NotíciasViagem

De refúgios desconhecidos a capitais culturais: as tendências de destinos para 2024 de acordo com a Booking.com

Class News

Viajar revela as melhores versões de nós mesmos que às vezes não podemos conhecer totalmente em casa. A Pesquisa anual de Previsões de Viagem* da Booking.com descobriu que quase nove a cada dez (88%) viajantes brasileiros se sentem mais vivos do que nunca nas férias, quando saem do piloto automático para aproveitar a vida dos sonhos. E isso vale para qualquer que seja a escolha: relaxar em climas mais amenos, fazer passeios culturais ou andar de bicicleta pelas ruas da cidade. Embora a paixão e o desejo de viajar sejam pessoais, a Booking.com se aprofundou nas tendências globais de reservas** para compartilhar os dez destinos mais badalados para o próximo ano e ajudar os viajantes a pôr em prática seus planos de viagem para 2024.

BeppuJapão

Em 2024, experiências que envolvem água devem se tornar a tendência mais forte do turismo, graças ao seu efeito calmante e suas possibilidades recreativas. Para os 86% dos viajantes do Brasil que concordam que estar perto da água é relaxante, a cidade de Beppu, localizada no litoral sul da ilha de Kyushu, é uma ótima opção. Situada entre a Baía de Beppu e as montanhas vulcânicas, a “capital japonesa do onsen” tem mais fontes termais naturais do que qualquer outro lugar do país, com águas ricas em nutrientes, areia, vapor e até mesmo banhos de lama. Outra opção é conhecer os “Infernos de Beppu”, uma coleção de oito fontes geotérmicas, que vão desde lama fervente a um gêiser que entra em erupção a cada 30 minutos. O Monte Tsurumi, uma montanha vulcânica que pode ser acessada pelo Teleférico de Beppu, oferece uma vista panorâmica do cume, além de proporcionar um cenário impressionante, e os viajantes aventureiros podem subir o monte a pé, em uma caminhada de 1,3 quilômetros.

Onde se hospedar: situado nas colinas de Beppu, o Terrace Midoubaru, de gerência familiar, é uma acomodação autêntica com seu próprio onsen reservado. Com vista da cidade, todos os quartos dessa pousada dispõem de banheira ao ar livre e terraço privativo. O hóspede pode se aconchegar em camas futon confortáveis à noite, enquanto a decoração em cores neutras e madeira evocam uma sensação de tranquilidade. As atrações de Beppu estão espalhadas por toda a cidade e, para conhecê-las melhor, é possível alugar um carro ou andar de ônibus.

VlorëAlbânia

Considerada a joia dos Balcãs, a Albânia é o destino de praia mais badalado para 2024, devido às suas águas azuis, montanhas e acessibilidade para todos os tipos de viajantes. Escondida no sudoeste está Vlorë, o ponto de partida da Riviera Albanesa e uma excelente base para viagens de carro. Abrigando algumas das mais belas praias da Albânia, a costa é uma opção bem-vinda para os 42% dos turistas do país que estarão em busca de férias de luxo com um orçamento limitado. Durante o dia, o viajante pode passear pelo calçadão, refrescar-se na Lagoa de Narta ou fazer um passeio de barco para a pequena Baía de Grama. À noite, essa cidade histórica ganha vida no animado centro histórico, repleto de boutiques e restaurantes. Vlorë também vem se tornando um destino culinário em ascensão: fãs de gastronomia vão provar o sabor da Itália, a um pulo do Adriático, com frutos do mar frescos sendo os protagonistas dos pratos locais. É possível fazer um bate e volta em Tirana, a 2 horas de carro, e participar de uma aula de culinária albanesa, para mergulhar nas tradições locais e preparar um tavë kosi (cordeiro tenro assado com arroz em um molho de iogurte temperado).

Onde se hospedar: situado em uma enseada privativa, o Inn Hotel oferece acesso exclusivo à praia e espreguiçadeiras de cortesia. Com um ambiente chique e descontraído, essa acomodação, com o selo Viagem Sustentável da Booking.com incentiva o hóspede a se reconectar com a natureza por meio de sua área verde e quartos que ecoam a paisagem marinha ao redor. Além disso, todas as unidades têm varanda com vista do Mar Adriático e uma deliciosa comida italiana tradicional é servida ao ar livre nos jardins do hotel.

MéridaMéxico

Famosa por suas florestas tropicais, Mérida atrai viajantes em busca de experiências inspiradoras e é perfeita para quem quer encontrar paz em um mundo sempre agitado, além de permitir desvendar a antiga sabedoria e cultura dos maias. É possível fazer uma leitura do mapa astral maia na cidade ou participar de uma experiência de cerimônia de cura temazcal, uma terapia de banho a vapor ancestral para o renascimento físico e espiritual. Mérida fica a um curto trajeto de carro de muitas das ruínas sagradas de Yucatán, e a capital colorida oferece uma excelente base para descobrir Chichén Itzá, um antigo sítio arqueológico. O passeio por Chichén Itzá e um cenote inclui transporte de ida e volta para descobrir esse Patrimônio Mundial da UNESCO e os poços formados por cavernas desabadas. Para três em cada cinco (58%) pessoas do Brasil interessadas em saber mais sobre as origens das iguarias nas férias de 2024, uma aventura gastronômica como um passeio a pé com comida de rua vai despertar os sentidos com a degustação de sabores locais, como a cochinita pibil (porco assado lentamente) e os panuchos (tortilhas recheadas picantes).

Onde se hospedar: situado em meio a jardins, o Casa Lecanda Boutique Hotel é uma villa luxuosa neoclássica localizada perto do centro de Mérida. A acomodação terapêutica, que faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, oferece uma variedade de serviços, desde tratamentos personalizados de spa a sessões de yoga, além de um bar de vinho e tequila. O hotel tem pátios cheios de palmeiras e conta com atividades realizadas por guias locais, como aulas de culinária mexicana conduzidas por um chef no local.

PortlandEstados Unidos

Com uma natureza peculiar, a maior cidade do Oregon acolhe comunidades locais e experiências regenerativas. Esse destino é ideal para 62% dos viajantes brasileiros que querem ver a sustentabilidade ganhar força em 2024. Celebrada como uma das cidades mais verdes dos EUA, Portland é conhecida por sua arquitetura sustentável de ponta, como a do Natural Capital Center, que tem pisos feitos de pneus de borracha reciclados. Os moradores de Portland adotam o estilo de vida FLOSS: Fresco, Local, Orgânico, Sazonal e Sustentável, graças aos muitos restaurantes com produtos vindos direto da fazenda, mercados com lixo zero e cafés ecológicos na cidade. Não é à toa que esse destino é o paraíso dos viajantes conscientes. O ciclismo é uma ótima maneira de passear pela região, que conta com uma rede de ciclovias de 507 km percorrendo parques e jardins. Quem ama a natureza vai adorar fazer uma caminhada pelo Columbia River Gorge, um passeio guiado por esse desfiladeiro passando por cachoeiras.

Onde se hospedar: no bairro criativo de Kerns, o Tiny Digs – Hotel of Tiny Houses oferece chalés de madeira com temática individual e casas em miniatura, a uma curta caminhada das lojas de aluguel de bicicletas e dos cafés que servem os famosos donuts da cidade. Recebendo todos os viajantes de braços abertos, essa acomodação participante do programa Travel Proud da Booking.com também oferece cabanas que aceitam animais de estimação. É a opção ideal para os 41% dos viajantes brasileiros que gostariam de levar seu animal de estimação nas férias de 2024 em vez de pagar um hotelzinho ou “pet sitter”.

ValkenburgPaíses Baixos

Os Países Baixos são muito mais que sua capital. Mesmo sendo adorável durante todo o ano, é no inverno que a cidade de Valkenburg, na província de Limburg, se transforma em um conto de fadas. Por isso, é o destino perfeito para os 70% dos viajantes do Brasil que querem viajar para um lugar mais frio em 2024. A cidade é famosa por suas cavernas de marga, incluindo a Caverna de Veludo que remonta à Idade Média e é composta por rotas de fuga secretas conectadas ao Castelo de Valkenburg. Atualmente, o mercado anual de Natal acontece nesse labirinto, onde os visitantes podem conhecer um paraíso subterrâneo com luzes brilhantes, aldeias em miniatura e barracas que vendem waffles banhados em chocolate derretido. Acima do solo, um passeio a pé autoguiado pela cidade permite que os visitantes resolvam enigmas para revelar castelos e muralhas da cidade. Especialmente amado por viajantes neerlandeses locais que buscam uma viagem revitalizante, o cenário montanhoso nos arredores torna o destino ideal para caminhadas e ciclismo nos meses de verão.

Onde se hospedar: Château St. Gerlach, situado no Vale de Geul e a uma curta viagem de carro ou de trem da cidade, proporciona uma estadia campestre elegante em um antigo mosteiro do século XV. No verão, o hóspede vai se surpreender com jardins de ervas, um vinhedo e roseirais. No inverno, é possível se aconchegar junto à lareira no bar, ou aproveitar a piscina aquecida e o banho turco. O luxo se estende ao restaurante, no qual esse hotel com selo Viagem Sustentável da Booking.com usa o mel das suas colmeias e os vegetais dos seus jardins. É recomendável visitar a igreja decorada com afrescos no enorme terreno do hotel. 

Buenos AiresArgentina

Uma nova safra de chefs e restauranteurs pioneiros em conceitos culinários inovadores está dando vida à capital cosmopolita da Argentina. Em 2024, fãs de gastronomia poderão desfrutar de uma experiência culinária única em Buenos Aires. A cidade tem restaurantes com estrela Michelin que servem pratos argentinos com toques futuristas, além de regiões movimentadas com comida de rua, padarias veganas e pratos autênticos da culinária do país. Uma boa pedida é ir para os bairros artísticos de La Boca ou El Caminito para saborear o asado, uma grelha tradicional ao ar livre onde se prepara o típico churrasco. E experimentar o delicioso dulce de leche usado nos alfajores. Buenos Aires é famosa por sua boa comida, vinhos finos e belas artes, impulsionada por uma mistura de arte de rua e tango. Além da paixão latina, essa cidade tem muitas atrações, a maioria delas gratuitas, desde museus de arte até a Reserva Ecológica.

Onde se hospedar: situado no badalado bairro de Puerto Madero, o Hotel Madero Buenos Aires dispõe de um spa na cobertura com vista panorâmica, um ótimo local para apreciar o pôr do sol nessa cidade plana. Além disso, essa acomodação participante do programa Travel Proud da Booking.com oferece uma recepção especial com um coquetel de cortesia para o hóspede saborear no conforto da sua varanda. O hotel, que conta com o selo Viagem Sustentável da Booking.com, serve pratos de origem local, como carnes grelhadas, frutos do mar frescos e opções vegetarianas.

ChemnitzAlemanha

A pouco conhecida Chemnitz é um destino para ficar de olho em 2024. Rica em cultura e história, a cidade é muitas vezes ofuscada pelas vizinhas Dresden e Leipzig. No entanto, a atenção estará voltada para essa Capital Europeia da Cultura nomeada para 2025, que está se preparando para celebrações no próximo ano. Em uma região repleta de castelos no topo de uma colina e palácios barrocos, o viajante vai encontrar grandes exposições com esculturas, pinturas da era romântica, tecidos e artesanato, além de festivais de música e arte. Os amantes de teatro têm a oportunidade de participar de apresentações no centenário Teatro Chemnitz, que conta com uma programação repleta de opções, como ballet, concertos sinfônicos e até mesmo um show de marionetes. Chemnitz, conhecida como o “Berço do Natal”, está situada no sopé das Montanhas Ore, uma cordilheira que se transforma em um badalado destino de neve no inverno. Para chegar lá, basta alugar um carro e embarcar em uma viagem de 45 minutos.

Onde se hospedar: situado em um edifício de tijolos vermelhos, o elegante e industrial Alexxanders Hotel & Boardinghouse está localizado no centro de Chemnitz, a uma curta caminhada de atrações famosas. A rica história industrial da cidade e a natureza nos arredores inspiraram o design desse hotel, que também tem um selo Viagem Sustentável da Booking.com por seus esforços consideráveis em prol da sustentabilidade. As iniciativas vão desde exibir o trabalho de artistas locais a reinvestir seus lucros em projetos comunitários.

RotoruaNova Zelândia

Lagos e rios, paisagens vulcânicas e aventuras esperam pelos viajantes nessa cidade na Ilha Norte da Nova Zelândia. Situada na margem sul do lago que leva seu nome, Rotorua é famosa por seus gêiseres, piscinas de lama borbulhantes e cultura indígena maori. Esse destino é o paraíso geotermal para quem quer aproveitar a tendência de 2024 que tem a água como protagonista. É possível conhecer as fontes termais naturais (as águas sagradas de Wai-O-Tapu são espetaculares), ou participar de uma atividade como uma descida de trenó nas corredeiras do Rio Kaituna. Vale mergulhar nos costumes e práticas tradicionais do povo maori com uma visita à Tamaki Māori Village. Rica em história e cultura, essa aldeia fica a um curto trajeto de carro de Rotorua, onde é possível apreciar as performances culturais e os tradicionais hāngi (banquetes cozidos a vapor). Essa experiência é ideal para os 74% dos viajantes brasileiros que querem conhecer a culinária nativa nas férias de 2024.

Onde se hospedar: Koura Lodge é um Cama e Café (B&B) com quartos requintados, onde cada unidade possui uma varanda privativa com vista do Lago de Rotorua. Essa tranquila acomodação, que faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, oferece um café da manhã de origem local com opções veganas, servido nos jardins nativos junto ao lago. Além disso, o hóspede poderá participar de atividades lideradas por guias locais, incluindo um passeio de avião para descobrir a paisagem de Rotorua do alto, com transfer desde o píer privativo do chalé.

PanglaoFilipinas

Panglao é uma pequena ilha tropical no Mar de Bohol, famosa por suas praias de areia branca, locais de mergulho de categoria mundial e atividades ao ar livre. Considerado o destino mais verde das Filipinas, a ilha conta com um aeroporto ecológico, atividades que respeitam o meio ambiente e uma South Farm, um novo local de 9 hectares que abastece os hotéis com produtos orgânicos e apresenta artesanato e cultura locais, desde agricultura e pesca até tecelagem. A Alona Beach é a praia mais famosa da região, conhecida por sua animada vida noturna. Para quem quer mais tranquilidade, vale visitar a Danao Beach, rodeada por coqueiros e com menos multidões. Além de relaxar nas praias intocadas, é possível usar Panglao como base para explorar as ilhas próximas: o passeio por ilhas em Bohol visita duas ilhas e as águas do Balicasag Island Marine Sanctuary, onde é possível descobrir jardins subaquáticos e observar golfinhos.

Onde se hospedar: o descontraído Amarela Resort é um destino por si só, a uma curta viagem de carro da Alona Beach e da Danao Beach. O hóspede pode relaxar em uma rede na praia privativa, ou à beira da piscina com um livro da biblioteca do resort. O restaurante dessa acomodação com selo Viagem Sustentável da Booking.com serve iguarias locais com ingredientes frescos da própria horta.

CairnsAustrália

Para os viajantes que procuram um destino para se sentir vivos em 2024, Cairns é um playground tropical. A cena agitada de mochileiros, as feiras noturnas ao ar livre e os bares à beira-mar são o coração dessa cidade litorânea, localizada na parte mais ao norte de Queensland, e porta de entrada para dois lugares classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO: a Grande Barreira de Corais e a floresta tropical de Wet Tropics. Uma excursão de mergulho com cilindro e com snorkel na Grande Barreira de Corais permitirá descobrir um mundo de peixes coloridos e a diversidade da vida marinha. Para elevar a adrenalina, é possível fazer uma experiência de paraquedismo em Cairns, saltando de uma altura de 4.500 metros junto de um mestre de salto duplo profissional.

Onde se hospedar: o Cairns Rainforest Retreat oferece uma casa na árvore situada na floresta, com vista da montanha. A um curto trajeto de carro da animada cidade de Cairns, o hóspede pode desfrutar da piscina compartilhada na cobertura, da churrasqueira e da fogueira. Além disso, esse Cama e Café (B&B) com selo Viagem Sustentável da Booking.com serve um café da manhã com alimentos orgânicos de origem local, além de se esforçar para reduzir o desperdício de alimentos.

*A pesquisa Previsões de Viagem para 2024 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.730 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2023.

**Os destinos tinham que estar entre os 1.000 mais reservados na Booking.com entre 1º de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. A lista resultante foi ordenada por aumento anual. Houve uma leve curadoria dos destinos para garantir a distribuição geográfica.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo