NotíciasSaúde

Dia Mundial do Rim 2023 tem como foco a educação da população sobre a prevenção das doenças renais

Class News

O Dia Mundial do Rim, *celebrado em 9 de março*, é uma oportunidade para lembrar a importância dos rins e dos cuidados necessários para mantê-los saudáveis. “Os rins são órgãos essenciais para o corpo humano, responsáveis por filtrar o sangue e remover o excesso de líquidos e resíduos. Eles também controlam o equilíbrio de eletrólitos e sódio, ajudam a regular a pressão arterial e a produzir hormônios”, explica a médica nefrologista Viviane Alves Leite, do Hospital do Rim, em Goiânia

Doenças renais, como a insuficiência renal crônica, podem levar à falência dos rins e a necessidade de diálise ou transplante renal. A hipertensão e a diabetes são as principais causas de doenças renais, por isso é fundamental manter um controle adequado dessas condições. Outros fatores de risco, explica a médica, incluem o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, obesidade e uma dieta rica em sal e proteínas.

É preciso estar atento aos sintomas de problemas renais que podem incluir dor lombar, inchaço, mudanças na cor da urina, fadiga e alterações no apetite. “No entanto, muitas vezes, esses sintomas não aparecem até que a doença renal esteja avançada, por isso é importante realizar exames regulares para detectar problemas precocemente”, conta a médica. O tratamento para as doenças renais depende da gravidade da condição, mas pode incluir medicações, mudanças na dieta, terapia com líquidos e, em casos graves, diálise ou transplante renal.

Prevenir o cálculo renal também é uma questão importante para manter a saúde dos rins e evitar complicações. Algumas medidas simples, explica o urologista Marco Túlio Alves Cruvinel, podem ser tomadas para minimizar o risco de formação de cálculos, como beber pelo menos dois litros de água por dia, evitar dietas ricas em sódio, consumir alimentos ricos em fibras, manter o controle do consumo de proteínas e evitar o consumo excessivo de ácido oxalato, encontrado em alimentos como espinafre, beterraba e nozes. “Além disso, pessoas com histórico de cálculos renais devem seguir as recomendações de seus médicos e realizar exames regulares para monitorar sua saúde renal”, explica Marco Túlio.

Prevenção

A prevenção é a chave para evitar ou retardar a progressão da doença renal, incluindo manter uma dieta saudável, controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e realizar exercícios regularmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), uma em cada 10 pessoas em todo mundo possuem alguma doença renal, que se não diagnosticada e tratada de forma correta pode ser mortal.

Além disso, é importante lembrar que a doação de rim pode salvar vidas. Embora os rins possam ser transplantados de doadores vivos ou falecidos, a falta de doadores disponíveis é um desafio constante. A doação de rim é uma decisão pessoal e muitas pessoas têm medo de doar, mas é importante lembrar que uma única doação pode salvar até três vidas e melhorar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa com insuficiência renal.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo