CidadesCulturaNotícias

Goiânia: 90 anos de história, cultura e progresso

Class News

Escrito por: Diego Amaral – advogado especialista em direito imobiliário

No próximo dia 24 de outubro, a cidade de Goiânia completa 90 anos de existência. Nove décadas de história, cultura e progresso, que merecem ser celebradas e reverenciadas por todos os goianienses. Neste artigo de opinião, vamos destacar a importância dessa data e ressaltar o legado deixado por essa cidade que se tornou um polo de desenvolvimento e referência em diversos setores.

Desenvolvimento urbano: Desde a sua fundação, Goiânia foi projetada para ser uma cidade moderna e planejada. O urbanista Atílio Corrêa Lima, responsável pelo projeto, idealizou uma cidade que fosse sinônimo de progresso e qualidade de vida. Hoje, podemos afirmar que esse objetivo foi alcançado. Com suas amplas avenidas, praças arborizadas e um planejamento urbano eficiente, Goiânia se tornou uma referência em urbanismo no Brasil.

Personalidades marcantes: Ao longo de sua história, Goiânia também foi berço de personalidades marcantes. Artistas, esportistas, políticos e intelectuais que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e levaram o nome de Goiânia para além de suas fronteiras. Nomes como Pedro Ludovico Teixeira, José Mendonça Teles, Cora Coralina, entre tantos outros, são exemplos de goianienses que deixaram um legado importante para a cultura e a sociedade.

Cultura e lazer: A cidade de Goiânia é conhecida por sua rica cena cultural e opções de lazer. Teatros, museus, galerias de arte, parques, festivais e eventos culturais são parte integrante do cotidiano dos goianienses. Essa efervescência cultural contribui para a formação de uma identidade própria, que se reflete na música, na dança, na gastronomia e em tantas outras expressões artísticas que fazem de Goiânia um local único e apaixonante.

Economia e progresso: Goiânia também se destaca como um importante polo econômico e de desenvolvimento. Com um forte setor agropecuário, indústrias diversificadas e um comércio pujante, a cidade atrai investimentos e gera empregos, contribuindo para o progresso de toda a região. Além disso, a cidade é um polo educacional, abrigando diversas universidades e instituições de ensino, formando profissionais capacitados e impulsionando o conhecimento.

Conclusão: Ao completar 90 anos, Goiânia tem muito a comemorar. Uma cidade que cresceu e se desenvolveu, mantendo suas características únicas e sua identidade cultural. Goiânia é um exemplo de planejamento urbano, de riqueza cultural e de progresso econômico. É uma cidade que acolhe, que encanta e que inspira. Que venham mais 90 anos de história, cultura e progresso para essa cidade que tanto amamos. Parabéns, Goiânia!

Referências:

– Prefeitura Municipal de Goiânia. Disponível em: Prefeitura de Goiânia – Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br)

– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: IBGE | Portal do IBGE | IBGE

– Coralina, Cora. Meu Goiás. Global Editora, 2003.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo