
O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna se prepara em ritmo acelerado para receber o maior evento de motovelocidade do mundo. O MotoGP tem previsão para desembarcar em Goiás no mês de março de 2026, para uma etapa do campeonato quer vai trazer novamente os melhores pilotos do planeta, 37 anos após a última corrida da categoria em solo goiano, disputada no ano de 1989.
Após a assinatura do contrato entre o Governo de Goiás e a Dorna Sports, detentora dos direitos do MotoGP, em dezembro de 2024, e o evento de apresentação com pilotos da categoria neste mês de março, foram iniciadas no último dia 26 de março as obras na área da pista do autódromo, para melhorar ainda mais as condições para os pilotos, equipes e torcedores, que vão acompanhar esse grande evento. Vale ressaltar que as obras nas áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico foram iniciadas ainda em janeiro.
Com prioridade em proporcionar segurança máxima aos pilotos que irão disputar a etapa de Goiás do MotoGP, as obras na pista começaram com intervenções nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus. Com previsão para o início de abril, a camada asfáltica do circuito será totalmente trocada. Especificamente as intervenções na parte interna do circuito são de responsabilidade da promotora do evento, a Brasil MotorSports.
A reta principal do circuito terá um alargamento de cerca de um metro, e as áreas de escape também terão mais espaço. Além disso, as caixas de brita, construídas pelo Governo de Goiás em 2020, serão ampliadas. Todas as intervenções acompanham as regras internacionais da modalidade.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, avalia positivamente a execução do cronograma de obras e melhorias previstas para o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. “O governador Ronaldo Caiado determinou prioridade para as obras no autódromo e temos seguido isso à risca. Estamos com as intervenções dentro dos prazos previstos no planejamento. Entregaremos todas as melhorias dentro do que foi estabelecido junto à Dorna Sports e a Federação Internacional de Motociclismo”, destaca Guerra.
Legado
O contrato prevê a realização de uma etapa da categoria no Autódromo de Goiânia para os próximos cinco anos, de 2026 a 2030. O secretário comemora os impactos positivos que o evento vai trazer para os goianos.
“A vinda do MotoGP para Goiás vai trazer benefícios que vão muito além do aspecto esportivo e de entretenimento. O Governo de Goiás tem uma estimativa, pelo estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB), de retorno financeiro de quase R$ 1 bilhão para o Estado, com aproximadamente 100 mil visitantes. Muitas áreas da economia serão aquecidas, direta e indiretamente, sem falar no legado que um evento deste porte traz consigo, em termos de estrutura e visibilidade. É um legado que o governador Ronaldo Caiado deixa para Goiás”, analisa Rudson Guerra.
Fotos: Seel
Legenda: Obras no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna começaram com intervenções nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus