Enfim, rei: Charles III é coroado na Abadia de Westminster
Class News
Coroação acontece 240 dias depois de monarca herdar automaticamente o trono com a morte da mãe, a rainha Elizabeth II
Exatos 240 dias depois de herdar automaticamente o trono com a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, o rei Charles III foi coroado neste sábado, 6, na Abadia de Westminster.
Diante de uma congregação de cerca de 100 líderes mundiais e uma audiência televisiva de milhões, o Arcebispo de Canterbury, o líder espiritual da Igreja Anglicana, colocou lentamente a Coroa de Santo Eduardo, de 360 anos, na cabeça de Charles, enquanto ele se sentava sobre um trono do século XIV.
Primeiro na linha de sucessão ao trono, o príncipe William, futuro da monarquia britânica, prestou sua homenagem. Ajoelhado em frente ao pai, disse: “Eu, William, príncipe de Gales, prometo minha lealdade. Fé e verdade lhe darei, como seu suserano de vida e membros. Então me ajude, Deus”.
Após as tradicionais saudações de “God Save The King” (Deus salve o rei, em português), foi a vez de Camilla, esposa de Charles, ter o seu momento na coroação, com sua própria coroa.
Após a coroação, Charles solicitou que uma música ortodoxa grega do Byzantine Chant Ensemble tocasse durante o serviço religioso, para homenagear seu pai, príncipe Philip, que morreu em abril de 2021. O consorte de Elizabeth, da casa alemã de Glücksburg, era um príncipe da Grécia e da Dinamarca.
Além disso, o rei contratou o músico britânico, Andrew Lloyd Webber, para compor o hino da coroação, uma das 12 peças que o rei escolheu pessoalmente.
Após a cerimônia, Charles e Camilla vão fazer a Procissão da Coroação, uma viagem de 2,1 quilômetros de volta ao palácio de Buckingham na carruagem Diamond Jubilee State Coach, montada para os 60 anos de reinado de Elizabeth II, em 2012. É provável que o público se alinhe nas ruas da rota da procissão para ter um vislumbre do monarca recém-coroado.
No domingo, 7, está marcado o “Grande Almoço da Coroação”, iniciativa é organizada pelo Eden Project, caridade que Camilla apoia desde 2013.