Notícias

Evino: confira dicas de harmonização para o Dia Mundial do Chocolate

Class News

Vinicius Santiago separou algumas rótulos para deixar o dia ainda mais doce

O Dia Mundial do Chocolate é celebrado nesta quinta-feira (7) e para não deixar os amantes de vinhos sem uma surpresa, a Evino preparou algumas dicas de harmonização para um match perfeito. Considerado um clássico dos presentes, o chocolate é também a iguaria mais respeitada e pedida de sobremesas. Atualmente, muito presente também nos pratos principais, principalmente em molhos para acompanhamentos.

De acordo com Vinicius Santiago, sommelier da Evino, uma dica infalível é escolher vinhos que sejam tão doces quanto o chocolate. “A gordura natural do cacau vai cobrir suas papilas gustativas, então vinhos com alto teor de acidez casam bem. Se juntarmos esses dois fatores do vinho: dulçor + acidez, temos os vinhos fortificados, como o clássico vinho do Porto. No caso de chocolate amargo, com mais de 70% de cacau, você pode arriscar um vinho menos doce”, explica o sommelier. 

Santiago separou quatro dicas de harmonizações, confira:

Fondue de Chocolate +  Monge Porto Fine Ruby: em boca é um vinho encorpado, doce e equilibrado, a pedida ideal para sobremesas de chocolate com frutas. 

Chocolate amargo + Terre di Sava Primitivo di Manduria DOP 2020: vinho tinto e italiano com notas intensas de frutas vermelhas, toques de pimenta, alecrim e baunilha, um rótulo menos doce que cabe bem ao chocolate amargo. 

Mousse de chocolate ao leite + Domaine de La Rectorie Cuvée Thérèse Reig Banyuls AOC 2017: rótulo aromático, surpreende com notas de cereja, ameixa e amora em compota, além de leves toques de cacau. 

Bolo trufado de chocolate e avelã + Monge Porto Fine Tawny: clássico da viticultura portuguesa, o Vinho do Porto é um tinto fortificado elaborado a partir de castas autóctones do país, harmoniza bem com sobremesas de frutas com chocolate.

Sobre a Evino
Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores  para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo