Delson CarlosEntrevistasNotícias

Entrevista por Delson Carlos 28/08/2023

Class News

Dr. Domingos Sávio Coelho, o queridinho das celebridades

A partir de hoje, um novo conceito nas segundas-feiras na Coluna Social Delson Carlos. Estarei trazendo entrevistas, sempre com um assunto de relevância com personalidades que estão se destacando em sua área profissional, dando informações de interesse a todos com ênfase em sua atuação atual

Começarei com o médico dermatologista, especialista em transplante capilar Dr. Domingos Sávio Coelho. Formado no Rio de Janeiro, há mais de 20 anos, Dr. Domingos acumula vasto conhecimento nas diversas áreas da dermatologia. Trabalhando na dermatologia e em todas as suas áreas de atuação já realizou mais de 80.000 atendimentos e 12.000 procedimentos. Com foco na área de atuação Cirúrgica e de Transplante Capilar, acompanhou grandes nomes da área no Brasil e no exterior, tendo participado de mais de 10.000 cirurgias, sendo mais de 3000 cirurgias de restauração capilar. Intensamente presente em cursos, workshops, e especializações nacionais e internacionais, possui um currículo que realmente merece destaque. Após uma longa carreira em hospitais e consultórios privados em São Paulo, atualmente atua em tricologia e transplante capilar em clinica própria na cidade de Anápolis – GO, mantendo atendimento em São Paulo – Capital, Brasília – DF e Goiânia – GO. Ele é Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar. Estão em suas mãos a cantora Maiara, o cantor João Bosco, a dupla Clayton e Camargo e o sambista Marquynhos SP, entre outros.

DC – Qual o melhor tratamento para calvície masculina?

DS –  Foi realizado uma pesquisa pela Universidade de Toronto com os 3 medicamentos mais eficazes: Finasterida , Dutasterida e Minoxidil. O mecanismo de ação da Finasterida e da Dutasterida é bem parecido, bloqueando a formação do DHT, responsável pelo afinamento dos cabelos, por isso são bem eficazes. Mas a Dutasterida é mais potente, pois inibe os dois tipos de enzimas conversoras da testosterona em DHT, enquanto a Finasterida inibe apenas um deles. Em terceiro lugar ficou o Minoxidil que apresentou o maior índice de pelos mais fortes, gerando o efeito de cabelo cheio. Devemos lembrar que toda a medicação pode ter algum efeito colateral, por isso é importante procurar o médico especialista que vai lhe indicar o tratamento mais seguro e eficaz!

DC – Mulher também pode tratar calvície?

DS – Sim, mas o maior segredo para um tratamento de calvície é não perder tempo.Na maioria dos casos as mulheres respondem bem aos tratamentos que são realizados com medicação. No entanto, em casos mais graves podemos pensar em procedimentos cirúrgicos como transplante capilar. A calvície em mulheres (alopecia feminina) é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair, resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros de alopecia total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia universal, na qual caem os pelos de todo o corpo. A alopecia feminina não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. A evolução da alopecia não é previsível.  O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. Vale lembrar que qualquer procedimento ou medicação depende de uma avaliação médica.

DC – Quando devo pensar em fazer o transplante capilar

DS – Muitas pessoas têm dúvidas sobre o momento certo para fazer um transplante capilar. A verdade é que não existe idade mínima para a realização do procedimento, mas, existem algumas recomendações. Podemos dizer que a melhor idade para fazer um transplante capilar seria entre 30 a 60 anos. Mas pode ser feita em qualquer idade desde que tenha orientação médica adequada. Além disso, existem alguns fatores que podem determinar se o paciente está apto para fazer o tratamento, como:

  • Possuir cabelos saudáveis.
  • Contar com uma boa área doadora.
  •  Tipo de cabelo, características, espessura e volume.

Você não precisa esperar perder todo o cabelo para pensar no procedimento. O ideal é ser avaliado pelo especialista o quanto antes.

DC – Transplante Capilar é definitivo?

DS – Sim, o transplante capilar FUE é um método definitivo. FUE é a técnica mais eficaz e avançada de transplante capilar. É um procedimento cirúrgico onde extraímos folículos de um local do couro cabeludo em que as raízes não sofrem afinamento. Após a retirada, essas raízes são implantadas, uma a uma, nas regiões calvas. Por utilizar unidades foliculares do próprio paciente, diminui as chances de perda ao longo do tempo, assim os fios crescem de forma natural, resultando em um cabelo forte e saudável. Lembrando que em diferentes pacientes podem haver taxas de crescimento diferentes!

DC – Quem faz transplante capilar pode ficar careca de novo?

DS – Um medo muito comum de quem está cogitando o transplante capilar é a possibilidade de perder os cabelos novamente depois do procedimento. Pode ficar tranquilo: o transplante capilar é permanente. O que pode ocorrer é a perda de volume esperado com senilidade. Isso é possível pois são retirados folículos de partes da cabeça como a nuca, que não possuem receptores de DHT, a dihidrotestosterona, principal responsável pela calvície, especialmente em homens. Portanto, os folículos retirados desses locais não carregam a carga genética da calvície. Ao serem transplantados para outro local, eles mantêm a características da área doadora, ou seja, irão crescer normalmente, sem risco de cair. O que pode acontecer é conhecido como “shock loss”, a queda temporária dos fios logo depois da cirurgia, decorrente do trauma do procedimento. Essa queda é esperada e reversível, com os fios crescendo normalmente após alguns meses.

DC – Como cuidar do cabelo após o transplante?

DS – O transplante capilar pode ser um procedimento muito eficaz para tratar a calvície, mas é importante que os pacientes mantenham o seu cuidado após o procedimento. Aqui estão algumas dicas para manter o transplante capilar em dia:

  • Lavar a área doadora e transplantada com um shampoo suave, de preferência recomendado pelo seu médico;
  •  Usar uma toalha macia para secar a área enxuta sem esfregar;
  •  Não usar produtos químicos fortes, loções, cera ou gel nos cabelos novos até que estejam totalmente crescidos.

Seguindo essas simples dicas você terá cabelos fortes e mais saudáveis ​​e um melhor resultado!

DC – Tranplante capilar: Gasto ou investimento?

DS – Se a falta de cabelos está afetando a sua autoestima, confiança e você não se sente contente com essa aparência, está na hora de pensar em investir na cirurgia de transplante capilar para te ajudar. Afinal, quanto vale recuperar os seus cabelos? Você sabia que segundo estudos, o cabelo ou a falta dele é um dos atributos que mais afetam a nossa autoestima? E entre os homens é motivo de desconforto físico e falta de confiança no trabalho? Muitas vezes deixamos de lado aquilo que mais queremos, por coisas no curto prazo, por prazeres mais imediatos, não deixe isso acontecer com você, vá atrás dos seus sonhos, se organize e se prepare para ter o que tanto deseja. Cuidar da nossa autoestima e nos sentir bem não tem preço. O cabelo é a moldura que carrega a arte de cada rosto. Cabelo é sinônimo de liberdade, autoestima e confiança!

DC – E quão grandemente é ser o queridinho das celebridades?

DS – A resposta é muito simples, fazer aquilo que gosta, com muito amor, responsabilidade e muito estudo!

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo