GastronomiaNotícias

Caqui: 7 receitas com a fruta adocicada que conquista o paladar

Class News

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina formas diferentes de incluir no cardápio o alimento, saboroso, que tem muitos benefícios nutricionais

Fruto originário da Ásia, o sabor adocicado do caqui conquistou o paladar brasileiro, mas ainda não faz parte do consumo habitual de muitas pessoas. “Com o outono, começa a safra de frutas típicas da estação, entre elas o caqui, que, embora não faça parte da rotina de consumo, tem muitos nutrientes e merece integrar o cardápio de quem busca uma alimentação saudável e balanceada”, sugere Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Embora a forma mais comum de consumo seja in natura, Renata ressalta que o caqui pode ser incluído no cardápio como sobremesa das refeições principais, geleias, sorbet, tortas doces, mousses, pavês e em lanches. Pode ainda ser usado em receitas salgadas, como molhos para massas, saladas e canapés.

Além da suculência, a fruta é rica em vitaminas e traz grandes benefícios para manter a saúde em dia. “Por ter uma grande quantidade de vitamina C, o caqui aumenta a imunidade corporal e também atua como antioxidante, com a função de inibir e reduzir os danos causados pela ação dos radicais livres”, observa a nutricionista.

Com aproximadamente 120kcal para cada 100g, o caqui é considerado um grande aliado para promover energia ao corpo. Fonte de potássio, é capaz de auxiliar no controle da pressão arterial e na diminuição de câimbras. “O consumo antes e depois da realização de atividades físicas pode ser uma aposta interessante para manter a performance e estimular um bom desempenho durante o exercício”, indica Renata.

O alimento possui alta taxa de licopeno, que está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de próstata. O consumo da fruta também ajuda na saúde do cabelo e da visão e no retardamento do envelhecimento precoce.

Como escolher?

Na hora de escolher o caqui para levar para casa, é importante observar se a casca está íntegra, sem bolores, e com o tom entre alaranjado e vermelho. “Se a casca tiver alguma rachadura ou amolecida, o caqui deverá ser consumido mais rapidamente. Ao toque, a polpa deve estar firme”, orienta Renata.

A nutricionista selecionou sete receitas práticas e saborosas para incluir o consumo da fruta na rotina.

Muffin de caqui

1 xícara de chá de polpa de caqui

4 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de chá de farinha de trigo

½ xícara de chá de farinha de aveia

1/2 xícara de chá de açúcar

2 ovos

100ml de iogurte natural

1 colher de chá de canela em pó

Suco de 1 limão

½ xícara de chá de castanhas de caju picadas

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Bata no liquidificador o caqui, a manteiga, o iogurte e o limão. Transfira para uma vasilha e misture os demais ingredientes, exceto as castanhas. Misture bem, até formar uma massa homogênea. Acomode a massa em forminhas de cupcake e decore com as castanhas picadas. Leve para assar por cerca de 20 minutos.

Petisco de queijo com caqui

1 caqui médio

2 palitos de queijo coalho

Mel a gosto

Modo de preparo:

Faça cubinhos com o queijo coalho e grelhe cada um dos lados. Corte o caqui em tiras, de modo que possam ser acomodadas sobre os cubos de queijos. Prenda o caqui no queijo com palitos de dentes ou próprios para petiscos. Regue com o mel e sirva.

Sorbet de caqui

3 caquis bem maduros

3 colheres de sopa de açúcar

Suco de 1 limão

Modo de preparo:

Descasque e bata os caquis em um mixer. Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata novamente. Leve ao freezer por cerca de 2 horas. Retire a massa do freezer e bata novamente no mixer. Outra opção é levar a massa antes mesmo de congelar direto para uma sorveteira.

Geleia de caqui

4 caquis maduros

½ xícara de chá de açúcar refinado

1 xícara de chá de água

Suco de ½ limão

Modo de preparo:

Retire a pele dos caquis e passe as polpas por uma peneira grossa. Leve todos os ingredientes para uma panela em fogo baixo e mexa até formar consistência de geleia. Guarde em um pote de vidro na geladeira e consuma acompanhado de pães, grissinis, tortilhas ou torradas.

Molho de caqui para massas

5 caquis maduros médios

2 dentes de alho amassados

½ cebola ralada

2 colheres de sopa de azeite

½ xícara de chá de salsinha picada

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Bata os caquis em um mixer e acrescente o conteúdo batido ao refogado. Acerte o sal e a cebola e cozinhe até o molho começar a ferver. Acrescente na massa de sua preferência.

Salada de folhas com caqui

1 caqui maduro cortado em fatias grossas

1/3 de maço de rúcula

1/3 de maço de alface roxa

1 xícara de chá de muçarela de búfala picada

½ xícara de chá de nozes descascadas

Azeite e sal a gosto para temperar

Modo de preparo:

Monte a salada em um recipiente de sua preferência. Acomode as folhas, a seguir, as fatias de caqui, a muçarela e finalize com as nozes. Regue com azeite e acrescente sal antes de servir.

Purê de caqui

2 caquis sem casca

1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

½ colher de sopa de manteiga

Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo:

Triture os caquis com a ajuda de um mixer, de modo a formar uma polpa com pedaços. Derreta a manteiga em uma panela e em seguida acrescente os demais ingredientes. Mexa bem, sempre em fogo baixo, até que forme uma massa com consistência de purê.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo