Política

Goiás tem saldo positivo em setembro de 4.719 novos empregos

Class News

O mercado de trabalho de Goiás registrou a abertura de 4.719 vagas com carteira assinada em setembro de 2019, o que se apresenta como o melhor desempenho para o mês desde 2013, quando 5.160 vagas foram abertas. O saldo no Estado, de janeiro a setembro, é positivo com 40.745 empregos abertos.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – mostram que o mercado de trabalho em Goiás teve um saldo de 40.745 novos postos de trabalho formal acumulado nos nove primeiros meses, uma variação de 3,36% em relação ao mesmo período de 2018.
Goiás admitiu, desde o começo do ano, 469.360 mil trabalhadores e 428.615 mil foram demitidos, o que gerou o saldo positivo de 40.745. Apenas no mês de setembro foram 49.506 mil contratações e 44.787 mil demissões.
O setor de serviços registrou o melhor saldo positivo para o mês de setembro, com 2.210 novos empregos com carteira assinada. Em seguida, vem o comércio, com saldo de 1.098 vagas a mais. O setor que mais fechou vagas foi o da agropecuária, 451. No acumulado do ano, os serviços (15.504) e a indústria da transformação (10.394) tiveram os melhores desempenhos. O único setor com saldo negativo é a administração pública, com 54 vagas a menos.
Os municípios que mais contrataram em setembro foram Goiânia (18.244 novos postos formais de trabalho) e Aparecida de Goiânia (4.476). Itumbiara foi o município goiano com maior saldo negativo de empregos no mês, com menos 442 vagas.
No Brasil, setembro também foi o melhor mês desde 2013, com 157.213 novos postos de emprego com carteira assinada. No ano, o saldo é de 1.314.716.
No caminho certo
O governador Ronaldo Caiado comemora o resultado. E o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, disse que esse momento de geração de empregos em Goiás é fruto do trabalho que vem sendo feito desde o início do ano, com atração e prospecção de novas empresas, além do estímulo com crédito assistido e apoio por parte do Governo.
O governador disse que os números indicam que Goiás está no caminho certo, fazendo o dever de casa, apesar das inúmeras dificuldades e dos problemas que herdou. Mas mesmo assim o cenário para quem deseja empreender e gerar emprego e renda é bom no Estado.
Wilder Morais diz que a atração de novas empresas é uma das suas missões à frente da SIC. Desde o início do ano já foram assinados mais de 40 protocolos de intenção com empresas que querem se instalar ou ampliar as suas instalações e produção. A previsão, assim que essas empresas estiverem operando é de gerar milhares de empregos. “Estamos mostrando resultados positivos e a tendência é de melhorar ainda mais o cenário da geração de empregos”, comenta Wilder.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo