EducaçãoGastronomiaGovernoNotícias

Governo de Goiás lança cardápios temáticos da Copa do Mundo e transforma alimentação escolar em experiência cultural

Class News

Iniciativa da Secretaria da Educação adapta pratos de países campeões mundiais para a rede estadual de ensino, unindo diversidade gastronômica, aprendizado e qualidade nutricional

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entrou no clima da Copa do Mundo com o lançamento de cardápios temáticos inspirados no maior torneio de futebol mundial para estudantes da rede pública estadual de ensino. Batizada de Sabores dos Campeões, a iniciativa leva para as escolas pratos típicos de diferentes países, transformando a alimentação escolar em uma experiência cultural e educativa.

Elaboradas por nutricionistas da Seduc, as receitas foram adaptadas à realidade da rede estadual, com planejamento técnico para garantir equilíbrio nutricional, segurança alimentar e adequação às normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O projeto piloto contempla unidades escolares de diferentes regiões do estado, com atenção especial às escolas de tempo integral, onde os estudantes fazem mais refeições ao longo do dia. A proposta é utilizar a gastronomia como ferramenta de aprendizagem, ampliando o contato dos alunos com novas culturas, sabores e tradições.

Sabores do mundo

Os cardápios apresentam releituras de pratos tradicionais de países que marcaram história no futebol mundial. Entre as opções estão o schnitzel, clássico bife empanado de origem austro-germânica; o fish and chips, tradicional prato britânico com peixe e batatas; e o pastel de papas, uma receita argentina semelhante ao escondidinho de carne com batata.

Para inserir as preparações na rotina da rede estadual, a equipe técnica realizou um trabalho de adaptação das receitas, organização logística e planejamento de abastecimento. O objetivo foi garantir que merendeiras e gestores escolares conseguissem incorporar os novos pratos sem comprometer o funcionamento das cozinhas.

O gerente de Alimentação Escolar da Seduc, Gustavo Pacheco, destacou que a iniciativa foi construída a partir de um planejamento integrado para atender a rede estadual. Segundo ele, “os cardápios temáticos da Copa são uma forma de os alunos experimentarem alimentos diferentes daqueles que fazem parte da rotina deles, despertando curiosidade e interesse por novas culturas. A rede estadual é ampla, com muitas escolas, especialmente de tempo integral, mas com planejamento e organização conseguimos adaptar essas receitas de forma saudável e viável para as unidades”.

Qualidade nutricional

Mesmo com a proposta temática, todos os pratos seguem os critérios estabelecidos pelo PNAE. As receitas foram reformuladas pela equipe de nutrição para priorizar alimentos in natura e minimamente processados, com técnicas de preparo mais saudáveis, sem uso de ultraprocessados e sem frituras.

O nutricionista e responsável técnico pelo projeto, Lorran Abrantes, explicou que a alimentação escolar também desempenha um papel educativo na formação dos estudantes. “A alimentação tem uma função que vai além da nutrição. Ela contribui para a formação de hábitos saudáveis e proporciona experiências positivas que podem acompanhar os estudantes por toda a vida. A Copa do Mundo cria uma oportunidade especial para aproximar culturas, estimular a curiosidade e fortalecer a convivência no ambiente escolar”, destacou.

Segundo ele, a proposta foi justamente adaptar pratos tradicionais de diferentes países para que os alunos conheçam novos sabores e costumes sem abrir mão da qualidade nutricional. “Mais do que um cardápio especial, a iniciativa transforma cada refeição em uma oportunidade de aprendizado, convivência e descoberta, mostrando que a alimentação também é uma forma de conhecer o mundo”, concluiu.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo