NotíciasVariedades

Entenda como funciona o seguro aluguel

Class News

Modalidade garante segurança aos donos de imóveis e agilidade aos inquilinos

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas não é tão fácil de realizar devido ao alto custo. Como resultado, muitos optam por alugar imóveis para morar. Logo, é comum ouvir donos de propriedades reclamarem dos prejuízos que tiveram com o aluguel de suas locações.

O seguro aluguel existe para que futuros problemas sejam evitados, já que é uma forma de garantir o pagamento do aluguel. Trata-se de um tipo de caução para o pagamento da renda e não exige fiador, 3 depósitos ou qualquer outra forma de garantia no contrato de aluguel e o pagamento ainda pode ser parcelado. O seguro é contratado pelo inquilino e tem como segurado o proprietário do imóvel.

Segundo Diego Amaral, advogado especialista em direito imobiliário, e diretor da Comissão de Direito Imobiliário do Conselho Federal da OAB, o seguro é utilizado principalmente para garantir que o locador pagará o aluguel devido em caso de inadimplência do locatário, além do pagamento de multas, “Seguros adicionais também podem ser contratados para cobrir outros custos relacionados ao imóvel como IPTU, condomínio, água ou luz, danos materiais, pintura interna e externa”, explica.

A vigência da apólice pode ser de 12, 15 ou 30 meses e deve ser emitida pelo mesmo prazo do contrato de locação, ou seja, se a vigência do contrato for de 30 meses, a apólice deverá ter a mesma vigência. O seguro aluguel ainda é responsável por despejar legalmente os proprietários e se comunicar diretamente com os inquilinos.

Documentação

A documentação irá variar de cada seguradora, mas geralmente apenas informações básicas como: documentos pessoais (CPF e RG), comprovantes de pagamento dos 3 últimos aluguéis e 3 últimas cópias de salário, pagamento ou algum outro comprovante de renda.

Para a aprovação do aluguel, a seguradora determina uma média de renda de 3 a 4 vezes o valor da locação. Em alguns casos, esse valor pode ser alcançado somando as rendas de até 3 pessoas que moram no imóvel.

Custos

Não há um valor fixo. Além de uma análise de risco financeiro para o inquilino, também depende de qual cobertura o proprietário exige para o imóvel alugado.

Geralmente, o valor do seguro fiança varia de 6% a 15% do aluguel mensal, dependendo das circunstâncias pessoais e do risco financeiro. Também pode ser parcelado nos mesmos meses do contrato de locação, pago mensalmente por cartão de crédito, débito em conta, extrato bancário ou fatura do imóvel.

“Cabe ao titular decidir que tipo de cobertura de seguro deve ter a caução e definir a taxa a que pretende que a apólice proteja. No entanto, os proprietários devem estar cientes do valor final do seguro fiança, se optar por coberturas muito amplas, os custos podem ser altos e será mais difícil encontrar inquilinos que aceitem contratar”, afirma o advogado.

Já no caso de ressarcimento, o locador deve entrar em contato com a seguradora, após o primeiro pagamento atrasado do aluguel. O primeiro pagamento será feito em 30 dias e as parcelas subsequentes do aluguel serão pagas periodicamente pela seguradora até que o inquilino resolva a questão com a seguradora. Se o acordo não for resolvido, o inquilino corre o risco de despejo.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo