NotíciasVariedades

Entidades e cooperativas realizarão ‘Mutirão da Coleta Seletiva’ no Setor Coimbra, em Goiânia

Class News

Até o momento, cerca de 60 mil moradores da região foram sensibilizados pelo programa pioneiro em logística reversa, “Mãos Pro Futuro”, iniciativa criada e coordenada pela ABIHPEC, e realizada em parceria com ABIPLA e ABIMAPI

Educadores, membros de cooperativas de reciclagem ligados à Central UNIFORTE, servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e moradores do Setor Coimbra, em Goiânia, se reúnem em 14 de junho, para um mutirão de sensibilização sobre a importância da coleta seletiva, e sobre as vantagens e a forma correta de separar materiais que podem ser destinados à reciclagem.

A ação faz parte de um calendário de comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, e é uma realização do Programa Mãos Pro Futuro, criado e coordenado pela ABIHPEC -Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Reciclagem de resíduos em Goiânia
A coleta seletiva em Goiânia iniciou-se, oficialmente, em 2008. Atualmente, são 711 setores da capital, que em um sistema alternado de coleta, tem como desafio cumprir as metas de redução de recicláveis enviadas para a disposição final, descritas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Goiânia (PMGIRS 2016), aumentando a adesão da população ao programa de coleta seletiva.

“Estamos unindo forças em um grande movimento para mostrar a importância e popularizar o hábito da reciclagem. Precisamos do apoio de todos”, afirma Nair Vieira, cooperada e presidente da Central Uniforte.

Todos os meses, mais de 2,5 mil toneladas de recicláveis, como papel, plástico, papelão, metais e vidros são coletados pela Companhia de Urbanização de Goiânia-COMURG e enviadas às cooperativas parceiras. “Muito material reciclável que pode ser reaproveitado, está indo para o lixo comum. Além disso, o que é descarte para lixo comum, acaba chegando na cooperativa porque a população não está ciente do programa da coleta seletiva e da forma adequada de separar seus resíduos.. Com um trabalho contínuo de conscientização sobre o que pode ser reciclado, a forma correta de destinação e o dia da coleta seletiva, os resultados serão outros”, destaca Lorena Zemir, catadora e presidente da Cooperativa Carrossel.

Durante a ação, haverá o mutirão de divulgação do programa Mãos Pro Futuro, com distribuição de panfletos contendo o calendário da coleta seletiva e orientações de como separar corretamente as embalagens pós consumo destinadas à coleta seletiva. Na ocasião, também será montado na Praça Prof. Gumercindo Inácio Ferreira (praça da T-17) um drive thru para descarte de materiais recicláveis.

Cooperativas
A iniciativa terá a participação das 6 cooperativas associadas na Central Uniforte; COOPREC, COOPERMAS, COOPERFAMI, COOPERRAMA, CARROSSEL e SELETA, responsáveis pela destinação correta de resíduos de papel, papelão, plásticos, metais, vidro e isopor.

Além de promover a proteção ambiental, as cooperativas de materiais recicláveis garantem a inclusão socioprodutiva por meio da coleta seletiva, gerando renda e trabalho para muitas famílias, fomentando a circularidade de materiais.

“Desde julho de 2022 até o momento, mais de 60 mil moradores da região foram impactados com as ações de sensibilização, fruto da parceria entre o Programa Mãos Pro Futuro e as cooperativas envolvidas”, destaca Oriana Rey, sócia-diretora da Visões da Terra.

O apoio do Mãos Pro Futuro foi essencial para garantir a reciclagem de cerca de 372 toneladas de resíduos todo mês, gerando trabalho e renda para 131 famílias cadastradas nas cooperativas.

Programa Mãos pro Futuro
O Programa Mãos Pro Futuro (antigo Dê a Mão para o Futuro), foi criado pela ABIHPEC em 2006 com o propósito de gerar trabalho, desenvolver as cooperativas e melhorar a renda dos catadores , visando sempre a preservação do meio ambiente. O Programa Mãos Pro Futuro iniciou a parceria com as cooperativas da Central Uniforte de Goiânia em 2018.

Neste período foram realizadas várias atividades de educação ambiental e capacitação. Houve também o investimento em infraestrutura, equipamentos como prensas, caminhão, esteiras e uniformes para as 6 cooperativas filiadas à Central, ajudando na estruturação do sistema de Logística Reversa.

O programa está presente de norte a sul do Brasil, com 182 cooperativas participantes, envolvendo mais de 6.000 catadores.

Mais informações: maosprofuturo.org.br
Visões da Terra
Consultoria em sustentabilidade sediada no Rio de Janeiro e São Paulo, é responsável pela implementação do Programa Mãos Pro Futuro nas cooperativas acima descritas, além de projetos em outros estados no Brasil.

Mais informações http://www.visoesdaterra.com.br/

Serviço
Mutirão da Coleta Seletiva Setor Coimbra
Data: Dia 14 de junho de 2023
Horário: a partir das 14h
Local: Setor Coimbra
Endereço: Praça Prof. Gumercindo Inácio Ferreira (Praça T17), Av T6

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo