CasaNotícias

Confira 6 dicas para a compra do primeiro imóvel

Class News

Especialista em direito imobiliário separou seis passos para quem planeja realizar essa compra

O primeiro imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas é essencial fazer um bom planejamento para atingir esse objetivo. Essa aquisição exige um alto investimento e um comprometimento  do comprador, o que requer cuidados importantes para não ter problemas para fazer os pagamentos necessários nem se arrepender da escolha.

Para auxiliar nesse momento tão importante, o Diego Amaral, advogado e especialista em direito imobiliário, separou seis dicas essenciais para você acertar na compra e não se deparar com dificuldades após fechar negócio.

1) Defina o tipo de imóvel:

Ao procurar o primeiro imóvel para comprar, você encontrará diversas opções: casas ou apartamentos, coberturas, imóvel na planta, novos ou usados, em condomínio ou individuais.

2) Escolha uma boa localização:

A localização do imóvel influenciará na sua rotina, então deve ser avaliada com calma. Considere questões como segurança, distância em relação aos pontos de interesse e vias de acesso para definir os bairros de sua preferência.

3) Considere o valor da entrada para compra do primeiro imóvel:

O financiamento é a opção mais comum para a compra, mas exige o pagamento de uma entrada, que varia de acordo com a linha de crédito e o tipo de imóvel e, geralmente, começa em 10% do valor total.

4) Planeje o restante do pagamento:

Não basta planejar o pagamento da entrada: você precisa considerar o valor das parcelas para ter tranquilidade com a quitação do imóvel. Não adianta assumir prestações muito altas, que comprometerão o seu padrão de vida e podem se tornar inviáveis diante de imprevistos.

5) Avalie se é possível usar o FGTS para compra do primeiro imóvel:

Para facilitar a compra do primeiro imóvel, verifique se é possível utilizar o saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ele pode ser usado para pagar a entrada, pagar parte do valor das prestações ou amortizar o saldo devedor, inclusive para quitar o valor remanescente.

6) Documentação:

Depois de escolher o imóvel, a localização e definir os métodos de pagamento, o último passo é se atentar à documentação. Antes de tomar qualquer decisão, é muito importante que o cliente visite o imóvel, e, se for na planta, confira o projeto e garanta que o local tem todas as características desejadas para realizar o sonho da compra do primeiro imóvel.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo