GastronomiaNotíciasVariedades

Vinhos para o Ano Novo

Class News

Para escolher o vinho ideal para o Ano Novo, é preciso levar em conta alguns fatores, como o tipo de comida, o clima, o gosto pessoal e o orçamento. Não há uma regra única ou uma resposta certa, mas algumas dicas podem ajudar a fazer uma boa escolha

Em geral, recomenda-se harmonizar os vinhos com os pratos de acordo com a intensidade de sabor, a textura e a gordura. Por exemplo, pratos mais leves e delicados, como saladas, frutos do mar e peixes, pedem vinhos mais leves e frescos, como os brancos, os rosés e os espumantes. 

Já pratos mais pesados e intensos, como carnes vermelhas, assados e queijos, combinam melhor com vinhos mais encorpados e estruturados, como os tintos.

Outra dica é considerar o clima e a temperatura do local onde será servido o vinho. Em lugares mais quentes, os vinhos mais refrescantes, como os brancos, os rosés e os espumantes, são mais indicados, pois ajudam a amenizar o calor. Em lugares mais frios, os vinhos mais quentes, como os tintos, são mais apropriados, pois aquecem o corpo e o paladar.

Também é importante respeitar o gosto pessoal de cada um, pois o vinho é uma bebida que deve proporcionar prazer e satisfação. Não adianta seguir uma regra de harmonização se o vinho não agrada ao seu paladar. Por isso, é bom ter uma variedade de vinhos à disposição, para que cada um possa escolher o que mais lhe agrada.

Abaixo, confira algumas indicações de uvas presentes nos vinhos do Grupo Vino! para acompanhar a virada do ano:

Presentes em vinhos brancos: Chardonnay, Pinot Grigio, Torrontés, Riesling, brancos do Loire, Sauvignon Blanc, Viognier e Vermentino.

Presentes em vinhos tintos: Alentejo, Carménère, Syrah, Carménère ou Nero d’Avola, Dolcetto, Montepulciano, Bordeaux jovens, Borgonha Villages, Cabernet Sauvignon e Malbec.

Presentes em vinhos espumantes: Champenoise Brut, Rosés, Brut brasileiros e Moscatel.

Sobre o Grupo Vino!

Com o objetivo de democratizar o consumo de vinhos a um preço acessível, o Grupo Vino! inaugurou a primeira loja em 2015. A partir de 2019, passou a expandir a operação para outros estados brasileiros e hoje conta com mais 45 unidades de wine bars espalhadas pelo país.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo