Política

Governo de Goiás divulga calendário de recadastramento da Goiasprev para 2021

Class News
Regularização da prova de vida para aposentados e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar será feita por agendamento e obedecerá cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado
O Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), retomará, no próximo dia 20 de janeiro, conforme a Portaria Nº 11, do dia 08 de janeiro, o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) dos aposentados e pensionistas da previdência estadual.
O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.
A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt-Vupt  e do  Ipasgo (postos de atendimento), na capital e interior do Estado.
Outra medida do Governo Estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades, e para os que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.
Segundo a gerente de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da GoiasPrev, Marina Ribeiro Moreira, a medida que teve início em março do ano passado, quando foi decretada a pandemia, deixou de bloquear os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, contemplando mais 60 mil aposentados e pensionistas. “Com o retorno da atividade, prevemos que até o mês de março, faremos a atualização cadastral de aproximadamente 9 mil segurados (aniversariantes de janeiro e fevereiro). A partir daí, o atendimento volta à normalidade, com uma média de 4,5 mil cadastros a cada 2 meses”, afirma a gerente.
Para o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, essa foi mais uma ação do governador Ronaldo Caiado em relação ao isolamento social. “Além de zelar pela vida dos nossos beneficiários, em sua maioria do grupo de risco, e também dos nossos colaboradores, o governador manteve os pagamentos em dia, evitando transtornos a milhares de famílias que dependem dos benefícios da previdência estadual”, ressalta.
Atendimento ao segurado
A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas civis e militares do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e  poderá ser feito pelos seguintes canais:
Goiasprev: Atendimento por vídeoconferência.
Agendamento pelo e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br
 Deverão ser enviados os seguintes dados:
• Número de telefone (whatsapp) para contato que tenha câmera para a videoconferência;
• Identidade frente e verso;
• Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP;
• Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos 3 meses.
A equipe do multiatendimento responderá o e-mail em até 24h, agendando o horário para a videoconferência.
Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, foi colocado à disposição um kit de recadastramento no site  https://www.goiasprev.go.gov.br/
Vapt-Vupt
O recadastramento presencial será feito apenas nas agências do Vapt-Vupt com agendamento prévio no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento. -Agendamento Goiasprev
Postos do Ipasgo
Atendimento presencial pré-agendado no site  http://www.ipasgo.go.gov.br (atendimento: telefones, endereços e horários): https://bit.ly/3qgDdke
Nas localidades que não possuem unidade do Vapt-Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo.
Tanto no Vapt-Vupt, quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso obrigatório de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas.
O calendário com os prazos para cada mês de aniversário será disponibilizado no site da Goiás Previdência e nos postos de atendimento.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo