Notícias

Fim de férias: Como encontrar motivação para voltar ao Trabalho

Class News

Muitos profissionais costumam tirar alguns dias de folga entre final o de dezembro e as primeiras semanas de janeiro para descansar, passar momentos com a família, os amigos ou ir viajar. Mas, e quando o recesso acaba? Como encontrar motivação para voltar ao trabalho e encarar a rotina? Confira as dicas deste post e entenda que voltar ao trabalho não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças.

Muitas vezes, mesmo antes das férias acabarem, o indivíduo já começa a sentir uma certa aflição e incômodo. Trata-se de um mecanismo do ser humano que sempre procura se afastar de desconfortos e situações desagradáveis e assim, acaba sofrendo por antecipação.

Para evitar a depressão pós-férias, confira as 5 dicas abaixo

Aceite que as férias acabaram

Pode parecer bem óbvio, mas a primeira ação que deve ser tomada quando as férias acabam é entender e aceitar que chegou o momento de voltar para a rotina e seguir em frente com o trabalho. É preciso fazer um esforço consciente para se adaptar novamente ao ritmo do dia a dia.

Respeite seu ritmo

Durante o processo de adaptação, é fundamental entender que você não precisa “voltar com tudo”. Essa atitude é pouco recomendável e não muito saudável. Tenha calma e não queira sair resolvendo tudo ao mesmo tempo, responder todos os e-mails na pressa ou marcar várias reuniões para a mesma semana. Deixe que seu organismo vá se adaptando e voltando ao seu próprio compasso de maneira gradativa.

Foque no positivo e viva o presente

Lembre-se: toda rotina profissional possui pontos positivos e coisas que precisam ser aprimoradas e trabalhadas para que não gerem um desconforto maior do que o necessário. Para barrar a preguiça e falta de motivação, pense nas atividades que você mais gosta de fazer no ambiente corporativo. As férias foram extraordinárias? Que bom! Agora imagine-se sem uma rotina ou trabalho? Não parece tão atrativo, não é? Descansar é importante e fundamental para todos, porém, manter-se ocupado – tanto mentalmente, como fisicamente -, é a chave para satisfação humana.

Converse com colegas, colaboradores e superiores

Procure reservar um tempo durante os primeiros dias para conversar com seus colaboradores e colegas. Conte como foram seus dias de descanso e procure saber quais as novidades dentro da organização. Comunicar-se de maneira assertiva é fundamental para voltar aos trilhos e estar alinhado com todas as demandas e projetos.

O problema pode estar no seu trabalho e não no fim das férias

Se o desconforto está muito grande e a dificuldade em encarar novamente a rotina esteja provocando muito desgaste emocional, é hora de avaliar se o problema está em voltar de férias ou se trata-se de uma insatisfação profissional. Muitas vezes, quando o problema está relacionado com o contexto do trabalho, o profissional não consegue voltar descansado e motivado após um período de descanso.

Se você quer dar um novo sentido a sua carreira e encontrar mais motivação para sua rotina, conheça um treinamento de imersão que trará as respostas necessárias para que você possa ter uma vida com mais saúde, motivação e felicidade.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo