Viagem

35ª Oktoberfest Blumenau – A maior festa alemã das Américas está oficialmente aberta

Class News

A sensação de alívio estava estampada nos rostos das pessoas: a espera acabou, e por 19 dias os visitantes viverão a maior festa alemã das Américas. A cerimônia de abertura da 35ª Oktoberfest iniciou às 22h, no Eisenbahn Biergarten, e contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, além de autoridades, sendo fechada com o já tradicional show dos Velhos Camaradas.

O ritual de início é marcado pelo cortejo dos monges produtores de cerveja. Nos primeiros anos da Idade Média, os religiosos passavam longos períodos de jejum, quando não podiam ingerir nenhum tipo de alimento, apenas bebidas. É nesse contexto que as primeiras cervejas são criadas, para dar sensação de saciedade.

Com tochas e bandeiras, os monges retiram o caneco da Oktoberfest da “Krugplatz”, a Praça do Caneco, e levam ele até o palco, entregando nas mãos da rainha Karoline Gehrke. O caneco só voltará à sua praça no último dia da festa.

Depois disso aconteceu a sangria do primeiro barril de chope. O anfitrião da noite, prefeito Mário Hildebrandt, deu as boas-vindas ao publico.

“É uma alegria receber cada um de vocês na nossa bela Blumenau. É de fato um momento ímpar que temos a oportunidade de estarmos todos juntos”, exalta.

O palco de autoridades estava cheio. Vieram prestigiar a cerimônia o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, além de representantes do Governo do Estado, e de países como a Áustria, Alemanha, Uruguai, República Tcheca, Reino Unido, Paraguai e Itália.  A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 3 a 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro, Nacional Gás e Koerich.

Blumenau, colonizada por alemães, sempre manteve viva a cultura e as tradições de seus antepassados. No início da década de 80, empresários e representantes de entidades de classe e o poder público da cidade se uniram e idealizaram um evento onde esta cultura pudesse ser celebrada e mostrada ao mundo. Inspirada naturalmente pela homônima alemã nasceu então, em 1984, a Oktoberfest Blumenau.  Naquele primeiro ano, em apenas 10 dias de festa, mais de 100mil pessoas visitaram o evento.

Na década de 90 e início dos anos 2000 a festa consolidou-se como um dos maiores eventos turísticos do Brasil e uma das maiores Oktoberfests do mundo. A tradição nunca foi deixada de lado, mas nessa época a protagonista do evento era a cerveja.

Agora, a festa acompanhou as tendências tecnológicas, modernizou-se em vários aspectos e, principalmente, retornou a festejar igualmente todos os elementos da cultura germânica local! A cada ano, mais de 500 mil pessoas visitam a Oktoberfest Blumenau e experenciam o amor pelas tradições, música, dança, trajes típicos e gastronomia típica. Tudo isso com muita alegria  e, claro, um bom chope. Prosit!

Desfiles 

Os Desfiles da Oktoberfest são as maiores e mais ricas formas de expressão da cultura germânica de Blumenau. Clubes de Caça e Tiro, grupos folclóricos, bandas, brinquedos exóticos e alegorias. São mais de três mil pessoas de todas as idades desfilando com seus trajes típicos, danças e muita alegria.

Sabores imperdíveis 

Bretzel, goulash, spetzel… já está se sentindo na Alemanha? É diretamente para lá que os sabores da Oktoberfest transportarão você!  A Oktoberfest Blumenau conta com seis restaurantes, uma praça de alimentação e vários pontos gastronômicos espalhados pelo Parque. São mais de 150 itens do melhor da gastronomia típica germânica que podem ser harmonizados com chopes e cervejas artesanais e envazados.

Realeza da Oktoberfest

A Realeza da Oktoberfest Blumenau é composta pela Rainha e duas Princesas.São elas que levam a festa a vários lugares do Brasil e do mundo durante o ano.

Concurso da Realeza da Oktoberfest Blumenau 

Já imaginou participar de inúmeros eventos, em vários lugares do Brasil e visitar a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, sendo a representante oficial da Oktoberfest Blumenau?

Todo ano, no último dia de festa, a Realeza da próxima edição do evento é escolhida por meio de concurso.

Onde se hospedar próximo a festa:

  • Villa do Vale Boutique Hotel & Bistrô
  • Ibis Budget Blumenau

  • Hotel Steinhausen Colonial
  • Sandri Palace Hotel

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo