Política

Goiás será o primeiro Estado a ter aplicativo de celular para emissão de Guias de Trânsito Animal

Class News
Foto: Hegon Côrrea
Novidade, apresentada por servidores da área de Tecnologia da Informação (TI) da Agrodefesa ao governador Ronaldo Caiado, está em fase de finalização. Dispositivo será lançado em breve
Inovação, integração e conectividade. Se antes esses atributos pareciam restritos apenas ao ambiente da cidade, agora eles estão cada vez mais próximos do homem do campo. Pelo menos em Goiás. Seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado, de facilitar a vida da população, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado, apresentou o aplicativo por meio do qual o produtor rural vai poder emitir, ao mesmo tempo, dois documentos de extrema importância para o setor: as Guias de Trânsito Animal (GTAs) de bovinos e as notas fiscais. A ferramenta está em fase de finalização e, quando lançada, dará a Goiás uma posição de vanguarda no País: primeiro Estado em que os produtores poderão, com o celular, ter disponibilizadas as GTAs e as notas fiscais.
A novidade veio acompanhada de outras. Até a liberação do aplicativo, os produtores goianos terão mais alternativas para emitir os documentos, antes liberados apenas em unidades da Agrodefesa ou pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). É que uma parceria fechada com representantes de associações, cooperativas e sindicatos rurais vai permitir que os colaboradores dessas instituições sejam treinados por técnicos da Agrodefesa para, também, atender àqueles que precisam das guias de trânsito e notas fiscais. O termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (22/01) pelo governador Ronaldo Caiado e partes interessadas, na sede da agência, no Setor Pedro Ludovico.
“Temos que ter esse olhar voltado, cada vez mais, para o setor da inovação. Precisamos, sempre, melhorar o atendimento ao setor rural, com agilidade e integração dos serviços”, disse, se referindo ao fato de que a aglutinação da emissão dos documentos foi possível devido aos esforços conjuntos da Secretaria de Estado da Economia e da Agrodefesa. “O que eu não quero é governo estanque”, reforçou, lembrando que, no último fim de semana, outra parceria, desta vez com o governo federal, via Correios, foi fechada para que os serviços integrados do Estado cheguem, a longo prazo, em todos os municípios que foram excluídos das políticas públicas pelos gestores passados.
Logo depois da assinatura dos termos de cooperação, Caiado recebeu das mãos do presidente da Agrodefesa, José Essado, uma placa de agradecimento por ser o primeiro governador a visitar a sede da agência. Essado fez um breve resumo das ações executadas neste primeiro ano de gestão e destacou a importância do trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Economia. Ele ressaltou que as parcerias fechadas com associações, sindicatos e cooperativas visam facilitar a vida dos produtores rurais, contribuindo para evitar perda de tempo e deslocamentos necessários.
Também presente ao evento, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos Neto, afirmou que a desburocratização é uma das metas da pasta. “Nosso objetivo é oferecer a eficiência e a agilidade que os produtores esperam”, pontuou. Ele lembrou que o Sidago é referência no Brasil, tendo sido cedido já para Amazonas, Paraíba, Rondônia, Roraima e Acre. Mais duas unidades federativas – Distrito Federal e Bahia – e até outro País – o Suriname – também já demonstraram interesse.
Para o vice-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás e vice-presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba, Astrogildo Gonçalves Peixoto, a assinatura dos termos vai contribuir para melhorar a vida do produtor goiano. “Vamos divulgar para todas as nossas 270 cooperativas no Estado para que possam prestar esse serviço também [emissão das GTAs e notas]. Atender bem ao produtor está no nosso DNA.”
Também estiveram presentes à solenidade a presidente da Ceasa (Vanuza Valadares); o deputado estadual Amauri Ribeiro; os vereadores Dr. Gian e Paulo Magalhães; além de representantes da Emater, da Organização das Cooperativas Brasileiras, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil), Cooperativa Mista Agroindustrial de Palminópolis, Cooperativa Agropecuária de Córrego de Ouro (Coopaouro), Cooperativa dos Produtores Rurais Familiares de Buriti de Goiás (Cooperfab); dos sindicatos rurais de Rio Verde e Guapó; e da Associação dos Moradores da Areia (Amar) de Piracanjuba.
BOX: Balanço Agrodefesa 2019
• Lançado o Serviço de Atendimento ao Produtor Goiano, com a padronização do atendimento nas regionais da Emater e Agrodefesa, e integração da atuação dessas agências.
• Conquistados recursos, no total de R$ 1,4 milhão, para custeio de ações de defesa e inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. Valor obtido a partir de termos de cooperação entre Seapa, Agrodefesa e Fundação de Defesa da Pecuária de Goiás (Fundepec).
• Vacinação Contra Aftosa – Compromisso com a meta de tornar Goiás Zona Livre da Febre Aftosa sem a necessidade de vacinação até 2021. Na segunda etapa, realizada em novembro, o índice de vacinação foi de 99,4% (bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade).
• A Agrodefesa também vacinou cerca de 14 mil animais bovídeos (bovinos e bubalinos) de zero a 24 meses em propriedades rurais localizadas em comunidades quilombolas.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo