GovernoNotícias

Daniel Vilela avalia que investimentos em infraestrutura energética vão atrair mais indústrias para Goiás

Class News

Fotos: André Costa

Vice-governador esteve na solenidade em que foram anunciados novos investimentos do grupo português EDP, que adquiriu a Celg T em 2021. Empresa, que tem foco em geração e transmissão de energia solar, vai construir mais dez usinas e ampliar capacidade de sete subestações no estado

O vice-governador Daniel Vilela destacou que o Governo de Goiás tem buscado, “de forma criativa e inteligente”, parceiros que possam investir em distribuição e transmissão de energia para que seja consolidado, no estado, um grande sistema de infraestrutura energética que corresponda bem às demandas das indústrias aqui instaladas e que também sirva como atrativo para que novas empresas tragam suas linhas de produção para solo goiano.

De acordo com Daniel, isto é imprescindível para que Goiás receba mais investimentos externos. Daí a importância, segundo ele, dos R$ 600 milhões que o grupo português EDP anunciou na última segunda-feira, 17/7, em evento realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), onde ele esteve junto com o governador Ronaldo Caiado e demais auxiliares do governo. A EDP, vale lembrar, adquiriu em 2021 a Celg T – Celg Transmissão por quase R$ 2 bilhões.

“Neste contexto, a EDP tem um papel tão relevante para Goiás através destes investimentos. Porque temos muitas empresas querendo se instalar aqui, mas o nosso gargalo, sem dúvida, é a infraestrutura energética”, alertou o vice-governador.

O montante anunciado pelos portugueses será empregado em geração e transmissão de energia solar, incluindo a construção de 11 usinas – uma delas, em Iaciara, já está em operação – e obras de ampliação, modernização e aumento de capacidade de sete subestações.

“O governador e eu temos quase que, todo mês, participado de eventos para dar as boas-vindas a empresas que querem investir em energia solar. Tenho certeza de que, nos próximos anos, estaremos bem abastecidos no que se refere à produção de energia. Nosso desafio é justamente antecipar os investimentos em distribuição e transmissão”, ponderou Daniel Vilela.

Ele ainda relembrou anúncios oficiais – e recentes – feitos por empresas como Casa dos Ventos, uma das maiores do país no que diz respeito à energia eólica e solar, que também vão aplicar vultosas somas de recursos em Goiás. E relatou ao público presente algumas passagens da sua viagem à China, em maio último, quando liderou missão comercial do governo estadual.

“Estive com grandes empresas geradoras de energia. O crescimento daquele país nos últimos anos, e o que se projeta para os próximos, tem como um de seus alicerces a estrutura energética. Por isso é tão importante que em Goiás, nós possamos oferecer todas as condições necessárias para as pequenas, médias e grandes indústrias”, encerrou Daniel.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo