Beleza

Cosmetóloga alerta sobre a importância de ler o rótulo antes de comprar um produto

Class News

O mercado de cosméticos é um dos que mais cresce no país. De acordo com dados da  Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) o setor cresceu 10,6% apenas no primeiro trimestre de 2019. E com uma variedade cada vez maior de marcas, preços e efeitos disponíveis, é importante saber ler rótulos para ter certeza de que está fazendo uma boa compra

A especialista em Cosmetologia Avançada, Jackeline Alecrim explica que é super importante observar as especificações das substâncias da qual um produto é feito para atestar sua qualidade e eficácia. “Assim também é possível verificar se o produto tem substâncias nocivas à saúde como o chumbo e a parafina”, alerta.

Quais informações devem constar no rótulo?

De acordo com a especialista, a função do produto deve ser assinalada de forma clara no rótulo, pois há produtos que podem ser confundidos. “Outro aspecto que deve estar presente é o prazo de validade, que varia conforme a função do cosmético e deve ser criteriosamente observado.”

Jackeline Alecrim aponta ainda que é importante dar preferência para a utilização de produtos dermatologicamente testados. A depender do tipo de produto, é necessário testar uma pequena quantidade em alguma parte do corpo para atestar que ele não causa nenhuma reação alérgica. “Retinol e ácido lipóico, por exemplo, podem causar reações na pele e são facilmente encontrados em produtos anti-idade”, aponta.

A composição também deve estar no rótulo e é uma das partes mais importantes. A lista geralmente aponta as substâncias em ordem de concentração do maior para o menor.

Substâncias para evitar

Amianto: Comumente encontrado em cosméticos e maquiagens em pó, a substância pode ser cancerígena.

Chumbo: Pode causar intoxicação e é usado em cosméticos de alta pigmentação como fixadores ou em tintas de cabelo e batom, na forma de corante.

Formaldeído e liberadores de formol: Usados em produtos de como shampoos e esmaltes. Quando em grandes concentrações, podem causar dermatite de contato e enxaqueca.

Petrolatos: Pode criar uma camada superficial que impede a pele e o cabelo de respirarem. Ou seja, obstrui os poros.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo