Política

Goiás busca ampliar parcerias com países da União Europeia

Class News
Fotos: Fernando Leite

Vice-governador Lincoln Tejota se reuniu com embaixadores da Holanda e da Espanha em Brasília

Aproximando os laços com países da União Europeia, o vice-governador Lincoln Tejota visitou nesta sexta-feira (9) as embaixadas dos Países Baixos e da Espanha, em Brasília (DF). Durante os encontros ele reforçou a intenção do Estado de Goiás em ampliar parcerias comerciais e culturais com as nações européias.

O vice-governador ressaltou ainda a importância de avançar no acordo de livre comércio celebrado recentemente entre a União Europeia e o Mercosul. “Vivemos um momento importante em que a guerra comercial entre Estados Unidos e China abre brechas para o comércio bilateral. Nossa produção é pujante e atende às necessidades europeias em quantidade e qualidade”, avalia Lincoln.

O vice-governador se reuniu com o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, e o cônsul honorário da Espanha no Estado de Goiás, Juan Angel Zamora, num encontro durante almoço na sede da Embaixada. “Vivemos um momento bastante oportuno para as duas nações, temos muito o que oferecer e também a aprender”, ressaltou Lincoln.

O diálogo com a Espanha foi iniciado no começo do ano com a Vice-Governadoria e o Consulado Honorário em Goiás. “Buscamos a expansão comercial entre o estado de Goiás e o país europeu, além do fortalecimento de nossas relações público-privadas e estreitamento dos laços culturais”, salienta.

Os números da relação comercial entre Goiás e a Espanha reforçam essa aproximação. Só em 2018, Goiás exportou um total superior a 260 milhões de dólares. A extração mineral (195 milhões de dólares), o complexo de soja (44 milhões de dólares) e o complexo de milho (11 milhões de dólares), foram os principais responsáveis pelo saldo positivo.

O Estado importou mais de 45 milhões de dólares em produtos da Espanha, com destaque para os insumos da indústria farmacêutica, responsável por 17 milhões de dólares de transações, e os adubos e fertilizantes, que registraram valor superior a 13 milhões de dólares negociados.

Logística 
O embaixador holandês, Cornelis van Rij, também defendeu o estreitamento dos laços entre seu país e Goiás, já que as relações comerciais entre as duas partes são bastante avançadas sobretudo pelo comércio de soja. Ele avalia que a Holanda tem muito a oferecer aos goianos por sua expertise tecnológica na área de logística.

O vice-governador estava acompanhado da vereadora Priscilla Tejota; do assessor governamental Bruno Netto, coordenador do Comitê do Goiás de Resultados; e de Giordano Sarvio Cavalcante de Souza, assessor especial de Relações Internacionais.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo