Política

Governo de Goiás inaugura Grupo Estadual de Repressão a Estupros

Class News
Foto: Wildes Barbosa

Vice-governador Lincoln Tejota, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade, destaca que atuação da unidade vai contribuir para promover dignidade e justiça às vítimas

Foi inaugurado na manhã de ontem, terça-feira (9) o Grupo Estadual de Repressão a Estupros (GERE), unidade subordinada à Superintendência de Polícia Judiciária. O vice-governador Lincoln Tejota inaugurou oficialmente a unidade, que fica no Setor Jaó, na capital, representando o governador Ronaldo Caiado.

O GERE vai atuar em crimes complexos ou em série, com autoria desconhecida e vai utilizar ferramentas tecnológicas para a elucidação dos casos, com foco em identificar e prender autores de estupro. No local, não haverá atendimento às vítimas, que devem continuar procurando as delegacias especializadas de atendimento à mulher ou à criança e ao adolescente, onde houver, ou as delegacias comuns, para registro de ocorrências.

O trabalho de investigação engloba traçar os perfis dos criminosos e das vítimas, além de parcerias com o Instituto de Identificação e a Polícia Técnico-Científica. O GERE é o primeiro grupo que realiza esse tipo de trabalho específico em todo o país.

O vice-governador Lincoln Tejota comemorou a criação do GERE, que vai contribuir para solucionar casos de difícil elucidação, cujos crimes envolvem crueldade e covardia. “Esse crime é tão ofensivo que é repudiado pelos próprios criminosos. Agora, essas pessoas terão que temer mais ainda cometer esse tipo de crime que é tão ofensivo e que, infelizmente, afeta tanto as nossas famílias”, declarou.

Funcionamento

A delegada Karla Guimarães, titular do GERE, explica que a unidade vai trabalhar de forma alinhada com delegados e policiais de todo o Estado. “Vai haver uma unificação entre a linha de investigação de todas das Delegacias da Mulher e DPCAs (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) nos casos em que houver crime em série. Nós viemos para somar ao trabalho, promovendo a interlocução”. Ela explicou ainda que, geralmente, essas unidades têm circunscrição municipal, o que restringe a área de atuação. Com o GERE, tudo será integrado.

Já a delegada-geral adjunta, Letícia Franco, ressaltou que o Grupo vai atuar de forma incisiva na elucidação. “Essa é uma iniciativa diferenciada, inovadora e que tem tudo para ser de grande valia para a população”. Para o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, esse é mais um passo na promoção da segurança pública “para extirpar esse tipo de violência em nosso meio. Temos um trabalho do governo no sentido da conscientização e da prevenção e nossas forças de segurança têm mostrado que não há espaço para cometimento desse crime nem de nenhum outro em Goiás”, afirmou.

Segundo o vice-governador, desde a época das eleições, em 2018, ele e o governador Ronaldo Caiado ouvem os anseios da população por mais segurança pública, desejo esse que tem sido atendido, como mostra a constante redução dos índices criminais em Goiás, que lidera o ranking de combate à criminalidade no país. “Apesar das dificuldades fiscais enfrentadas, nossas forças policiais têm feito mais com menos e, mesmo com toda a escassez e com toda a dificuldade, estamos vendo nossos homens e mulheres da segurança pública se desdobrarem e apresentarem resultados. Com uma boa segurança, você cria um ambiente bom para os negócios e para a sociedade se desenvolver e essa é uma preocupação do governador desde o início do mandato”, salientou. 

Estrutura

O GERE funciona no Setor Jaó, em Goiânia, ao lado do 26º Distrito Policial. O prédio já pertencia à Polícia Civil e foi reativado. Parceiros auxiliaram na reforma do local, totalizando mais de R$ 22 mil em doações, além da colaboração dos servidores públicos durante as mudanças.

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo