Moda

Convênio Contextualizar na Moda III Reúne Empresários e Startups de Moda do Brasil no SPFW 47

Class News

Mais de 200 empresários de diferentes estados do país participam do evento com uma vasta programação de conhecimento, networking e benchmarking

Camila Yahn

O Sebrae, em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (InMod), através do convênio Contextualizar na Moda III, aproxima, há sete anos, pequenas empresas de moda do mercado de alto valor agregado. O projeto leva ao SPFW empresários de pequenos negócios, além de uma seleção de startups de moda do país. Eles terão a oportunidade de participar de uma programação intensa de troca de experiências, rede de contatos, palestras personalizadas, desfiles comentados, lançamentos exclusivos e conhecer os bastidores da semana de moda.

O lounge do Sebrae contará com uma programação extensa. O foco é a geração de oportunidades para alcançar maior visibilidade dos participantes e a promoção de relacionamentos e fortalecimento de networking.

A Cartel 011 atuará em parceria com o Sebrae nesta  47ª edição do SPFW. O consolidado marketplace vai operar a popup store do evento com peças de moda e design, incluindo em seu mix uma curadoria de nove marcas indicadas pelo Sebrae em parceria com o InMod.

As marcas selecionadas para esta edição são: Bárbara Muller (PA), Yemara Atelier (PA), Gandhi (SC), Studio Kalline (SC), Carol Barreto (RJ), Atelier Pepita (RJ), Canarito (MS), Artigo V. (MS), Navarro (ES), Adriana Candido (ES), Cantuai (BA), Fabiane Montemezzo (RS), Invez (RS), ODEN (RS), Cerradouro (MG) e Maihara Brandão (PI).

A Missão Técnica traz a São Paulo 200 empresários de diferentes estados do país que, além de assistirem aos desfiles do SPFW, participam de uma vasta programação com o intuito de desenvolverem networking e benchmarking, identificando processos e ideias que possam ser inseridos em seus negócios.

Os empresários são divididos em dois grupos de 100 pessoas, que participam desta imersão por dois dias consecutivos, sendo o Grupo 1 nos dias 23 e 24 de abril, e o grupo 2, dias 25 e 26 de abril. A programação no lounge se repete a cada dois dias, permitindo que todos empresários tenham acesso a todas as atividades previstas.

Todas estas iniciativas fazem parte do convênio Contextualizar na Moda III que tem o objetivo de oferecer conhecimento e novas experiências para os empresários, visando descobrir melhores maneiras de agregar valor aos seus negócios, trazendo resultados e grande visibilidade – até internacional – para estes empresários da moda.

Aproveitando a bem sucedida experiência realizada na ultima edição do Projeto Estufa no SPFW, nesta edição um novo grupo de startups foi selecionado para participar do evento e apresentar seus produtos e soluções para estes empresários de moda. As startups se apresentarão através de pitches, sempre as 15h no lounge do Sebrae no SPFW. Após os pitches, os criadores das startups poderão agendar reuniões com os participantes da missão e demonstrar melhor seu negócio. As startups participam também de todas as atividades previstas para a missão empresarial nestes dias.

Listas das Startups

Baghome (PI)

Serviço inovador de consultoria de imagem e estilo que permite a experimentação de looks adequados ao seu perfil, em casa ou em lojas conveniadas. A plataforma possibilita ao cliente o acesso a uma vitrine virtual dos produtos de suas marcas preferidas em formato de marketplace e a experimentação antes da decisão de compra. Após cadastro do estilo, medidas e gostos pessoais, consultoras traçam o perfil de cada consumidor e fazem a curadoria das peças, selecionando looks perfeitos que serão enviados diretamente para sua casa, com 2 dias para experimentar à vontade. O cliente poderá também, se preferir, agendar visita a uma das lojas conveniadas com a utilização de um sistema inovador de Pré-Venda no Varejo de Moda, onde poderá receber atendimento focado na experiência e personalização, sendo um grande diferencial para a redução de custos dos lojistas.

Black Purpurin: Moda 3D (SC)

A BP realça o estilo próprio das mulheres, comercializando bolsas, sapatos e acessórios impressos em 3D e 4D com material consciente, além de fazer a curadoria via plataforma.

NASI Núcleo de Análise e Soluções Inteligentes (PE)

A startup desenvolveu um aplicativo que funciona como vitrine de produtos de vestuário de moda e conecta clientes atacadistas com fabricantes, gerando negócios diariamente. O primeiro lançamento foi o App Moda Center Santa Cruz que já tem mais de 145 mil downloads e mais de 5.200 empresas cadastradas, com um feedback de retorno de 70% em vendas através do app.

Eurekalab (RS)

A Eurekalab é uma plataforma web de inovação aberta, baseada na inteligência coletiva, e conecta indústrias/marcas a uma comunidade de criativos e designers para o desenvolvimento de novos produtos. Através de um processo simples e estruturado, lança desafios criativos à comunidade que responde com suas propostas. As empresas/marcas recebem ao final todas a propostas submetidas e as melhores são premiadas e reconhecidas. Através da inteligência coletiva, impulsionam o processo de desenvolvimento de produtos a partir da geração, seleção e validação de ideias com agilidade, eficiência, custo baixo e menor risco. Além disso, a partir da submissão massiva de propostas, os clientes podem identificar padrões técnicos e de design que, a partir de critérios pré-estabelecidos, auxiliam empresas/marcas a tomarem melhores decisões em seu roadmap de inovação.

Dume (SP)

Traz clareza e sustentabilidade para os pequenos negócios através de soluções pautadas na experiência e conhecimento do mercado.

Figurini (MG)

Figurini é um sistema de inteligência que através de um marketplace com avatar 3D e gamificação, otimiza as vendas da indústria da moda, capturando informações da cadeia. Funciona como um “tinder” da moda, o que possibilita uma conexão assertiva entre as marcas ideais para cada lojista multimarcas. Isto é, filtra as marcas que tem mais a ver com a buyer/persona de cada lojista, de forma totalmente personalizada e automatizada. O Figurini disponibiliza para cada marca parceira um marketplace focado no varejo, onde é possível colocar seu estoque ou peças com dificuldade de venda. Neste ambiente uma equipe especializada em moda cria looks com as peças e oferece aos consumidores a possibilidade de criar seu próprio look, testando como ficaria a combinação das peças das diferentes marcas. O mesmo sistema pode ser utilizado por qualquer marketplace e e-commerces do varejo, utilizando a experimentação virtual para impulsionar vendas e marketing na venda virtual, através de venda da licença de uso do sistema.

Moda Limpa (RJ)

Moda Limpa é uma plataforma online que ajuda marcas de moda a encontrar e selecionar fornecedores sustentáveis e éticos em todo o Brasil. Com mais de 450 empresas cadastradas, o Moda Limpa é hoje uma das principais plataformas de moda sustentável do país onde marcas podem pesquisar desde fornecedores de matéria-prima, como algodão orgânico, a prestadores de serviços como estamparias que utilizam mão de obra social e até embalagens recicladas, tudo para tornar seus produtos mais sustentáveis. Depois de selecionar seus fornecedores as marcas podem aplicar para emitir o Selo Moda Limpa, uma tag com ID único para informar seus clientes sobre quem fez aquela peça. Por exemplo, de onde vem o algodão, quem costurou, quem estampou, quanto custou cada uma das etapas e até mesmo o que se fazer com a peça após seu uso, tudo feito através do próprio perfil da marca no site Moda Limpa.

Tesourinhas Cursos (DF)

Na Tesourinhas é possível obter um aprendizado mais flexível sem seguir muitos guias e cronogramas, precisa apenas compreender um pouco da lógica dos processos de aprendizagem. Uma escola humanizada com foco no interesse do aluno. Além dos nossos cursos, a startup ajuda novos designers e marcas a alavancarem seus projetos e a executarem suas ideias da melhor maneira. Contam com um banco de profissionais de diversas áreas de atuação e fazem a ponte entre profissionais e clientes.

Line Ateliê Criativo (PE)

Line Ateliê Criativo é uma startup que presta  serviços de Design e Produção de Moda para as empresas de confecção. Nosso diferencial está na inovação em serviços e processos industriais e sustentáveis. O Ateliê funciona como um organismo de design de moda fora das empresas que unifica as etapas de produção. Nossos serviços são: desenvolvimento de coleções, modelagens digitais, prototipagem, consultoria, assessoria (acompanhamento da produção dentro das confecções), produção de moda e fashion branding.

Além desses serviços o Ateliê possui o viés educacional, oferecendo capacitação dos profissionais do setor têxtil e visa se tornar referência em Design e Moda para a Indústria através de cursos, palestras e workshops.

Programação Missão Técnica

14hrs – Boas Vindas com Empresários

Equipe Inmod / Equipe Sebrae

Entrega do kit de participação, com convite de desfile

15hrs – Pitchs de apresentação de startups

Dume – São Paulo, Figurini – Minas Gerais, Line Ateliê Criativo – Pernambuco, Moda Limpa – Rio de Janeiro

16:00hrs – Palestra Microsoft – “Como criar um ambiente de trabalho moderno e utilizar a tecnologia para melhorar seus negócios”

A Microsoft traz para o SPFW um workshop sobre tecnologias que podem ajudar empreendedores da moda a ter um ambiente de trabalho moderno e, com isso, melhorar os seus negócios, trazendo mais produtividade para as atividades que realizam no seu dia a dia e estimulando a criatividade. Serão apresentados diversos recursos hoje disponíveis no pacote Office 365 por meio da nuvem, possibilitando acesso a partir de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, entre outras funcionalidades oferecidas pela Microsoft.

Rodrigo Toscano de Britto é publicitário de formação e trabalha há mais de 20 anos no mercado de Tecnologia na Informação. Na Microsoft desde 2011, atualmente ocupa a posição de gerente de produtos para aplicações de ambiente de trabalho moderno.

17hrs – Visita ao backstage das marcas Lilly Sarti (23/04) / Handred (25/04)

18hrs – Palestra Usefashion – Ciclo de Moda e Formação de Tendências

Nesse palestra, Sofia Martellini mostra como o estudo de tendências busca facilitar o entendimento daquilo que é provável e preferível em termos de consumo, mostrando que tendências podem ser aplicadas em diferentes setores.

Sofia Martellini, formada em Negócios da Moda pela Anhembi Morumbi, trabalhou com produção de moda após fazer cursos na área de fotografia e redação quando morou em Nova York. Faz parte do time da Ascential há 6 anos, onde se especializou em pesquisa de tendências, e hoje atua como Gerente de Conteúdo da Use Fashion, escrevendo sobre os principais direcionamentos de moda para pequenas empresas brasileiras.

Dia 2 – 24 e 26 de abril

8:30 as 13hrs – Mini Curso Moda com Camila Yahn

Local: Centro SEBRAE de Referência em Educação Empreendedora

Av. Rio Branco, 1269 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01205-903

História da moda: uma passagem pelos momentos mais relevantes da moda, compreendendo a importância de estilistas como Coco Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent, até os dias atuais, de grandes conglomerados, fast fashion e a ascensão do acessório.

As transformações que estão criando o novo cenário da moda: quem são os estilistas e as marcas que estão transformando a indústria; de sustentabilidade e see now buy now à diversidade, quais os assuntos e as tendências de comportamento que têm pautado as mudanças recentes.

A revolução do digital e a época da incerteza: o que significa, quais são as mudanças que vieram com ela + dicas de como atualizar o seu negócio neste caminho

Cultura de moda: uma amostra com vídeos de desfiles e fotos dos momentos mais icônicos da moda contemporânea.

15hrs – Pitchs de apresentação de startups

Baghome – Piauí, Black Purpurin – Santa Catarina, Eurekalab – Rio Grande do Sul, Nasi – Pernambuco, Tesourinhas – Brasília

Camila Achutti

16hrs – Palestra: MasterTech – Inovação, Tecnologia e Moda – Camila Achutti

Estereótipos estão em todas as áreas, e a moda e a tecnologia são emblemáticas. A junção da Moda com a Tecnologia está em todos os lugares o tempo todo, as pessoas só não enxergam. Esse é o objetivo do Mastertech FashionTech: mostrar essa convergência de mundos que já andam juntos antes mesmo da tecnologia estar na moda.

Nesse encontro Camila Achutti, CEO da Mastertech, tem a missão de desmistificar perspectivas e conscientizar as pessoas, de forma democrática e inclusiva sobre como a tecnologia e a moda bebem das mesmas fontes, em conjunto com Juliana Pirani, fundadora da Startup de FashionTech EFitFashion.

17hrs – Fashion Revolution – Faça parte da revolução

Resumo: Todo ano, na semana do dia 24 de abril, acontece a Semana Fashion Revolution ,um movimento global que incentiva maior transparência, ética e sustentabilidade no setor de moda. Marcas, indústrias, profissionais, estudantes e sociedade civil se mobilizam para celebrar as pessoas por trás das roupas e discutir alternativas em prol da moda consciente.

Fernanda Simon, diretora executiva e fundadora do Instituto Fashion Revolution Brasil, estará na SPFW, no lounge Sebrae, falando sobre o poder de mudanças que temos tanto como consumidores, como profissionais do setor. O Fashion Revolution acredita que a moda é uma força para o bem e convida a todos para uma discussão revolucionária.

18hrs – Tema e Coleção: Caminhos de Inspiração – Jefferson de Assis

A escolha do tema de uma coleção de moda orienta o processo de criação. Cada estilista interpreta o tema de uma maneira. Mesmo que duas ou mais marcas usem o mesmo tema em uma estação, as propostas serão completamente distintas.

Quando se elege uma temática, deve-se estudá-la o máximo possível, tentar conhecer todos os detalhes para que a interpretação não seja superficial. Quanto mais se conhece, mais associações podem ser feitas e assim consegue-se criar produtos diferenciados.

Neste bate-papo, o estilista Jefferson de Assis analisa o tema de duas coleções vistas na SPFWN47.

19hrs – Bate Papo Comunicação de Moda na Nova Era com Gisele Najar 

Vivemos a era da revolução tecnológica, que  alterou radicalmente os paradigmas da comunicação, os padrões da transmissão de informações e, consequentemente, os hábitos dos consumidores.

Manter-se em evidência é um grande desafio nessa realidade veloz e competitiva.

O objetivo do bate papo é apresentar aos participantes como as marcas vêm se remodelando para criar uma comunicação eficaz com um público cada vez mais conectado e exigente e despertar o olhar para a inovação e novas oportunidades para se conectar de forma assertiva com seus consumidores.

Gisele Najjar, profissional de comunicação com mais de 20 anos de atuação no segmento de moda e lifestyle, é sócia da Bond Projetos Especiais, agência de comunicação, marketing de conteúdo e influência.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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