CidadesNotícias

Emater realiza encontro sobre cultura da jabuticabeira em Hidrolândia

Class News

Foto: Nivaldo Ferr

Evento visa à capacitação de agricultores goianos interessados na produção de jabuticaba

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza, no dia 10 de agosto, o I Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira. O evento será realizado na Câmara Municipal de Hidrolândia e contará com cinco painéis temáticos.

O encontro é resultado do projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Jabuticaba, uma parceria entre a Emater, os campi de Hidrolândia e Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Prefeitura de Hidrolândia, por meio da Secretaria de Turismo.

Iniciado há um ano, o projeto trabalha diversos segmentos dentro da produção da jabuticaba, incluindo oficinas com os produtores e a divulgação de informações técnicas obtidas por meio de pesquisas em pomares de Hidrolândia, como explica a pesquisadora da Emater, Taís Ferreira de Almeida. “Dentro desse projeto, nós temos estudos de pragas associadas ao pomar, nutrição, doenças e estimativa de produção e mercado da jabuticaba”, conta.

O I Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira contará com cinco painéis com capacitações e informações técnicas sobre a especificidades do fruto. Ao final de cada painel, será produzido um boletim com informações que serão disponibilizadas no site da Emater.

“Nosso objetivo é repassar os resultados parciais do projeto aos produtores rurais, empreendedores e autoridades locais de Hidrolândia para, juntos, fortalecer a cadeia produtiva da jabuticaba. Esperamos em torno de sessenta produtores neste primeiro encontro”, conta a extensionista da Emater, Alenir Batista.

A Prefeitura de Hidrolândia é a responsável por fornecer todo o material e insumos necessários para a realização do encontro e da produção de mudas de jabuticaba, que serão devolvidas ao município para ações com os produtores e utilizadas para compor um banco ativo em diversas estações da Emater em Goiás.

Cenário goiano

Segundo a Radiografia do Agro, publicação da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Goiás tem a maior produção de jabuticaba no Brasil. O Estado possui o maior jabuticabal do mundo, localizado no Distrito de Nova Fátima, com 42 mil jabuticabeiras.

Hidrolândia também se destaca nacionalmente pela produção, com temporada da fruta de setembro a novembro, movimentando a economia local. Atualmente, a Secretaria de Turismo do município trabalha no desenvolvimento da rota de fruticultura da jabuticaba, associando o turismo à produção expressiva na região.

“Como a jabuticabeira é uma planta que exige cuidado simples e possui aceitação de mercado, nós pretendemos estudar quais são os municípios com aptidão e trabalhar as melhores formas de proporcionar sucesso na cultura e no comércio”, relata Taís Ferreira. O objetivo da Agência Goiana no projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Jabuticaba é agregar valor dentro de cada propriedade, fornecendo mais uma fonte de recurso aos produtores da jabuticaba.

SERVIÇO:

I Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira

Data: 10 de agosto de 2022

Horário: a partir das 13h

Local: Câmara Municipal de Hidrolândia

Av. Goiânia, nº 1115 – Nazaré, Hidrolândia – GO, 75340-000

Programação gratuita

13h – 13h30 Inscrições

13h30 – 14h Abertura do evento

Moderadora: Divina Lúcia de Rezende (Emater / Anápolis)

14h – 14h30 Painel 1: Manejo Nutricional de Jabuticabeiras

José Luiz Pereira Lopes (Emater/Rio Verde)

14h30 – 15h30 Painel 2: Potencial econômico das Jabuticabeiras

Potencial Paisagístico das Jabuticabeiras – Thaís Pereira Arantes – Paisagismo Grupo Arantes / Goiânia

Processamento da Jabuticaba – Alenir Batista de Souza (Emater/ Hidrolândia)

Associativismo – Dorivam Nascimento Cruz (Emater/ Goiânia)

15h30 – 16h Coffee-break

16h – 16h30 Painel 3: Turismo associado as Jabuticabas

Rota da Fruticultura de Goiás – Waldemiro Alcântara da Silva Neto (UFG/ Goiânia)

Rota da Jabuticaba – Sílvio Quirino de Oliveira Júnior (Secretário Municipal de Turismo)

16h30 – 17h30 Painel 4: Resultados preliminares de pesquisa em jabuticaba no município de Hidrolândia

Nematoides em Jabuticabeiras – Gleina Costa Silva Alves (IF Goiano / Urutaí)

Insetos Associados a Pomares de Jabuticaba – Lilian Rosa Silva Rabelo (IF Goiano / Hidrolândia)

Levantamento dos Fungos de solo associados às Jabuticabeiras – Taís Ferreira de Almeida (Emater / Goiânia)

17h30 – 18h Painel 5: Vivenciando o campo

Convidados:

José Pedro Vieira e Lisiane Alves Vieira (Estância São José)

Olinda Garcia Leão e Silva (Sede/ Fazenda Serra Verde)

Paulo Antônio Silva (Fazenda e Vinícola Jabuticabal)

18h – 18h30 Encerramento

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo