Câmara de Aparecida concede títulos de Cidadão Aparecidense a militares por contribuição à segurança pública e ao desenvolvimento do município
A autoria das homenagens foi do vereador Cristiano Zoi

Por iniciativa do vereador Cristiano Zoi, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou, na noite de ontem, 29, sessão solene para homenagear 18 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás com a entrega do título de Cidadão Aparecidense. A honraria reconhece a dedicação desses profissionais à segurança pública e ao desenvolvimento do município.
A Mesa Diretiva da solenidade foi composta pelo vereador proponente, Cristiano Zoi; pelo coronel Alan Pereira Cardoso; pelo secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marco Aurélio; pelo secretário da SMTA, coronel Éder Fernandes; e pelo vice-prefeito João Campos.
Representando os homenageados, o coronel Alan Pereira Cardoso expressou sua gratidão pela homenagem.
“Para nós é uma imensa alegria receber, ao lado de outros 17 militares, este honroso título. Trabalhamos e residimos em Aparecida, e esta propositura apenas confirma aquilo que já sentimos em nossos corações, que é o pertencimento e o orgulho de sermos cidadãos aparecidenses. Há muitos anos contribuímos com o desenvolvimento desta cidade. Como diz o hino, Aparecida acompanha o progresso da capital, mas, na verdade, talvez já esteja à frente, graças ao trabalho do Executivo Municipal, na pessoa do prefeito e seu secretariado, desta Casa de Leis, do Governo Estadual e da colaboração entre as forças de segurança”, enalteceu o coronel.
Em seguida, o propositor do evento destacou o simbolismo da homenagem.
“Essa homenagem aos guerreiros e guerreiras de farda é um gesto de gratidão, mas, acima de tudo, é o reconhecimento da coragem. Coragem essa que não se revela apenas no campo de batalha contra a criminalidade, mas também nos simples atos de vestir a farda todos os dias. Sabemos dos riscos, dos desafios e do peso que ela carrega. O verdadeiro sacrifício começa dentro de casa, quando cada policial ou bombeiro se despede de sua família sem saber o que o dia lhe reserva. Esse é o verdadeiro ato de bravura. Combater o crime, salvar vidas, proteger os inocentes, coibir atrocidades, são missões diárias que poucos têm coragem de encarar, mas todos vocês que estão aqui são vitoriosos. Servir, proteger e enfrentar o desconhecido. Vocês se colocam sempre entre o perigo e a sociedade, vestem essa camisa para defendê-la. Vestir essa farda, mais do que uma função, é um chamado, é uma responsabilidade e é amor pelo próximo”, exaltou Cristiano Zoi, que ainda relatou um episódio marcante de sua vida, quando, em 2005, perdeu um amigo vítima de latrocínio, fato que reforçou sua compreensão sobre a importância da segurança pública e da valorização dos profissionais que a integram.
“Entendo que devemos, sim, homenagear as pessoas. Por isso, estou aqui para agradecer. Esta homenagem é singela, mas que sirva de combustível para que todos vocês não desistam dessa missão. Que cada honraria recebida hoje sirva de lembrete de que o povo goiano reconhece e valoriza a luta diária de cada um de vocês”, completou Zoi.
Por fim, o vice-prefeito João Campos também discursou, ressaltando sua trajetória na Polícia Civil e a relevância da iniciativa.
“Estar aqui hoje me remete ao início da minha carreira, quando ingressei na Polícia Civil, em 1983, e fui lotado justamente em Aparecida. A sessão proposta pelo vereador Cristiano é um gesto importante, pois demonstra que o Legislativo está ao lado das forças de segurança e compartilha do mesmo compromisso do prefeito Leandro Vilela em fortalecer o sistema de segurança pública da nossa cidade”, afirmou.
Após os discursos, foi iniciada a entrega dos títulos, que simbolizam o reconhecimento ao trabalho e à dedicação desses militares na promoção da segurança e do bem-estar da população aparecidense.
Confira os homenageados que receberam a honraria:
· Decreto Legislativo nº 012/2025 – Ernane Pereira da Rocha.
2º Sargento da Polícia Militar de Goiás, natural de Goiânia. Ingressou na corporação em 2010 e atua no 41º BPM desde 2014. Possui formação em Gestão e Segurança Pública e mais de 50 cursos, sendo reconhecido por sua conduta exemplar.
· Decreto Legislativo nº 013/2025 – Allan Pereira Cardoso.
Coronel da PMGO, com 25 anos de serviços prestados. É bacharel em Direito e especialista em Segurança Pública, Análise Criminal e Altos Estudos de Segurança. Presidiu a transição da Companhia Tática para a CPE e atualmente é presidente da Associação dos Oficiais da PM e Bombeiros de Goiás.
· Decreto Legislativo nº 014/2025 – Lucas Antônio de Morais Gomes.
Tenente-Coronel da PMGO, com formação em Direito e diversas especializações. Atua no 2º Comando Regional em Aparecida e tem ampla experiência em inteligência e comunicação institucional.
· Decreto Legislativo nº 015/2025 – Rogério Virgílio de Rezende Tomé.
Tenente-Coronel da PMGO, com 20 anos de carreira. É bacharel em Direito e já atuou também no Corpo de Bombeiros. Atualmente comanda o 27º Batalhão.
· Decreto Legislativo nº 016/2025 – Luiz Henrique Cardoso dos Santos.
2º Tenente da PMGO, com 25 anos de serviços prestados. Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, atua como chefe do serviço de inteligência do 45º BPM.
· Decreto Legislativo nº 017/2025 – Daniela Silva de Almeida Melo.
Major da PMGO, com 15 anos de atuação na corporação. Bacharel e pós-graduada em Direito Penal, já comandou diversas unidades e lidera atualmente a 43ª CIPM/CPE.
· Decreto Legislativo nº 018/2025 – Marlon Santos Vilaça.
Policial militar desde 2014. Já atuou em batalhões de Caldas Novas, Morrinhos e Aparecida de Goiânia. Especialista em atuação em crises e mediação de conflitos. Lotado no 45º BPM.
· Decreto Legislativo nº 019/2025 – Antônio Carlos Morais Junior.
Tenente-Coronel da PMGO, com formação em Direito e diversas especializações. Instrutor de tiro, piloto de helicóptero e ex-comandante da CPE e do 17º BPM.
· Decreto Legislativo nº 020/2025 – Davi Cabral Toledo Jorge.
Oficial da PMGO e bacharel em Direito, com especialização em Direito Penal e Processo Penal. Ingressou na corporação em 2009. Comandante desde 2016, é condecorado com diversas medalhas, incluindo a Medalha Pedro Ludovico.
· Decreto Legislativo nº 021/2025 – Murilo Godoi Andrade.
Major da PMGO, com 15 anos de serviços prestados. É bacharel em Direito e pós-graduado em Análise Criminal. Comandante da 43ª CIPM/CPE, possui diversas condecorações.
· Decreto Legislativo nº 022/2025 – Ildomar Carvalho Brito.
Ingressou na PMGO ainda jovem e consolidou-se como referência na área da segurança pública em Aparecida. É reconhecido pela dedicação e busca constante por qualificação.
· Decreto Legislativo nº 023/2025 – Ricardo Augusto Peixoto.
Major da PMGO com mais de 26 anos de atuação. Graduado em Direito, possui diversas pós-graduações e formação em áreas estratégicas. Acumula mais de 120 elogios oficiais e inúmeras medalhas.
· Decreto Legislativo nº 024/2025 – Ronaldo Dias de Alencar.
Policial militar com 24 anos de carreira, sendo 19 deles dedicados a Aparecida. Natural de Porangatu (GO), já atuou em diversas unidades e atualmente integra o 45º BPM.
· Decreto Legislativo nº 025/2025 – Wender Cardoso da Silva.
1º Tenente da PMGO, com carreira iniciada em 1995. Passou por diversas unidades operacionais e atualmente está no 30º BPM, prestes a se aposentar.
· Decreto Legislativo nº 026/2025 – Marcos Moreira Ribeiro.
Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Com ampla experiência em resgate pré-hospitalar e combate a incêndios, foi pioneiro no programa de resgate pré-hospitalar no estado.
· Decreto Legislativo nº 027/2025 – Waldivino Ribeiro da Cunha.
Militar da reserva da PMGO, com trajetória marcada por coragem e profissionalismo. Mesmo aposentado, é referência de integridade dentro da corporação.
· Decreto Legislativo nº 028/2025 – Matias Cardoso da Silva.
Subtenente da PMGO, ingressou na corporação em 1970. Aposentado desde 1997, serviu com dedicação durante 30 anos, influenciando também seus filhos na carreira militar.
· Decreto Legislativo nº 029/2025 – Gilson Rodrigues de Oliveira.
2º Sargento da reserva da PMGO. Atuou por 30 anos, especialmente no Batalhão Ambiental. Esteve na linha de frente no acidente com o césio-137 e reside em Aparecida desde 1985.