CulturaNotícias

Cine Cultura traz quatro estreias na grade de programação

Class News

No fim de semana a sala exibe sessões especiais do Festival Art Déco, com entrada gratuita

O Cine Cultura traz nesta semana quatro estreias em sua programação. Os longas  Por trás da linha de escudos, dirigido por Marcelo Pedroso; Uma noite em Haifa, do diretor israelense Amos Gitaï; Metrópolis, filme alemão, de Fritz Lang, e o retorno de O mestre da fumaça, de André Sigwat e Augusto Soares estão na grade da sala.

Para quem não viu, ainda dá tempo de conferir as produções Rheingold – O roubo do sucesso, Capitu e o Capítulo, e Môa – Raiz Afro Mãe, que seguem em cartaz no cinema.

Além dos filmes exibidos comercialmente, no sábado e domingo,  dias 26 e 27/08, às 17h, o Cine Cultura realiza duas sessões como parte da programação do “Goiânia Art Déco Festival”, exibindo curtas-metragens Metrópolis, de Fritz Lang. Estas duas sessões do Goiânia Art Déco Festival são gratuitas.

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive nos fins de semana. O ingresso tem valor de R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) e devem ser adquiridos na bilheteria da unidade, apenas em dinheiro. Lembrando que toda segunda-feira tem ingresso único de meia-entrada.

Sinopses:

1º – Rheingold – O roubo do sucesso (2023, Alemanha, 16 anos, 138 min, dir: Fatih Akin)

Do gueto ao topo das paradas musicais, o caminho do rapper Xatar é uma aventura inacreditável. Ao sair do inferno de uma prisão iraquiana, ele vai para a Alemanha ainda menino com sua família nos anos 80. Entre oportunidades e obstáculos, passa de um pequeno criminoso a um destemido traficante.

2º – Uma noite em Haifa (2023, Israel, 14 anos, 99 min, dir: Amos Gitaï)

Cinco mulheres desafiam rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais em uma noite agitada em Haifa

3º – Capitu e o Capítulo (2023, Brasil, 14 anos, 74 min, dir: Julio Bressane)

Dirigido por Julio Bressane, o filme aborda livremente a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Protagonizado por Mariana Ximenes como Capitu e Vladimir Brichta como Bentinho.

4º – MÔA – Raiz Afro Mãe (2023, Brasil, 10 anos, 100 min, dir: Gustavo McNair)

O documentário acompanha a vida e trajetória do músico e capoeirista Môa do Katendê. Compositor, mestre de capoeira e símbolo de resistência cultural – considerado um dos responsáveis pela revolução do carnaval baiano com a ascensão dos blocos afro.

5º – O Mestre da fumaça (2023, Brasil, 18 anos, 104 min, dir: André Sigwat e Augusto Soares)

Os irmãos Gabriel e Daniel se veem amaldiçoados pela máfia chinesa com a temida Vingança das 3 Gerações, que já ceifou a vida do avô e do pai de ambos. Para sobreviver, um dos irmãos deverá aprender os segredos do Estilo da Fumaça, uma arte marcial cannábica ancestral, pouco conhecida e controversa, ensinada por um mestre único.

6º – Por trás da linha de escudos (2023, Brasil, 10 anos, 96 min, dir: Marcelo Pedroso)

Uma equipe de cinema consegue acesso ao Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco – unidade policial treinada para lidar com a repressão dos distúrbios civis, categoria que inclui protestos e manifestações. Desta aproximação, surge uma primeira versão do filme Por Trás da Linha de Escudos, lançado em 2017. Alvo de críticas, o filme é retirado de circulação pela equipe, que decide realizar uma nova edição do documentário a partir do mesmo material bruto. Além de apresentar o cotidiano e o ponto de vista dos policiais, o longa, agora, também comenta a própria feitura do filme, seus dilemas e contradições.

7º – Metrópolis (1927, Alemanha, 14 anos, 153 min, dir: Fritz Lang)

Numa cidade futurística dividida entre os trabalhadores e os planejadores, o filho do maior planejador se apaixona por uma trabalhadora.

Confira a programação de 24 a 30/08

Dias 24 e 25/08

14h – Rheingold – O roubo do sucesso (16 anos)
16h – Uma noite em Haifa (14 anos)
18h – Capitu e o Capítulo (14 anos)
20h – MÔA – Raiz Afro Mãe (10 anos)

Dia 26/08

13h30 – MÔA – Raiz Afro Mãe (10 anos)
15h30 – Capitu e o Capítulo (14 anos)
17h – Cine Déco: curtas-metragens “Patrimônio Adormecido Art Déco” (2004, 09 min, livre) e “Art Déco Oculto” (2021, 30 min, livre) – entrada gratuita
18h – Uma noite em Haifa (14 anos)
20h – O Mestre da Fumaça (18 anos)

Dia 27/08

13h30 – MÔA – Raiz Afro Mãe (10 anos)
15h30 – Capitu e o Capítulo (14 anos)
17h – Cine Déco: METRÓPOLIS (1927, 153 min, 14 anos, dir: Fritz Lang) + roda de conversa com Gutto Lemes, produtor e idealizador do Goiânia Art Déco Festival – entrada gratuita
20h45 – Por Trás da Linha de Escudos (10 anos)

De 28 a 30/08

14h45 – Uma noite em Haifa (14 anos)
16h40 – Capitu e o Capítulo (14 anos)
18h10 – Por Trás da Linha de Escudos (10 anos)
20h – MÔA – Raiz Afro Mãe (10 anos)

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo