Política

Governo de Goiás promove encontro para discutir estratégia e incentivar cooperação técnica na área de bioinsumos

Class News

Seapa receberá representantes de 21 órgãos públicos, entidades e empresas para alinhar ações focadas na produção agropecuária sustentável. “Queremos que 2022 seja o ano do grande salto dos bioinsumos no Estado e no País”, diz secretário Tiago Mendonça

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará nesta terça-feira (14/12), a partir das 14 horas, uma reunião especial sobre o Programa Estadual de Bioinsumos. O encontro contará com a participação de entidades representativas de segmentos agropecuários, secretarias e agências estaduais, e instituições locais e nacionais de pesquisa, assistência técnica e crédito rural (confira a lista abaixo).

“O objetivo da reunião é discutir a estratégia geral do programa, compartilhar ações em andamento e incentivar a cooperação técnica entre os participantes, de forma a impulsionar a utilização dos insumos biológicos em Goiás e no Brasil. Queremos que 2022 seja o ano do grande salto dos bioinsumos no Estado e no País”, diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

Goiás foi a primeira unidade federativa a criar uma Lei Estadual de Bioinsumos. A Lei nº 21.005, de 14 de maio de 2021, teve “a finalidade de ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis”. O texto legal está servindo de modelo para outros Estados e o Distrito Federal.

Bioinsumos
Os bioinsumos ou insumos biológicos são produtos de base vegetal, animal ou microbiana, destinados ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento agropecuários, e também nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas. São capazes de interferir positivamente no crescimento, no desenvolvimento e nos mecanismos de resposta de animais, plantas, microrganismos e substâncias derivadas. Entre os benefícios proporcionados pelos bioinsumos estão: diminuição do impacto ambiental da atividade, produção de alimentos mais saudáveis e redução da dependência de fertilizantes e defensivos importados.

SERVIÇO
Reunião sobre o Programa Estadual de Bioinsumos

Data: 14 de dezembro de 2021 (terça-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) — Rua 256, nº 52, Setor Leste Universitário, Goiânia — GO
Pauta: Estratégia geral do programa, ações em andamento e cooperações técnicas

SAIBA MAIS
Órgãos, empresas e instituições convidadas:
Embrapa Arroz e Feijão
Embrapa Territorial
Embrapa Cerrados
Embrapa Hortaliças
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade de Rio Verde (UniRV)
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Instituto Federal Goiano (IF Goiano)
Faculdade Sul-americana (Fasam)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)
Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS)
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater)
Secretaria da Retomada
Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos
Associação Goiana de Produtores de Algodão (Agopa)
Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja)
Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
Banco do Brasil

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo