Notícias

Dia 1º de outubro – Dia do Idoso

Class News

Na data em que se comemora o Dia do Idoso, grande parte da população acima de 60 anos ainda trabalha, como é o caso do nonagenário Abdiel Saraiva

Parar de trabalhar não está nos planos de Abdiel Saraiva, 94 anos. Todos os dias, esse maranhense que se mudou para Goiás aos 19 anos acorda às 5h da manhã, prepara o café e segue de ônibus da Vila Brasília, onde mora, para o Setor Sul, especificamente para a Rizzo Imobiliária, onde trabalha há 13 anos como operador de estacionamento.

“O trabalho faz parte da vida. Eu adoro trabalhar na Rizzo, tenho um ambiente muito sadio aqui, com os colegas, com os diretores, com o meu patrão. E, no fim do mês tenho o salário para completar a aposentadoria”, diz Abdiel, que desde os 7 anos ajudava os pais na lavoura, lá no Maranhão.

Na Rizzo, Abdiel conta com plano de saúde e participação no Programa de Participação de Resultados (PPR), que em 2019 dividiu mais de R$ 600 mil entre os funcionários da empresa.

Aposentado há 22 anos, Abdiel trabalhou no garimpo no norte de Goiás e na construção civil como pedreiro, e depois como encarregado. Lá se vão quase 90 anos na labuta.

‘”A Rizzo é muito feliz de tê-lo. Ele é a paixão dos funcionários, desde o presidente até o auxiliar de limpeza. A gente respeita muito ele, porque ele cuida e respeita muito a todos”, conta Renata Fernandes, gerente de Gente e Cultura Estratégica da Rizzo.

Ela completa que é uma alegria ter colaboradores na empresa que são aposentadas, da terceira idade. “Somos uma empresa que gere as pessoas por competência e meritocracia. Não importa a idade, a raça, o gênero ou a orientação sexual. Contratamos, avaliamos e recompensamos o nosso profissional pela sua competência e pelas entregas, como é o caso do seu Abdiel”, diz.

Para Leonardo Rizzo, presidente do Instituto Rizzo, Abdiel representa a filosofia da empresa. “A nossa responsabilidade social é algo muito amplo. E ter um nonagenário como o Seu Abdiel conosco, aos 94 anos, é uma glória”, diz. “Aqui na Rizzo ele veste a camisa, é quem dá as boas vindas ao nosso cliente. Além disso, é conselheiro, bem humorado e tem bons exemplos para passar para todos os colegas”, conclui.

Seu Abdiel faz parte de um grupo do mercado de trabalho que tem participação importante no total da População Economicamente Ativa (PEA) e na contribuição da renda familiar. Dados do IBGE de 2011, dizem que 63,7% dos idosos é chefe de família. A maior parte da população é composta por mulheres (55,7%), está em áreas urbanas (84,1%) e a maioria é branca (55%). Desses, 32% têm 3,9 anos de estudo, em média, e a grande maioria (76,8%) recebe algum benefício da Previdência Social.

Os ocupados com mais de 60 anos estão mais concentrados no setor de serviços (52,8%) e no comércio (22,3%). Na indústria, a participação é de 11,9%. “Esses números mostram que, para melhorar a renda, o aposentado volta para o mercado de trabalho”. Dos ocupados com mais de 60 anos, 43,9% são autônomos; 31,4%, assalariados; 9,8%, empregados domésticos e 9,7%, empregadores. Atualmente, a expectativa de vida ao nascer é de 76,2 anos. Em 2060, será de 81.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo