Viagem

Destino: Barra Grande, a grande pérola do charmoso litoral do Piauí

Class News

Um dos novos points do turismo brasileiro e internacional, Barra Grande Piauí vem sendo muito comentada na mídia e, consequentemente, atraindo muitos turistas que buscam sossego, esporte, boa gastronomia e pousadas charmosas

O nome Barra Grande é devido ao formato da praia, que é estuário o Rio Camurupim. Uma coroa de areia, visível somente durante a maré seca, separa as águas e estende-se cerca de 100 metros mar adentro. Essa visão é imperceptível na maré cheia, quando as águas chegam até poucos metros dos bares de praia, tornando Barra Grande um local de paisagem mutável ao longo do dia.

Chamada de “nova-Jeri” por muitos piauienses, devido ao estilo rústico que a vila vem adquirindo, Barra Grande foi descoberta inicialmente por estrangeiros, que chegaram no pequeno vilarejo de pescadores e foram recebidos com muita hospitalidade pela população local. Os ventos constantes e o mar calmo, propícios para a prática do kitesurf, também foram primordiais para a ascensão da praia. Hoje, Barra Grande já é ponto de parada obrigatório para quem está na famosa Rota das Emoções, caminho ecológico que liga Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do rio Parnaíba.

Curiosidade: a praia é designada frequentemente de Barra Grande do Piauí devido à confusão de muitos turistas com outra famosa Barra Grande, a da Bahia. Para os que preferem uma barraca com sombra e um mar tranquilo para crianças, Barra Grande também é uma boa opção. Diversas opções de barracas de praia oferecem conforto para o turista e o mar também é convidativo para o banho. A maré varia bastante ao longo do dia, sendo que na maré baixa é possível caminhar sentido mar e observar peixes e conchas.

Como Chegar:

Pela estrada BR-402 (Parnaíba – Chaval), pegue a entrada para Barra Grande e Cajueiro da Praia, perto do vilarejo de Camurupim. A partir desta estrada, você tem duas opções: a mais curta é pela estrada que leva diretamente a Barra Grande (entre à esquerda na placa indicativa – 14 km); a outra maneira é seguir até Cajueiro da Praia (12 km) e de lá pela estrada de paralelepípedo para Barra Grande (8 km na beira da praia, mais agradável).

O que fazer em Barra Grande:

Durante o dia:

O mais indicado é almoçar ou beliscar em uma das barracas de praia, apreciando a vista do mar. Há alguns restaurantes na praça da Igreja e na rua Principal que abrem neste período também, podendo desfrutar da feira de artesanato local.

Durante a noite:

Ir ao centro noturno de Barra Grande. Não é o centro da vila propriamente dito, mas a área de restaurantes, bares e lojas charmosos, que abrem nos finais de tarde. Não faltam opções para escolher para jantar ou tomar um drink! Caso vá na baixa temporada (após o Carnaval, até o final de Maio), previna-se: a maioria dos estabelecimentos estará fechada durante a semana.

Passeios

Passeio do Cavalo Marinho e Lagoa do Mangue: Passeio feito pela Associação dos Condutores de Turismo de Barra Grande (Barratur) em um barco pelo mangue passando até o estuário do Cavalo Marinho.

 

 

Coroa de Iemanjá:

Na maré baixa, é possível caminhar mar adentro para a Coroa de Iemanjá, uma faixa de areia exposta. Esta formação de pedras em forma de coroa só aparece com a descida da maré e proporciona uma  vista especial de Barra Grande.

Onde se hospedar:

Terra Patris Atellier Pousada – O Terra Patris Atellier Pousada está localizado a 200 metros da praia de Barra Grande do Piauí, em uma das áreas mais tranquilas do povoado, próxima a atração chamada Coroa de Iemanjá. Propomos um novo conceito de hospedagem, privilegiando conforto e aconchego, com a privacidade de se hospedar em um de nossos 3 bangalôs ou 3 quartos (máximo de 17 hóspedes por dia). O Terra Patris combina elementos rústicos da cultura e arquitetura Piauiense, com o conforto que você busca para seu merecido descanso.

Aldeia Namoa – Localizada na área mais tranquila e bela de Barra Grande, com fácil acesso e a apenas 150mt da praia, a Aldeia Namoa mistura simplicidade e requinte com sua estrutura rústica e, ao mesmo tempo, muito confortável. A pousada foi toda construída com material nativo da região e a decoração criativa é inspirada na própria aldeia de pescadores. Aqui na Aldeia Namoa você desfruta o que Barra Grande tem de melhor!

Barra Grande Beach Club – O Barra Grande Beach Club é o lar de dois amigos, Djan & Karl, que apreciam o clima do Brasil, as pessoas e as condições de vento para o kitesurf. Inspirado a partir da arquitetura local e materiais de construção naturais, eles irão recebe-lo em sua casa para um intercâmbio internacional. Localizado apenas a alguns passos de distância da praia, Barra Grande Beach Club oferece uma acomodação confortável e acessível para aqueles que procuram uma experiência genuína de kitesurf ou simplesmente aqueles que procuram a tranquilidade que Barra Grande tem para oferecer. A pousada dispõe de uma infra-estrutura prática que vai fazer a sua kite trip agradável e fácil de organizar, (guarderia, area de limpeza e área de secagem). Barra Grande Beach Club também pode ajudá-lo a organizar suas atividades diárias durante a sua estadia no Piauí. Se é por um dia, um fim-de-semana ou mais, o Beach Club, ira garantir uma estadia agradável e deliciosa em Barra Grande.

Pousada do Fred – Conforto, charme e alegria convivem na principal esquina de Barra Grande. 30m da praia e 50m do boulevard dos restaurantes. As mais modernas instalações estão prontas para oferecer uma estadia prazerosa e inesquecível. Lounge Área pé na areia, em material rústico nativo, oferece um espaço agradável para leituras diversas, pequenas reuniões e jogos entre amigos. Piscina com deck faz diferença a qualquer hora do dia. Um salão de café da manhã garante um espaço arejado para desfrutar um delicioso breakfast. Convênio de Guarderia exclusivo na praia para materiais de esportes náuticos e Internet Wi-Fi gratuita.

Confira os melhores restaurantes da Praia de Barra Grande

La Cozinha

O restaurante foi eleito o número 1 entre os melhores restaurantes da Barra Grande nos quesitos atendimento e sabor, pois oferece aos seus clientes sabores inigualáveis! Quem optou pelo menu de degustação do chef não se arrependeu e recomenda, além disso a casa oferece excelentes vinhos para acompanhar os pratos.

Manga Rosa

Da mesma forma que o anterior, o restaurante Manga Rosa encantou os visitantes nos quesitos atendimento e sabor. Oferece um variado cardápio com várias opções de pratos e frutos do mar, combinados com temperos especiais e fresquinhos! O ambiente, de pé na areia e com iluminação um pouco reduzida, é outro ponto que transforma o restaurante em um ambiente romântico e aconchegante.

La Pizza

A charmosa pizzaria à beira mar, é considerada por muitos a melhor pizzaria de Barra Grande. O atendimento atencioso e o serviço rápido dos garçons chamam a atenção dos clientes, a massa da pizza cheirosa, macia e fresquinha também conquista quem visita. A pizzaria assa as pizzas em forno à lenha e oferece os mais variados sabores!

Bandoleiros

É uma constante o atendimento dos melhores restaurantes da Barra Grande serem super elogiados e com o Bandoleiros não é diferente, mas além disso é bastante agradável o ambiente simples e rústico acompanhado de música ao vivo. A comida é, simplesmente, deliciosa! Digna de ser considerada de alta gastronomia, são frutos do mar, peixes e carnes combinados com elementos da região! Praticamente, todos que já visitaram chamam a atenção para o inigualável sabor dos drinks oferecidos pelo restaurante, que disponibiliza as bebidas tradicionais brasileiras, mas também da criação do próprio local com ingredientes regionais!

Trabalha Brasil

Barraca à beira da praia o Trabalha Brasil, também une a incrível beleza da praia de Barra Grande e na opinião dos visitantes está entre os melhores restaurantes da Praia de Barra Grande. O cardápio variado com frutos do mar e peixes, mais os drinks e coquetéis, a cerveja gelada e o incrível mar azul de Barra Grande compõem um ambiente incrível para levar a família e os amigos!

Não deixe de conferir e saborear as delícias do Nordeste em grande estilo nas Praias de Barra Grande!

A culinária na Praia de Barra Grande é constantemente desenvolvida pelos chefs dos melhores restaurantes de praia. Estes são os eleitos entre os melhores pelos visitantes, mas existem muitos outros que da mesma forma prezam pela excelência no atendimento e na comida! Entre em contato, agora mesmo, com o seu agente de viagens, e desfrute das lindas paisagens do Piauí e deleite-se na viagem pela Barra Grande!

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo