CulturaNotícias

Fica 2023 conta com forte participação indígena

Class News

Fotos: Kamilla Brandão

Eles participam como jurados, debatedores, realizadores de filme, tema de obra e da programação da Tenda Multiétnica

Um dos destaques da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) – que ocorre até o dia 18 de junho, na cidade de Goiás – é a forte participação indígena. Os povos originários estão marcando presença por meio da atuação como jurados, debatedores, realizadores de filme, tema de obras e nas atividades da Tenda Multiétnica.

A participação indígena sempre fez parte da história do Fica, desde as obras selecionadas, que refletem sobre a relação ser humano e natureza e, dentro deste recorte, os filmes indígenas sempre se encaixaram bem e tiveram algum nível de participação, assim como filmes feitos por não indígenas, mas que a abordavam a temática. E também na Tenda Multiétnica, que aborda a questão indígena, além de outras temáticas.

O Juri Oficial do Prêmio Washington Novais será majoritariamente formado por indígenas. Do total dos cinco membros, três são indígenas. Além disso, haverá filmes indígenas concorrendo na Mostra Washington Novaes. 

A Tenda Multétnica também conta com a presença de povos originários, com diversas atividades com eles e para eles, e, ainda, discussões que giram em torno da questão indígena.

O filme da sessão especial de abertura do 24º Fica, Mari Hi – A Árvore dos Sonhos, é dirigido pelo indígena Morzaniel Iramari Yanomami. Um dos filmes ganhadores do Festival de Cannes deste ano, terá sua avant première brasileira no Fica. Trata-se do longa A Flor de Buriti, do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader, que retrata a resistência do povo Krahô, no norte do Tocantins, que será exibido durante sessão especial. Estarão presentes no filme dois representantes da etnia Khraô, que participaram do filme, que também são co-realizadores também. 

“Esse ano, por força das circunstâncias que a gente vive, foi meio que natural que isso acontecesse também. De um lado por conta da temática que trata da inter-relação de Cerrado e Amazônia – dois biomas que contam com forte presença de populações indígenas e onde elas exercem papel importante na preservação destes biomas. E especialmente também pela situação difícil que os povos indígenas brasileiros vivem, de gravíssimo desrespeito aos direitos humanos”, explica Pedro Novaes, coordenador artístico do Fica 2023.

Sobre o Fica 

O FICA será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), o evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc),  Prefeitura da cidade de Goiás e Saneago.

24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Quando: Até 18 de junho

Local: Cidade de Goiás, Goiás.

Informações: www.fica.go.gov.br

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo