Class News
Foto: Nivaldo Ferr
Evento visa à capacitação de agricultores goianos interessados na produção de jabuticaba
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza, no dia 10 de agosto, o I Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira. O evento será realizado na Câmara Municipal de Hidrolândia e contará com cinco painéis temáticos.
O encontro é resultado do projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Jabuticaba, uma parceria entre a Emater, os campi de Hidrolândia e Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Prefeitura de Hidrolândia, por meio da Secretaria de Turismo.
Iniciado há um ano, o projeto trabalha diversos segmentos dentro da produção da jabuticaba, incluindo oficinas com os produtores e a divulgação de informações técnicas obtidas por meio de pesquisas em pomares de Hidrolândia, como explica a pesquisadora da Emater, Taís Ferreira de Almeida. “Dentro desse projeto, nós temos estudos de pragas associadas ao pomar, nutrição, doenças e estimativa de produção e mercado da jabuticaba”, conta.
O I Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira contará com cinco painéis com capacitações e informações técnicas sobre a especificidades do fruto. Ao final de cada painel, será produzido um boletim com informações que serão disponibilizadas no site da Emater.
“Nosso objetivo é repassar os resultados parciais do projeto aos produtores rurais, empreendedores e autoridades locais de Hidrolândia para, juntos, fortalecer a cadeia produtiva da jabuticaba. Esperamos em torno de sessenta produtores neste primeiro encontro”, conta a extensionista da Emater, Alenir Batista.
A Prefeitura de Hidrolândia é a responsável por fornecer todo o material e insumos necessários para a realização do encontro e da produção de mudas de jabuticaba, que serão devolvidas ao município para ações com os produtores e utilizadas para compor um banco ativo em diversas estações da Emater em Goiás.
Cenário goiano
Segundo a Radiografia do Agro, publicação da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Goiás tem a maior produção de jabuticaba no Brasil. O Estado possui o maior jabuticabal do mundo, localizado no Distrito de Nova Fátima, com 42 mil jabuticabeiras.
Hidrolândia também se destaca nacionalmente pela produção, com temporada da fruta de setembro a novembro, movimentando a economia local. Atualmente, a Secretaria de Turismo do município trabalha no desenvolvimento da rota de fruticultura da jabuticaba, associando o turismo à produção expressiva na região.
“Como a jabuticabeira é uma planta que exige cuidado simples e possui aceitação de mercado, nós pretendemos estudar quais são os municípios com aptidão e trabalhar as melhores formas de proporcionar sucesso na cultura e no comércio”, relata Taís Ferreira. O objetivo da Agência Goiana no projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Jabuticaba é agregar valor dentro de cada propriedade, fornecendo mais uma fonte de recurso aos produtores da jabuticaba.
SERVIÇO:
I Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira
Data: 10 de agosto de 2022
Horário: a partir das 13h
Local: Câmara Municipal de Hidrolândia
Av. Goiânia, nº 1115 – Nazaré, Hidrolândia – GO, 75340-000
Programação gratuita
13h – 13h30 Inscrições
13h30 – 14h Abertura do evento
Moderadora: Divina Lúcia de Rezende (Emater / Anápolis)
14h – 14h30 Painel 1: Manejo Nutricional de Jabuticabeiras
José Luiz Pereira Lopes (Emater/Rio Verde)
14h30 – 15h30 Painel 2: Potencial econômico das Jabuticabeiras
Potencial Paisagístico das Jabuticabeiras – Thaís Pereira Arantes – Paisagismo Grupo Arantes / Goiânia
Processamento da Jabuticaba – Alenir Batista de Souza (Emater/ Hidrolândia)
Associativismo – Dorivam Nascimento Cruz (Emater/ Goiânia)
15h30 – 16h Coffee-break
16h – 16h30 Painel 3: Turismo associado as Jabuticabas
Rota da Fruticultura de Goiás – Waldemiro Alcântara da Silva Neto (UFG/ Goiânia)
Rota da Jabuticaba – Sílvio Quirino de Oliveira Júnior (Secretário Municipal de Turismo)
16h30 – 17h30 Painel 4: Resultados preliminares de pesquisa em jabuticaba no município de Hidrolândia
Nematoides em Jabuticabeiras – Gleina Costa Silva Alves (IF Goiano / Urutaí)
Insetos Associados a Pomares de Jabuticaba – Lilian Rosa Silva Rabelo (IF Goiano / Hidrolândia)
Levantamento dos Fungos de solo associados às Jabuticabeiras – Taís Ferreira de Almeida (Emater / Goiânia)
17h30 – 18h Painel 5: Vivenciando o campo
Convidados:
José Pedro Vieira e Lisiane Alves Vieira (Estância São José)
Olinda Garcia Leão e Silva (Sede/ Fazenda Serra Verde)
Paulo Antônio Silva (Fazenda e Vinícola Jabuticabal)
18h – 18h30 Encerramento