indicação do médico.

Durante o procedimento é preciso também seguir algumas orientações, como por exemplo prender o cabelo em várias mechas pequenas para evitar contaminar a pele e facilitar a realização da cirurgia. Além disso, durante o lifting facial são realizadas picadas no rosto para aplicar a anestesia geral e são feitos cortes para costurar os músculos da face e cortar a pele em excesso, sendo isso feito seguindo a linha do cabelo e da orelha, que são linhas menos visíveis caso haja formação da cicatriz.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia ao rosto é lenta e causa alguns desconfortos durante a primeira semana. Durante o pós-operatório da cirurgia é necessário:

• Tomar remédios para controlar a dor, como Dipirona de 8 em 8 horas, sendo mais intensa nos 2 primeiros dias;

• Dormir de barriga para cima, apoiando a cabeça com 2 travesseiros na região das costas, deixando a cabeceira da cama bem elevada por cerca de 1 semana, para evitar o inchaço;

• Manter a cabeça e pescoço enfaixada, permanecendo durante pelo menos 2 dias e não tirar nem para dormir ou tomar banho.

• Realizar drenagem linfática depois de 3 dias da cirurgia, em dias alternados, cerca de 10 sessões;

• Evitar usar cosméticos na primeira semana depois da cirurgia;

• Evitar mexer nas cicatrizes para não causar complicações.

“Em alguns casos, recomendo aplicar compressas geladas na face para reduzir o inchaço durante cerca de dois minutos na primeira semana. Além disso, no caso de ter pontos visíveis no rosto, estes são retirados cerca de 15 dias depois da cirurgia, sendo fundamental não realizar esforços, pintar o cabelo ou exposição solar nos primeiros 30 dias”, explica dr. Fernando.

Possíveis complicações

O lifting facial normalmente provoca manchas roxas na pele, inchaço e pequenos hematomas, que vão desaparecendo durante as primeiras três semanas depois da cirurgia. No entanto, podem surgir outras complicações, como: Cicatriz torta, grossa, larga ou escura; Abertura da cicatriz; Endurecimento abaixo da pele; Sensibilidade diminuída da pele; Paralisação da face; Assimetrias na face e infecção. Nestes casos, pode ser necessário fazer retoques na pele para melhorar o resultado da cirurgia.

A cirurgia deixa cicatriz?

A cirurgia facial deixa sempre cicatrizes, porém variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas. A cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele, processo que pode demorar cerca de um ano.

Os resultados da cirurgia são para toda a vida?

Os resultados da cirurgia só são visíveis cerca de seis meses após a cirurgia, porém, na maioria dos casos, a cirurgia não é para o resto da vida e, por isso, os resultados sofrem alterações ao longo dos anos, já que o lifting facial não interrompe o processo de envelhecimento, apenas diminui os sinais. Além disso, os resultados da cirurgia podem ter interferência do ganho de peso e da exposição prolongada ao sol, por exemplo.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo