Política

Governo de Goiás cria grupo de trabalho para discutir fontes alternativas de energia em Goiás

Class News

Foto: André Costa

Governador Ronaldo Caiado e vice-governador Lincoln Tejota se reúnem com representantes do setor de energia renovável. Iniciativa busca reduzir dependência de energia hidrelétrica 

O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Lincoln Tejota se reuniram, nesta quarta-feira (08/09), com representantes do setor de energia renovável, no Palácio das Esmeraldas. 

Participaram da reunião os secretários de Estado, Adriano da Rocha Lima (Governadoria) e Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); e os presidentes do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel), Heber Galarce; e da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, além de membros das diretorias das entidades.

O objetivo do encontro foi tratar do avanço da implementação de fontes alternativas em Goiás. No encontro, foi determinada a criação de um grupo de trabalho para definir os passos necessários para a evolução do tema no Estado.

A discussão acontece em meio à crise hídrica que o Brasil enfrenta, com reservatórios das usinas hidrelétricas operando abaixo da capacidade, o que pode comprometer o fornecimento de energia. Um projeto de lei que cria o marco legal da geração distribuída foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora o texto segue para o Senado. “

Estamos em uma região muito privilegiada, com alta incidência solar, o que favorece a geração de energia fotovoltaica, por exemplo. Com isso, podemos avançar e enfrentar crises hídricas como essa que o País está passando, com o apoio do Estado e de forma definitiva, diminuindo a dependência da energia hidrelétrica”, explicou o vice-governador.

De acordo com Tejota, o grupo de trabalho vai proporcionar “políticas públicas que terão o poder de transformar a vida das pessoas. Tudo isso vai ao encontro das práticas sustentáveis que o mundo todo precisa adotar, como forma de preservar o meio ambiente e tornar mais equilibrada a ação humana”, destacou.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo